1º Encontro Brasileiro de Slow Medicine na APM

DO TEXTO:

Em 7 de outubro, a Associação Paulista de Medicina, em parceria com o Instituto Slow Medicine Brasil, realiza o 1º Encontro Brasileiro de Slow Medicine. O evento, que vai ocorrer na sede da APM, tem o propósito de discutir em profundidade a filosofia, os princípios e as práticas da chamada “Medicina sem Pressa”.

A “Slow Medicine” resgata os aspectos essenciais da prática médica, como a primazia do tempo na ciência e na arte de cuidar, tendo como fundamento a relação médico-paciente. Trata-se de uma filosofia que busca oferecer atendimento médico de qualidade baseando-se nas melhores evidências científicas.

José Carlos Campos Velho, médico geriatra e um dos palestrantes do evento, destaca a importância da iniciativa. “Trata-se de uma ação recente no Brasil, embora a iniciativa internacional já tenha uma história consolidada ao longo dos últimos 15 anos. A ideia é abordar os fundamentos da Slow Medicine, além de uma série de propostas que se assemelham e conjugam com seus  objetivos. No evento iremos discorrer sobre os impactos dessa filosofia em diferentes especialidades médicas, e também vamos nos debruçar na Medicina Integrativa para saber como ela trabalha com o entrelaçamento de valores caros à  Slow Medicine nas práticas integrativas”, diz.

Para Kazusei Akiyama, clínico geral e diretor do Instituto Slow Medicine Brasil, o encontro busca um  resgate da humanização da prática médica. “Queremos chamar a atenção para características que estão sendo deixadas de lado na prática da medicina, como a valorização da relação médico-paciente. A medicina existe por causa dos pacientes, precisamos relembrar o que aprendemos na faculdade. Embora a medicina seja uma atividade corrida, que demanda muita dedicação do profissional, o médico precisa de tempo para ouvir, pensar, decidir, compartilhar o caso com o paciente. Queremos, com esse resgate, melhorar o atendimento ao paciente”, explica Akiyama.

Dividido nos módulos “Os Fundamentos da Slow Medicine”, “Slow Medicine: Opinião do Especialista”, “Iniciativas e Caminhos Compartilhados” e “Entrelaçamentos”, o evento é voltado para médicos, estudantes de medicina, profissionais e estudantes de áreas de saúde e interessados em geral.

1º Encontro Brasileiro de Slow Medicine – “A Medicina sem Pressa”
Dia: 7 de outubro de 2017
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório Verde da Associação Paulista de Medicina,
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista/SP.
Informações e inscrições: inscricoes@apm.org.br ou se preferir (11) 3188-4200
 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários