Série De Mala e Cuia estreia na TV Brasil

DO TEXTO:
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

Uma viagem pelo Brasil em busca das origens familiares. Esta é a temática da série documental De Mala e Cuia, que estreia na semana que vem na TV Brasil.  Nela, crianças viajam pelo Brasil e descobrem suas histórias e tradições ao lado dos avós migrantes. A atração vai ao ar a partir da próxima segunda, dia 14. De Mala e Cuia será exibida às segundas, quartas e sextas, às 21h15, após a novela Jikulumessu.

Na série, crianças nascidas e criadas em grandes centros urbanos conhecem a cidade natal de seus avós, que migraram em busca de melhores condições de vida. Em De Mala e Cuia, as crianças fazem o caminho inverso ao de seus avós, descobrindo as raízes da família.

Em cada episódio, os personagens são envolvidos pelas histórias dos avós que relembram seus tempos de criança, saboreiam os gostos típicos de cada região, aprendem as brincadeiras que faziam sucesso antigamente e que ainda hoje rendem ótimas risadas entre avós e netos.

De Mala e Cuia tem 13 episódios e é produzida pela Giros. A série vai até 13 municípios das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil:  Itabaiana (Sergipe), Maria Farinha (Pernambuco), Araguari (Minas Gerais), Nova Pádua (Rio Grande do Sul), Cabaceiras (Paraíba), Congonhal (Minas Gerais), Umirim (Ceará), Salvador (Bahia), Recife (Pernambuco), Cuiabá (Mato Grosso), Moreno (Pernambuco), Caxias (Maranhão) e Garanhuns (Pernambuco). 

Na semana que vem, serão exibidos os três primeiros episódios nas cidades de Itabaiana (segunda, dia 14); Maria Farinha (quarta, dia 16); e Araguari (sexta, dia 18).

Primeiro Episódio - segunda, dia 14, às 21h15, na TV Brasil
Itabaiana (Sergipe) 



Uma avó que saiu de Itabaiana aos 14 anos construiu uma vida em São Paulo, e voltou à cidade natal para curtir a aposentadoria. Duas netas paulistas que morrem de saudade da avó desde que ela se mudou. Um reencontro cheio de emoção, brincadeiras e descobertas. Este episódio mostra um passeio pela feira livre de Itabaiana, com direito a frutas que só existem no Nordeste. Também acompanha a experiência de plantar mudas e ensina a fazer bonecas com espigas de milho. Quem nos conduz nessa viagem são a vovó Maria, 54 anos, e suas netas Júlia, 10, e Maria Clara, 9.

Segundo Episódio - quarta, dia 16, às 21h15, na TV Brasil
Maria Farinha (Pernambuco) 

 

Este episódio viaja do Rio de Janeiro até a praia de Maria Farinha, em Pernambuco. Nossos ilustres viajantes são o vovô Marcos, 56 anos, e Bento, 8 anos. O motivo do passeio? Apresentar ao curioso Bento a terra onde nasceu e cresceu seu avô, Marcos. Em Maria Farinha, a dupla dá uma volta de barco para conhecer melhor a praia e a Ilha de Itamaracá, de onde veio a matriarca da família, mãe de Marcos. Não poderia faltar, é claro, uma bela caminhada pela areia, um banho de mar e a degustação de mariscos da região.

Terceiro Episódio - sexta, dia 18, às 21h15, na TV Brasil
Araguari (Minas Gerais)  



Valderico e Maria Eduarda – essa é a dupla de avô e neta que acompanhamos neste episódio - têm como destino a pequena Araguari, em Minas Gerais. Eles saíram da cidade de Gama, região metropolitana de Brasília, onde moram, para um passeio pelas lembranças de Seu Valderico. Avô e neta passeiam pelo bosque, brincam de pique-esconde, conversam sobre as histórias da infância e da juventude do avô. É com muito orgulho que o avô Valderico mostra para Maria Eduarda a sede da União dos Estudantes de Araguari, prédio que ele ajudou a construir com as próprias mãos. A pausa para o almoço não poderia deixar de ser em um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Cabrito, onde o avô Valderico comia, quando garoto.

SERVIÇO:
De Mala e Cuia -  Segundas, quartas e sextas, às 21h15, na TV Brasil


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários