Sugestões da TV Brasil para quarta-feira, dia 23.

DO TEXTO:

Programa "De Mala e Cuia" de quarta (23) acompanha avó e neta à cidade de Cabaceiras (PA), a “Roliúde Nordestina”.

Mabel, de 59 anos, e sua neta Sara, oito anos, têm uma paixão em comum: a fotografia. No programa desta semana, elas se divertem e fotografam paisagens bem diferentes das que estão acostumadas a ver no Rio de Janeiro, onde moram. Elas viajam até Cabaceiras, na Paraíba, cidade natal da "vó" Mabel.

Conhecida como “Roliúde Nordestina” – por já ter sido cenário de vários filmes –, Cabaceiras é famosa pelo clima extremamente árido.


Além de fotografar o centro da cidade, avó e neta registram os animais do sítio onde Mabel viveu na infância. Sara leva várias histórias do passado da avó como lembrança da viagem.

Voltada para o público infantil, a série documental “De Mala e Cuia” acompanha crianças em uma lúdica imersão por suas origens na terra natal de seus avós imigrantes. Em 13 episódios de 13 minutos, a série documenta a troca de experiências entre netos nascidos em grandes centros urbanos e avós que migraram de cidades pequenas em busca de uma vida melhor.


Pelo ponto de vista da criança, que agora faz o caminho inverso ao de seus avós, a narrativa explora a descoberta e a valorização das raízes da família. Os pequenos personagens são embalados pelas histórias dos avós, que relembram seus tempos de criança, saboreiam os gostos típicos de cada região, aprendem as brincadeiras que faziam sucesso antigamente e que ainda hoje rendem ótimas risadas entre avós e netos.

Inédito. 13 min. Classificação: livre.

SERVIÇO:
De Mala e Cuia
Quarta-feira, 23 de agosto, às 21h15, na TV Brasil.


Documentário "Reidy, a Construção da Utopia" revê a vida o legado do urbanista Affonso Reidy, um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil.
 

Os planos de Affonso Eduardo Reidy para o Rio de Janeiro tiveram longa duração. Projetos como o MAM, o Aterro e o Parque do Flamengo, com os quais realizou sua utopia urbana, permanecem marcos da cidade até os dias de hoje.

O filme “Reidy, a construção da utopia” aborda a trajetória do arquiteto desde os anos 1930 até a construção do Aterro e Parque do Flamengo, em que retoma a cidade como tema central de sua arquitetura. Com narração de Marcello Escorel, textos do próprio arquiteto contam suas alegrias, decepções e a iluminada contribuição para o Rio de Janeiro.


Dirigido por Ana Maria Magalhães, o longa “Reidy, a construção da utopia” teve locações em São Paulo, Rio de Janeiro e Paris. Para realizar o documentário, a cineasta entrevistou Lúcio Costa aos 93 anos e Carmen Portinho, esposa do homenageado, aos 92.

Ano: 2009. Gênero: documentário. Direção: Ana Maria Magalhães, com Lucio Costa, Carmen Portinho, Roland Castro, Paulo Mendes da Rocha. Narração de Marcello Escorel.

Reprise. 77 min. Classificação Indicativa: Livre

SERVIÇO:
"Reidy, a Construção da Utopia"
Quarta-feira, 23 de agosto, às 23h, na TV Brasil.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários