Grupo Zamba apresenta sonoridades africanas e latino-americanas em dois programas

DO TEXTO:
A banda brasileira é atração de show e documentário inéditos no SescTV
 

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash
 

Mesclando sons africanos com latino-americanos, a banda paulista Zamba percorre a história da música no Brasil, desde a ancestralidade até os dias de hoje. A sonoridade do grupo pode ser conferida em um documentário da série Passagem de Som e um show da série Instrumental Sesc Brasil, que estreiam no SescTV, no dia 20/8, domingo, a partir das 21h. Inéditas, as produções têm direção geral de Max Alvim (assista também em sesctv.org.br/aovivo).

No Passagem de Som, a banda visita o Caixa Belas Artes, antigo Cine Belas Artes, situado na região central da capital paulista. Ali o pianista e produtor musical Allán Azambuja - que criou o grupo Zamba em parceria com o baterista e percussionista Gabriel Lima – conversa com o cineasta Luan Cardoso, que conheceu em um set de filmagem. Cardoso é diretor do documentário Cine Belas Artes – Consolação, 2423, sobre a instituição. “A gente tenta mostrar a importância do cinema, não só historicamente, mas afetivamente para a cidade”, comenta o cineasta.
No Memorial da América Latina, Lima e Azambuja se encontram com o percussionista, diretor de orquestra e arranjador cubano Gabo Veja, primeiro professor de música de Lima, quando este tinha 10 anos de idade. Lima fala que os ritmos cubanos estão presentes no projeto Zamba de alguma maneira.

Além disso, o documentário acompanha o ensaio do grupo para o show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. No espetáculo, composições reconstroem os 500 anos da América, por meio de texturas musicais. “Começa na África, com alguns pontos bem tradicionais africanos, de alguns países, como Uganda, e vem para o Brasil, na questão da diáspora, e vai anexando sonoridades tradicionais brasileiras”, explica Azambuja.

O show foi gravado no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, na capital paulista, e traz Állan Azambuja, no piano; Gabriel Lima, na bateria e percussão; Adson Gaspar, no contrabaixo; Denizard Basilio, no saxofone tenor; Rafael do Ó, na guitarra; Rodrigo Barreira e Fabio Salem, nas percussões.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil
Zamba
Estreia: 20/8, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 21/8, segunda, às 16h30; 22/8, terça, às 9h30;23/8, quarta, às 11h; 24/8, quinta, às 13h; e 26/8, sábado, às 14h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Instrumental Sec Brasil/Passagem de Som: Zamba

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários