São Paulo sedia a Conferência Internacional sobre os 500 anos da Reforma Protestante

DO TEXTO:


O evento é realizado no Mackenzie, entre amanhã (30/08) e sexta-feira (01/09), e pretende aguçar o olhar para as percepções da realidade evangélica brasileira 

No ano em que se recorda a Reforma Protestante do século XVI iniciada por Martinho Lutero e as profundas transformações ocorridas na época, o Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e a Chancelaria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por sua essência confessional e tradição reformada, comemoram o evento com a Conferência Internacional sobre os 500 anos da Reforma Protestante com o tema “A Relevância da Reforma para o século 21”. 

A conferência acontece de 30 de agosto a 01 de setembro de 2017, no auditório Ruy Barbosa (Rua Itambé, 143 – Higienópolis – São Paulo) da UPM, com palestras e workshops voltadas ao debate interdisciplinar sobre o movimento que causou uma revolução social e política, difundido no mundo inteiro por meio da arte, cultura, educação, ciência, mas, principalmente, no processo de consciência individual e construção da assim chamada modernidade.

A palestra de abertura será conduzida por Michael S. Horton, professor de Apologética e Teologia no Westminster Seminary, Califórnia (EUA), e editor chefe da revista Modern Reformation, que abordará o tema “Lutero foi o primeiro Luterano?”. Entre a programação nacional, teremos a participação de Augustus Nicodemus Gomes Lopes, doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos e vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, proferindo sobre “Sempre Reformanda – como a igreja está se reformando hoje”. Já o teólogo e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Davi Charles Gomes, abordará “A Reforma e sua nova epistemologia” e, no último dia, Jonas Madureira, teólogo e editor de Edições Vida Nova, falará sobre “Calvino, o pregador como um artesão da palavra”. Ao longo dos três dias ocorrem wokshops que explanarão sobre as transformações que o protestantismo vem proporcionando nos campos da religião, economia, educação e sociedade. 

Devido à sua vocação ministerial de serviço à Igreja de Cristo, o intento do Andrew Jumper com tal programação não é promover palestras de cunho histórico e acadêmico somente, mas de resgatar a aplicabilidade de ênfases antigas para o nosso contexto atual. 

Segundo o chanceler da UPM, Davi Charles, a Reforma Protestante não transformou apenas o estabelecimento religioso da Europa do século XVI, mas provocou, também, transformações profundas na visão de mundo e da sociedade, cujas reverberações ainda se manifestam na sociedade atual. “Celebrar a Reforma não é apenas a celebração de algo essencial à nossa identidade, mas de uma aproximação do mundo sob o prisma da auto revelação de Deus, que ainda hoje dita nossos caminhos presentes e futuros”. 

Palestrante
Michael Horton 
Professor de Apologética e Teologia Sistemática no Westminster Theological Seminary California (EUA). É formado pela Biola University, mestre pelo Westminster Theological Seminary California e obteve seu doutorado pela Universidade de Coventry e Wycliffe Hall, em Oxford. Horton é autor de vários livros, incluindo Doutrinas da Fé Cristã e Calvino sobre a Vida Cristã (Cultura Cristã), e pastor auxiliar da Christ United Reformed Church, em Santee, na Califórnia. 

Augustus Nicodemus Gomes Lopes 
Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, mestre em Novo Testamento pela Universidade Cristã de Potchefstroom (RSA), e doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos pelo Seminário Teológico de Westminster, na Filadélfia (EUA), com estudos na Universidade Reformada de Kampen (HOL). Atualmente, é vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia.

Davi Charles Gomes 
Graduado em administração e planejamento estratégico pela Universidade de Massachusetts, em Teologia pelo Seminário Episcopal Reformado, na Pensilvânia (EUA), no qual também obteve seu mestrado. Doutorou-se no Seminário Teológico de Westminster, na Filadélfia (EUA), com estudos na Universidade de Genebra e no Seminário Teológico Luterano. É chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor da Igreja Presbiteriana Paulistana. 

Jonas Madureira 
Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pelo Betel Brasileiro em São Paulo, bacharel e mestre em Filosofia pela PUC-SP, e doutor em Filosofia pela USP com estágio na Universidade de Colônia (Alemanha). Atua como professor de Teologia e Filosofia da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, do Servo de Cristo e do Betel Brasileiro. É editor de Edições Vida Nova e pastor da Igreja Batista da Palavra, em São Paulo. 

Devocionais 
Roberto Brasileiro
Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e pastor da Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino (MG). É professor de Teologia Sistemática, Ética Cristã, Aconselhamento Pastoral e diretor do Instituto Bíblico Eduardo Lane. Reverendo Roberto é doutor Honoris Causa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Mauro Meister 
Pastor da Igreja Presbiteriana da Barra Funda (SP), graduado em teologia, mestre em Teologia Exegética do Antigo Testamento pelo Seminário Teológico Covenant, em Saint Louis (EUA) e doutor em Línguas Semíticas pela Universidade de Stellenbosch (RSA). Presidente do Conselho de Educação Cristã e Publicações da IPB, diretor executivo da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI) e do Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper (CPAJ).

Serviço
Conferência Internacional sobre os 500 anos da Reforma Protestante De 30/08 a 01/09 
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie 
Rua Itambé, 135 – Higienópolis – São Paulo

Outras informações e inscrições: http://conferenciacpaj.com.br/
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários