Show inédito com o pianista norte-americano Robert Glasper é exibido no SescTV

DO TEXTO:
 
Adepto ao jazz, o músico mescla hip-hop, soul e R&B ao seu repertório
 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

O SescTV apresenta Robert Glasper Experiment, show inédito com o compositor, produtor e pianista texano. Vencedor de dois prêmios Grammy: o de Melhor Álbum de R&B, em 2013, com Black Radio, e o de Melhor Performance Tradicional de R&B, em 2015, com Jesus Children, Glasper mistura jazz a hip-hop, soul e R&B. A atração foi gravada no Festival Jazz na Fábrica 2016, no Sesc Pompeia, na capital paulista, e estreia no dia 16/8, quarta, às 22h, com direção para TV de Daniel Pereira (assista também em sesctv.org.br/avivo).

Aos 39 anos de idade, Glasper já teve como parceiros relevantes nomes do hip-hop, como Kanye West, Mos Def, Erykah Badu e J Dilla. Este último, de acordo com o pianista, é um dos artistas que mais influenciou o seu modo de tocar jazz.  “Eu faço meus acordes como um sample (amostras de sons de um instrumento, já gravados, e armazenados em arquivos digitalizados)”, revela. “Muitas vezes estou pensando de maneira muito hip-hop e de um jeito muito “samplealístico” também quando estou tocando jazz”, explica.

Glasper lembra a forma inusitada como o diretor e ator Don Cheadle o convidou para fazer a trilha sonora do documentário Miles Ahead, lançado em 2015. “Ele me enviou um twitter, e disse, “Ei, eu amo a sua música”, e nós começamos a conversar pelo twitter”, recorda. Segundo o pianista, a princípio, pensou em dizer não, por acreditar que a tarefa seria muito complicada, mas aceitou. “Foi difícil porque eu nunca tinha feito a trilha de um filme, nunca soube trabalhar com Logic Pro, Pro Tools (softwares de áudio), nada do gênero. Eu tive que aprender para fazer esse filme”, afirma. Glasper se inspirou no documentário e repaginou 11 composições de Miles Davis, que gravou no projeto Everythings Beautiful, lançado em 2016.

O pianista fala, ainda, sobre seu desafio de montar uma trilha sonora para um diretor como Cheadle, que toca alguns instrumentos; e sobre os seus álbuns Black Radio e Black Radio 2, que têm participações de diversos artistas, como Erykah Badu;  Musiq Solchild;  Chrisette Michele e Mos Def. Composições desses dois CDs e do Covered são tocadas por Glasper no show, que traz Casey Benjamin, no vocoder, saxofone e Keytar; Mark Colenburg, na bateria; e Burniss Travis, no baixo.

Sobre o SescTV:
 

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Show
Robert Glasper Experiment

Estreia: 16/8, sábado, às 22h.
Reapresentações: 19/8, sábado, às 19h; 20/8, domingo, às 7h e às 24h
Classificação indicativa: Livre
Produção: Fuego Digital
Direção para TV: Daniel Pereira

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários