Sugestões da TV Brasil para domingo (13) - Usain Bolt na série "O Milagre do Corpo"

DO TEXTO:

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Aposentadoria de Bolt das pistas
TV Brasil exibe série documental "O Milagre do Corpo" a partir deste domingo (13)

Em três episódios, produção realizada em parceria com a emissora japonesa NHK desvenda a performance dos melhores atletas do mundo com pesquisa de alta tecnologia


Na semana que marca a despedida das pistas do velocista jamaicano Usain Bolt, a TV Brasil apresenta a série "O Milagre do Corpo". Em três episódios de 50 minutos, que vão ao ar semanalmente a partir deste domingo (13), às 22h, logo após o programa esportivo No Mundo da Bola, a coprodução realizada com a TV pública japonesa NHK analisa as técnicas e a performance dos melhores atletas do mundo.

A série utiliza filmagens com tecnologia de última geração para explorar os segredos do corpo humano. Atletas de alto rendimento, campeões olímpicos e mundiais, participam da atração para mostrar como superam seus próprios limites e melhoram o desempenho nas pistas.



O destaque é o episódio de estreia com o astro jamaicano Usain Bolt, lenda viva e maior velocista da história. O multicampeão olímpico e mundial deixa as pistas após o Mundial de Atletismo de Londres neste final de semana.


As outras duas edições do programa abordam a trajetória dos corredores africanos Haile Gebrselassie e Patrick Makau e os treinos do ginasta japonês Kohei Uchimura.


Usain Bolt brilha no primeiro episódio da coprodução



O homem mais rápido do planeta abre a série O Milagre do Corpo neste domingo (13), às 22h, na TV Brasil. O jamaicano Usain Bolt é o maior velocista de todos os tempos e alcançou uma marca impressionante nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ao vencer as provas de 100m, 200m e revezamento 4x100m. Ele fez história ao se tornar o primeiro tricampeão olímpico consecutivo nas três modalidades, após as conquistas em Pequim-2008 e Londres-2012.

A extensa análise científica do físico e das técnicas de Usain Bolt foram gravadas com as câmeras e computadores mais modernos instalados numa pista coberta. O velocista concordou em passar um dia inteiro submetendo seu corpo e seus movimentos aos estudos.

Os equipamentos sondaram precisamente os movimentos do esqueleto e a atividade muscular do relâmpago jamaicano imperceptíveis a olho nu. Com alta tecnologia, os computadores recriaram as mecânicas de desempenho do astro.



A maneira como Bolt corre, movendo os ombros para cima e para baixo, é incomum. O atleta superou uma característica física que poderia ter interrompido sua carreira no atletismo.

"Pode ser o motivo que me faz ser tão rápido. Para mim, quando você tem uma desvantagem, não significa que você está impedido de fazer o que quer, você apenas tem de encontrar uma forma de fazer isso", explica o corredor.

A série traz uma entrevista com o Dr. Gert-Peter Brüggemann, da Universidade de Esportes de Colônia, na Alemanha.

"Este não é o modelo comum de corrida rápida. Parece calmo à primeira vista, mas quando vemos através de filmagens de alta sensibilidade, observamos movimentos muito ativos e rápidos. Sua corrida não é como o modelo de corrida que temos nos livros", destaca.

Na gravação para a série O Milagre do Corpo, Bolt salienta a importância da concentração e conta o segredo de sua performance.

"Para mim, consistência é a chave. Eu posso ter um bom dia hoje, um ruim amanhã, um bom hoje. Limpo minha mente e não me preocupo com a corrida, até a hora de ir", afirma.

Despedida das pistas



Aos 30 anos, Usain Bolt ficou com a medalha de bronze na prova dos 100 metros rasos no Mundial de Atletismo de Londres disputado no Estádio Olímpico ao marcar 9s95 no final de semana passado.

O astro pendurou as sapatilhas das disputas individuais com o terceiro lugar. Nos últimos dez anos, foi a primeira vez que "o Raio" não venceu nesta modalidade em olimpíadas e campeonatos mundiais.

O veterano Justin Gatlin cravou 9s92, melhor marca pessoal na temporada, e conquistou o bicampeão mundial dos 100m. Com 35 anos, o americano é o atleta mais velho a ganhar a medalha de ouro na prova mais rápida do atletismo.

A medalha de prata ficou com o novato Christian Coleman que selou a dobradinha dos Estados Unidos apenas 1 centésimo mais rápido que o mito das pistas com 9s94.

Bolt ainda compete como último homem do revezamento 4x100m da Jamaica em busca do pentacampeonato da prova no sábado, dia 12 de agosto. A lenda do atletismo deve correr não só as finais, mas também as etapas preliminares eliminatórias nessa que será sua despedida definitiva das pistas.

Produção reúne atletas de ponta: recordistas mundiais e campeões olímpicos



As atrações do segundo episódio da série O Milagre do Corpo no próximo domingo (20), às 22h, na TV Brasil, são dois corredores de primeira linha: o etíope Haile Gebrselassie e o queniano Patrick Makau.

Citado como um dos maiores fundistas da história do atletismo em provas de longa distância, Gebrselassie é bicampeão olímpico e tetracampeão mundial dos 10.000m.

O atleta, que recebeu o apelido de “Imperador”, estabeleceu 27 recordes mundiais entre distâncias que vão dos 3.000m à maratona. Os principais resultados do etíope foram entre 1993 e 2003. Gebrselassie foi o primeiro homem a correr uma maratona abaixo de 2h04m nas ruas de Berlim. É um dos poucos a conseguir o feito até hoje.

Há cinco anos, em 2011, a marca de 2h03m59s que o etíope obteve na maratona alemã foi superada em 21 segundos pelo queniano Patrick Makau que venceu a prova de Berlim com o tempo de 2h03m38s. O corredor também participa da coprodução entre Brasil e Japão. Makau teve seu recorde batido dois anos depois pelo compatriota Wilson Kipsang na mesma maratona.

Atleta mais completo da ginástica


A série O Milagre do Corpo fecha com o terceiro episódio que acompanha os treinos do ginasta japonês Kohei Uchimura, conhecido como “King Kohei” pelos fãs, no dia 27 de agosto, às 22h, na TV Brasil.

Em suas apresentações, o atleta une força, técnica e precisão. Kohei Uchimura é considerado o ginasta mais completo de todos os tempos. A máquina japonesa disputou sua terceira Olimpíada nos Jogos Rio 2016. Na competição, ele garantiu mais duas medalhas de ouro para a sua coleção: individual geral e por equipes.

SERVIÇO:
O Milagre do Corpo
Série em três episódios de 50 minutos
Dias 13, 20 e 27 de agosto de 2017, às 22h, na TV Brasil
Título original: "Miracle Body"
Classificação indicativa: Livre

www.tvbrasil.ebc.com.br
www.facebook.com/tvbrasil
twitter.com/tvbrasil


Partituras recebe o Windstoss Duo formado por trompete e percussão neste domingo (13)

Trompetista André Lacerda e a percussionista Clarice Maciel tocam obras de compositores nacionais



Apresentado pela flautista Sofia Ceccato, o Partituras deste domingo (13), ao meio-dia, na TV Brasil, traz uma inovação da música de câmara no país: o Windstoss Duo. Composto por dois jovens instrumentistas, o trompetista André Lacerda e a percussionista Clarice Maciel, o duo desenvolve importante trabalho de ampliar o repertório de composições brasileiras para essa formação.

Ao combinar trompete e percussão, o duo apresenta uma formação camerística inusitada no Brasil, mas não tão incomum assim no exterior. No repertório escolhido para o Partituras, o Windstoss Duo executa músicas escritas por compositores brasileiros especialmente para a formação. André e Clarice também mostram adaptações de obras que exploram o colorido desse universo que é surpreendente.



Durante essa edição, os convidados ainda batem um papo com a apresentadora. Os instrumentistas contam suas trajetórias e revelam os desafios de uma formação em duo com trompete e percussão.

Sobre o programa



Conduzido pela flautista Sofia Ceccato, o Partituras oferece uma vasta programação de concertos de música de câmara semanalmente na TV Brasil. O programa também pode ser acompanhado na versão radiofônica.

O Partituras é transmitido aos domingos, ao meio-dia, na Rádio MEC AM Brasília e na Rádio MEC FM Rio, com reprise às quintas, às 21h, na emissora carioca. Já na Rádio MEC AM Rio, a atração vai ao ar no mesmo dia à meia-noite.

SERVIÇO:
Exibições do Partituras
Partituras – domingo (13), ao meio-dia, na TV Brasil
Partituras – domingo (13) para segunda-feira (14), às 3h, na TV Brasil (reprise)
Partituras – domingo (13), ao meio-dia, na Rádio MEC FM Rio (99,3 MHz)
Partituras – quinta-feira (17), às 21h, na Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz (reprise)
Partituras – domingo (13), ao meio-dia, na Rádio MEC AM Brasília 800kHz
Partituras – domingo (13) para segunda-feira (14), à meia-noite, na Rádio MEC AM Rio (800kHz)


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários