Virada Sustentável lança programação da edição SP 2017

DO TEXTO:

Evento será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto, com centenas de atrações gratuitas  na capital paulista

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


São Paulo, agosto de 2017 - A 7ª edição da Virada Sustentável em São Paulo, que será realizada de 24 a 27 de agosto, vai ocupar pontos importantes da cidade como o Parque Ibirapuera, o Unibes Cultural, diversos espaços na região da avenida Paulista como os parques Mario Covas e Trianon, unidades do SESC-SP e dezenas de outros locais da capital. O evento, que vem reunindo cerca de um milhão de pessoas a cada edição, vai promover uma programação com shows, exposições, palestras, aulas de meditação e atividades especiais, e terá como destaques os shows de Marcelo Jeneci com Tulipa Ruiz, em uma apresentação conjunta, inesquecível, e Arnaldo Antunes, todos no Parque Ibirapuera.

A sétima edição da Virada Sustentável apresenta mais de 500 atividades que propõem uma visão ampla, positiva e inspiradora da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros.

Esta edição paulistana é mais uma vez alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de desenvolvimento apresentada de modo a definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares. Essa agenda tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, até 2030.

Confira a programação completa e detalhada:www.viradasustentavel.org.br (ainda sendo atualizado)

Parque Ibirapuera
Este ano, o Parque Ibirapuera ganha destaque com uma programação especial para toda família, podendo aproveitar as oficinas e brincadeiras e jogos infantis em estações dedicadas especialmente a estes temas, além de aproveitar a área de piquenique e as diversas atividades espalhadas pelo parque, que vai contar até com ponto de coleta de lixo eletrônico e a feira de trocas Trocaí, que vai permitir ao visitante trocar até 7 itens, entre roupas, acessórios (chapéu, bolsa, cinto), calçados, livros e brinquedos.

Outro destaque fica por conta do circuito de instalações. Localizado no corredor cultural do parque, junto à pista de cooper, o circuito apresenta trabalhos de 17 renomados artistas brasileiros e estrangeiros, tendo como tema os 17 ODS da ONU. As obras, que ficarão no parque até dia 24 de setembro, reúnem nomes como Kadu Pifo, Paula Plim, Rimon, Fefe Talavera, Mag Magrela, Ananda Nahu, Vitche, Magoo Felix, Mzk, Danilo Oliveira, Daniel Melim, Tec, Carlos Dias, Jaime Prades, João Lelo, Atsuo e Shn.

O Ibirapuera abriga também  o palco principal da Virada Sustentável, que no sábado (26) recebe os shows da banda Reggae Litlle Lions e do blocoBangalafumenga, além de Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz, em uma apresentação conjunta, inesquecível do show “Dia a Dia, Lado a Lado”. Já no domingo, a Banda Mirim e Bloquinho da Alegria esquentam o palco para o show de encerramento da Virada Sustentável, que ficará por conta de Arnaldo Antunes com “A Casa é Sua” - um show intimista, acompanhado por dois músicos, Chico Salem (violão e guitarra) e André Lima (teclados, violão e sanfona). O repertório passeia por músicas de toda sua carreira e inclui algumas canções de seus trabalhos mais recentes, explorando com liberdade uma nova sonoridade e revelando as canções de outro modo, evidenciando mais as letras.

Tendas Zen e Multicultural
Um dos espaços de programação Zen da Virada pode ser encontrado na Tenda Zen, instalada no Ibirapuera, com meditação e atividades como Experiência de Paisagismo Interno, Dança dos Elementos, Energização Coletiva e Aula de Evolução Plena, que mescla diferentes técnicas de autoconhecimento, no sábado e no domingo. Já a Tenda Multicultural oferece atrações muito especiais, como a aula de Yoga Para Crianças, no sábado, e a Vivência de Shantala, no domingo.

Mostra Ecofalante no Auditório do Ibirapuera
No sábado (26), o Auditório do Ibirapuera abre suas portas para a Mostra Ecofalante na Virada Sustentável, com a exibição dos filmes “Não Respire – Contém Amianto” (Brasil, 2017, 70 min), de André Campos, Carlos Juliano Barros e Caue Angeli, premiado na Competição Latina da 6ª Mostra Ecofalante 2017, por voto do público e “Frágil Equilíbrio” (Espanha, 2016, 81 min), de Guillermo García López, vencedor do Prêmio Goya 2017 para melhor documentário espanhol. A exibição será seguida por uma roda de bate-papo com a participação do professor, arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, o jornalista Denis Russo Burgieman e Denise Chaer, idealizadora e diretora geral da plataforma Novos Urbanos, com mediação do jornalista André Palhano, idealizador da Virada.

A Mostra Ecofalante na Virada Sustentável também tem programação na UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, localizada dentro do Parque Ibirapuera. Na sexta-feira (25), a UMAPAZ promove o V Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora, que oferecerá um espaço de questionamento e troca sobre a Agenda 2030 no contexto da cidade. A UMAPAZ  recebe ainda atividades de mindfulness e uma série de oficinas sensoriais práticas e artísticas de empreendedores e estudiosos da Fluxonomia 4D, criada pela futurista Lala Deheinzelin. 

Outro destaque na programação da Virada na UMAPAZ é a Aventura Ambiental, uma maneira diferente de sensibilizar grupos para os desafios socioambientais do nosso cotidiano, com um percurso pelo parque no qual a história do Brasil é abordada por meio das árvores e das relações entre a fauna, a flora e a sociedade. Dentro da Virada será possível fazer ainda um Banho de Parque,atividade baseada em uma técnica japonesa e que alia conceitos da Ecologia Profunda - como a ideia de que o meio ambiente está dentro de nós e tudo que fizermos a ele nos afeta direta ou indiretamente.

Abertura oficial no Unibes Cultural
Na quinta-feira (24), a partir das 9h30, a abertura da 7ª edição da Virada Sustentável será marcada pelo Painel de Debates sobre os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável com representantes do PNUD-Brasil, setor público, setor privado e academia, seguido de uma palestra de Gustavo Tanaka e um painel de Igualdade de Gênero.

Na sexta-feira (25), um dos destaques da programação na Unibes fica por conta da meditação no escuro, com os Trovadores Urbanos e participação especial de Monja Coen, precedido do show do Boleirinho.

Já no sábado (26), a Mostra Ecofalante na Virada Sustentável ocupa o Auditório do Unibes e apresenta mais um recorte de sua programação, desta vez com “Caminho dos Gigantes” (Brasil, 2016, 12’) de Alois Di Leo,“Doce Mentira” (Canadá, 2015, 91'), de Michèle Hozer e “Cheirando Mal” (EUA, 2015, 91'), de Jon J. Whelan. Haverá ainda uma série de palestras e atividades em torno do Fashion Revolution Day, como aRoda de conversa: Igualdade, Trabalho, Mulher e Moda.

ContAí
Na quinta e na sexta-feira (24 e 25), o Auditório do Unibes será palco de mais uma edição do Contaí, uma série de rodas de conversa com personalidades que se propõem a discutir a cidade e iniciativas disruptivas que ajudam a torná-la melhor. Na quinta, a partir das 19h, o auditório recebe ainda a entrega do Prêmio Desafio 2030 e do Prêmio Abraps / Virada Sustentável. Na noite de sexta, é a vez da palestra “A Permacultura Aplicada no Planejamento Urbano”, seguida do Cidades Sustentáveis, com apresentação de experiências de Sustainable Living na Holanda e Alemanha.

Empreendedorismo social e Jazz ao Pôr do Sol
Promovido pelo Civi-Co, Virada Sustentável e Movimento 90°, no dia 26 de agosto, o Vire Sua Cidade vai realizar um grande encontro entre empreendedores civico-sociais de São Paulo e pessoas interessadas no tema para inspirar e reforçar as conexões entre esses agentes de transformação na cidade. Na programação, apresentações, palestras, exibição de filme e o já tradicional Jazz ao Pôr do Sol, liderado pelo DJ Tahira, que traz um clima de jam session à Virada., 

Unidades SESC-SP
Um importante foco de atrações nesta edição, a rede SESC-SP vai oferecer atividades especiais dentro da programação da Virada Sustentável. Entre os dias 24 e 27 de agosto, as unidades de Itaquera, Interlagos, Pinheiros, Vila Mariana e 24 de maio integrarão suas programações à Virada, com vivências ambientais, bicicletadas, passeios guiados e de observação pela natureza, caças a tesouros e oficinas. No SESC Pinheiros, a exposição RIOS DES.COBERTOS abre suas portas ao público, enquanto o recém-inaugurado SESC 24 de maio oferece observatório da paisagem deslumbrante do centro da cidade, entre outras atrações.

Ocupação Literária
Com realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e patrocínio da Kimberly Clark, a Ocupação Literária levará uma série de atrações vai ocupar pontos importantes da cidade, como o Parque Ibirapuera, Parque Trianon, Parque Mário Covas, Avenida Paulista e praças nos bairros de São Miguel Paulista e Vila Leopoldina. Serão 20 intervenções urbanas que promovem a leitura através de atividades como salas de leitura em espaços públicos ou de livre acesso, troca de livros e saraus com participação de jovens autores brasileiros.

Programação Zen nos parque parques Mario Covas e Trianon
No domingo (27), o Parque Mário Covas recebe uma programação zen especial, como uma aula de O-DGI Open, uma prática marcial realizada por meio de posturas de empoderamento, movimentos e músicas pré-selecionadas. Outro destaque fica por conta da apresentação de Yoga e música clássica indiana com Bruna Dias e Fábio Kidesh, além do show da cantora e compositora Nicole Salmi e da DJ Lara Luzuah, criadora do Festival Ilumina na Chapada dos Veadeiros. Ainda na programação, no Dhyana Jazz
Dos músicos se colocam numa posição de meditadores - através da improvisação, os artistas se conectam aos ouvintes para formar uma só corrente de não-pensamento, onde o som flui e trás a integração de todos que estão no ambiente. O movimento Awaken Love de despertar da consciência também estará presente com Roda de Mantras e a atividade 1 Minuto de Silêncio.

Também no domingo, o Parque Trianon oferece diversas atividades dentro da Virada, como caminhada fotográfica, prática de tai chi e shows das bandas Teko Porã e Mandalá - esta última formada por músicos jovens como Carla Casarim (voz), Cadu Ribeiro (pandeiro e voz), Samuel Silva (violão de 7 cordas e voz), Gregory Andreas (cavaquinho e voz), Dudu Contreras (surdo), Allan Abadia (trombone) e Pedro Pita (percussão), que vão apresentar o melhor do samba e da música brasileira.

Festa Wake acorda os paulistanos
A primeira atração da Virada Sustentável neste ano será uma festa que deve começar a partir das 7h15 da manhã, na quinta-feira (24), no festival VireSuaEmpresa, que ocorre no espaço Brain da rua Groenlândia. A Festa Wake reinventa a lógica urbana e traz DJs, performances, yoga e gastronomia saudável para quem quer acordar cedo. Na quinta e na sexta-feira, o espaço ainda oferece degustação de Massagem com Terapeutas Deficientes Visuais, palestras, atividade como Workmeditation Experience, com mindfulness e dicas de neurociência aplicada ao trabalho e outras atividades. No fim de semana a programação muda para o espaço Brain de Pinheiros.

Programação Infantil
De quinta a domingo, além dos shows e atividades para crianças no Parque Ibirapuera, uma extensa programação infantil poderá ser encontrada também na Biblioteca São Paulo e na Biblioteca Villa Lobos, com contação de histórias, clube de leitura, oficinas, exibição de filmes, rodas de bate papo e até um luau. Já o Colégio Miguel de Cervantes abre suas portas para uma série de oficinas e apresentações, na manhã de sábado (26).

Recuperação de praça e rua na Vila Leopoldina
Entre os dias 24 e 27 de agosto, o bairro da Vila Leopoldina, localizado na zona Oeste de São Paulo, vai receber o Circuito Integrado Pela Sustentabilidade, com uma série de ações que envolvem escolas e moradores da região como cinema ao ar livre, mutirão para recuperação de praças e ruas, oficinas, palestras e coleta de resíduos têxteis, entre outras atividades.

Economia Circular
Neste ano, a Virada Sustentável leva conteúdo a importantes instituições de ensino. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai sediar o 2º Seminário de Economia Circular, oferecido pela Novelis, que tem como objetivo inspirar o mercado brasileiro e destacar cases de sucesso sucesso que envolvam a visão de vários elos da cadeia da reciclagem, mostrando a sua funcionalidade e visão de negócio.Para esta edição, o seminário tem como convidado o mexicano Rodrigo Bautista, consultor sênior do Forum for the Future. A programação segue com uma rodada ainda na USP, na Faculdade de Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com a oficina Design for Demand.

No Instituto de Economia Aplicada da USP, uma série de mesas terá temas como “Sustentabilidade, Complexidade e Políticas Públicas”, e “Mudanças Climáticas e Cidades” na quinta, 24, e “Mobilidade Urbana” e “”Desigualdade e Violência Urbana” na sexta, 25.

Na Escola da Advocacia Geral da União, na avenida Paulista, o evento Licitações Sustentáveis vai promover painéis que discutem temas como “A identificação da função do produto/serviço e o pensamento do ciclo de vida nas contratações públicas” e “Mudanças comportamentais no serviço público pela sustentabilidade”.

Orgânicos / Agroecologia
O Centro Cultural São Paulo vai receber o 4º Festival de Agricultura Urbana,
com microcursos e oficinas, debates, exposição e mutirão para plantio de mudas e troca de sementes na Horta do CCSP. O local abriga ainda uma feira gastronômica com comidas naturais, quitutes veganos e com receitas de refugiados que moram em São Paulo, além da Feira da Agricultura Paulistana, somente com hortaliças produzidas pelos agricultores urbanos de São Paulo.

Durante a programação da Virada, a Livraria da Vila recebe a Feirinha Positiv.a, feira de produtos orgânicos e ecológicos cujo objetivo é mostrar ao público diversas soluções sustentáveis presentes no mercado. O evento traz produtos feitos visando gerar menor impacto no meio ambiente e na vida das pessoas, como as composteiras para colocar lixos e cisternas para captação e armazenamento de água da chuva, além de produtos de limpeza consciente, snacks saudáveis e embalagens biodegradáveis.

Outro destaque é o Circuito Agroecologia e Alimentação Sustentável, com palestra e oficina, promovido pelo Projeto SustentABC, que tem como principal objetivo sensibilizar a população quanto o consumo consciente a redução na geração de resíduos sólidos. O projeto oferece informações sobre modelos agroecológicos, impactos ambientais da agricultura tradicional, além de uma oficina de uso integral dos alimentos e exemplificação de como montar um minhocário para reciclar os restos de alimentos.

No sábado (26), a Horta FMUSP, localizada na Faculdade de Medicina da USP, na avenida Dr. Arnaldo fica aberta para uma visita guiada com oficinas sobre as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) e degustação de pratos preparados com elas. Já no domingo (27), o espaço Brahma Kumaris oferece a oficina “Desperdício de alimentos, um reflexo de insustentabilidade interior”, que tem como objetivo criar um espaço de reflexão que motive não apenas o uso integral dos alimentos, mas que desperte o entendimento de que toda ação de mau uso dos recursos naturais acontece antes em nosso espaço interior devido à ausência de foco em valores como cooperação, empatia e cuidado.

Parceiros
A Virada Sustentável – São Paulo 2017 é viabilizada pelo PROAC e apresentada pela Braskem. Com patrocínio da Novelis e Duratex e apoio das empresas Kimberly-Clark, PepsiCo, ThyssenKrupp e da Fundação Toyota, conta ainda com a colaboração dos parceiros: Instituto Alana, Unibes Cultural, SESC-SP, Menta Propaganda e UMAPAZ. A promoção é feita por Catraca Livre, Estadão, Editora Abril e Ótima Causa. Leve-me é o aplicativo oficial da Virada, cujo transporte oficial é feito pelo Cabify. A realização do festival é do Instituto Virada Sustentável, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, e correalização da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Sinop, Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável na capital paulista reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade.

7ª Virada Sustentável São Paulo
De 24 a 27 de agosto
Parque Ibirapuera + Unibes Cultural + Dezenas de locais na cidade
Gratuito
www.viradasustentavel.org.br
www.facebook.com/viradasustentavel
www.instagram.com/viradasustentávelsp
www.twitter.com/virasustentavel 
www.youtube.com/ViradaSustentavel
https://www.flickr.com/photos/viresuacidade


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários