Perini e UFSC formalizam parceria amanhã (31/8)

DO TEXTO:


Perini Business Park é o primeiro condomínio empresarial no Brasil a receber uma universidade federal 


O ano letivo de 2018 vai iniciar em novo endereço para os 1,8 mil alunos do campus de Joinville da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina. É que no próximo mês de fevereiro, os cinco diferentes espaços que a UFSC utiliza hoje na cidade serão transferidos para o Perini Business Park.


A formalização desta parceria acontecerá amanhã, dia 31/8, às 20 horas, na Casa Suíça, restaurante do Perini Business Park. O evento contará com a presença do reitor da UFSC, Prof. Dr. Luiz Carlos Cancellier de Olivo, e do presidente do Condomínio, Marcelo Hack, do prefeito de Joinville, Udo Döhler, além de autoridades municipais e estaduais, em especial as ligadas à área da educação. 


Atualmente, a UFSC oferece em Joinville os cursos de Engenharia Automotiva, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Naval, Engenharia Ferroviária e Metroviária; e Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade. Além disso, dois programas de mestrado, um em Engenharia e Ciências Mecânicas e outro em Engenharia de Sistemas Eletrônicos; e uma Especialização em Ciência e Tecnologia.


Circulam pela universidade cerca de 2 mil pessoas, entre alunos, professores e colaboradores. A previsão é de que a UFSC se mantenha no Perini até a conclusão das obras da sede própria, na zona sul de Joinville. 

O novo campus 


Numa área de aproximadamente 13 mil m2, a construção do Campus da UFSC no Perini será realizada pela Perville Engenharia e Empreendimentos. 


No Bloco U, que terá quase 9 mil m², haverá 31 salas de aula, um auditório com capacidade para 200 pessoas, oito laboratórios, uma biblioteca de 340 m² e um amplo espaço para a diretoria acadêmica e professores. O Bloco O, Módulo 01 - com 2,5 mil m² - abrigará 36 laboratórios.


Todos os ambientes serão climatizados e o Bloco U terá instalações para reaproveitamento da água da chuva, que será utilizada nos mictórios e vasos sanitários. A estrutura será edificada em concreto pré-fabricado e utilizará painéis de concreto com isolamento térmico e acústico. A cobertura terá ainda telhas translúcidas nas áreas de circulação, que permitem a passagem da luz solar, proporcionando iluminação natural e economia de energia. 


Em uma área coberta, de 1,8 mil m², ficará o Restaurante Universitário, três cantinas e a área de vivência, que acomodará a praça de alimentação, central de cópias, entre outros. O espaço também terá um bicicletário com capacidade para abrigar 120 bicicletas.


A área externa disponibilizará uma quadra poliesportiva, iluminada e cercada, um boulevard arborizado e uma praça com palco para eventos. O estacionamento oferecerá 670 vagas para alunos, 87 vagas para professores e servidores; e uma área de 1,7 mil m² de testes para carros de competição.

Conheça o Perini 


O Perini Business Park é o maior condomínio multissetorial do Brasil. Ao finalizar o projeto da UFSC, será o primeiro no país a ultrapassar os 300 mil m² de área construída.


Com mais de 2,8 milhões de metros quadrados de terreno, no Distrito Industrial de Joinville, Norte de Santa Catarina, o Perini abriga mais de 140 empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte. Vários líderes mundiais de mercado estão instalados no parque, representantes de setores como: metal-mecânico, plástico, automobilístico, agroindústria, construção civil, eletrônico, elétrico, químico, logístico, metalúrgico, financeiro, comercial e de serviços. 


As avenidas internas são pavimentadas, arborizadas e com centenas de vagas de estacionamento ao longo de sua extensão. Serviços de manutenção, conservação, limpeza, jardinagem e coleta seletiva de lixo integram as rotinas do parque. O condomínio disponibiliza, também, uma balança rodoviária. Para facilitar a mobilidade dentro do empreendimento, há um serviço interno de ônibus circular que percorre todas as avenidas do parque, além de linhas diretas integradas ao sistema de transporte urbano do município. A taxa de condomínio do Perini, além de ser uma das menores do Brasil, contempla o seguro predial e o custo de capacitação e treinamento da brigada voluntária para prevenção e combate a incêndio.


Os galpões são construídos e adaptados para atender às necessidades dos condôminos. Área e layout são ajustados de acordo com o projeto personalizado junto com a assessoria técnica de engenharia da Perville. 


Os principais motivos para instalação no Condomínio, de acordo com o senso realizado em 2016, são segurança, infraestrutura, facilidades logísticas, credibilidade, rede de negócios e qualidade de mão de obra em Joinville. 

Confira os números do Perini:


- 2% do PIB catarinense e 20% do PIB de Joinville são produzidos dentro do Perini, 
- se fosse um município, ocuparia a 10ª posição de Santa Catarina em arrecadação, 
- mais de 5 mil profissionais trabalham nas empresas do Condomínio, 
- mais de 2,8 milhões de m² de terreno, 
- com o projeto da UFSC, a área construída ultrapassará os 300 mil m², 
- as mais de 140 empresas representam 12 nacionalidades e 13 segmentos da economia,
- 69% indústria, 17% serviços e 14% comércio,
- 25% das companhias instaladas no Perini têm estrangeiros em seu quadro pessoal.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários