40 anos sem Elvis Presley: Concurso de Topetes e Penteados Retrô

DO TEXTO:

Concurso de Topetes e Penteados Retrô traz de volta a beleza dos tempos de Elvis Presley


Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


No mês que a morte do Rei do Rock completa 40 anos, um grupo de entusiastas do rockabilly e da moda dos anos 1950 participou de uma competição pra lá de inusitada em São Paulo. Organizado pelo site Universo Retrô, o Concurso de Topetes e Penteados Retrô reuniu apaixonados pelo estilo que reinava na época de Elvis Presley.  


Ao todo, 10 homens e 13 mulheres competiram pelo título de melhor Topete e Penteado Retrô do Brasil. Na categoria masculina, o agrônomo, Rodrigo Garms, conquistou a primeira colocação. Adepto do estilo retrô em seu dia a dia há mais de 15 anos, ele conta que levanta o topete quase todos os dias, utilizando pomada modeladora, uma espécie de brilhantina como era utilizado por Elvis e a maioria dos homens na década de 1950. 


O segundo lugar ficou com o barbeiro Renan Teixeira, que também é um amante do rock dos anos 1950 e carrega o estilo à la Elvis Presley em sua vida. Ele trabalha na barbearia Nápoles, do fundador da 9 de Julho, a primeira a retomar o conceito de barbearia clássica no país. Já a terceira colocação foi para Edson Lamansov, vocalista da banda Katástrofe Social há 20 anos, que, apesar de ser do movimento Punk, também é adepto ao topete e das costeletas.  


Para a categoria feminina de melhor Penteado Retrô, Fabiana Fabrício foi a grande vencedora. Também conhecida como Fabi Cherry, é bancária e modelo Pin-Up e costuma participar de concursos de beleza, desfiles, programas de televisão e ensaios fotográficos com a temática retrô. Para o concurso, ela apostou num visual tropical retrô à la Camen Miranda, com a famosa Faux Bangs (Franja de Rolo ou Franja Falsa) e cabelo preso com rolinhos arrematando com uma flor, algo bem típico da época. 


A segunda colocação ficou com a professora de português Dayane Nunciatelli, também entusiasta do rockabilly em seu dia a dia e que, inclusive, teve seu casamento todo tematizado ao estilo dos anos 1950. Para o concurso, ela apostou num visual inspirado nas divas do country americano dos anos 1940. Com as madeixas azuis, trouxe também a franja falsa misturada aos tradicionais Victory Rolls - rolinhos inspirados em uma manobra de guerra e que foram bastante popular na época. 


Já o terceiro lugar ficou com a estilista Paula Renata, também conhecida como Miss Black Divine no meio retrô. Ativista do movimento negro, costuma participar de concursos de beleza Pin-Up. Recentemente, ficou também em segundo lugar no Miss Pin-Up The Sailor Pub, um dos concursos retrô mais reconhecidos do Brasil. Ambos os títulos mostram que também é possível fazer penteados vintage em cabelos cacheados e crespos, usando a textura natural dos cabelos, sem ter que escová-los.


O campeonato buscou reviver os eventos realizados nos anos 1980 e 1990 por Rick and Roll, personalidade do mundo vintage paulista, que possui uma loja de discos de vinil em São Caetano do Sul e criou o famoso Campeonato Nacional de Topetes. Ele, que foi tema de um quadro na novela “Explode Coração”, da rede Globo, foi o responsável por apresentar os candidatos e seus respectivos topetes durante a nova edição do evento.
 

Além do troféu de campeão e uma cesta recheada de mimos dos patrocinadores do evento, a empresa Casa na Disney – Aluguel de Temporada garantiu aos primeiros colocados, Rodrigo Garms e Fabiana Fabrício, e seus respectivos acompanhantes, 10 dias de hospedagem em uma casa de luxo no condomínio West Lucaya, em Orlando – Flórida (EUA).


Marcas que se destacam no mercado retrô, de beleza e de entretenimento e também cederam prêmios: Heineken, Circus Hair, Musical 60! Década de Arromba, Tracta Farmaervas, Suavecito, Vudu, Sundae Inc, Rocket Clothing, Genie Vintage, Sailor Jack, Juliana Lourenço, Big River Festival, Bia’s Closet, Bruna Pepper, All Right Mama,  Manifesto Pin-Up, Eita Cultural, Zah Violet, Battle Patrol e Caballeros.

Legendas Fotos
1 - Apresentador do Concurso de Topetes, Rick and Roll, com vencedor Rodrigo Garms (Foto: Tainá Lossehelin)
2 - O barbeiro Renan Teixeira e sua namorada, Karla Stevanatto, são adeptos ao estilo rockabilly (Foto: Tainá Lossehelin)
3 - Edson Lamansov, Adib Abou e Rodrigo Libório, participantes do Concurso de Topetes (Foto: Tainá Lossehelin)
4 - Fabiana Fabrício, vencedora do Concurso de Penteados Retrô (Foto: Tainá Lossehelin)
5 - As concorrentes Paula Renata, Sarah Amethyst e Dayane Nunciatelli (Foto: Diorandi Nagao)
6 - As concorrentes do Concurso de Penteados Retrô reunidas no palco (Foto: Diorandi Nagao)
7 - Concorrentes do Concurso de Topetes reunidos no palco com Rick and Roll e as organizadoras do evento, Mirella Fonzar e Daise Alves (Foto: Diorandi Nagao)
8 - As juradas do Concurso de Penteados, Ellen Olives (Circus Hair), Patty Boop (The Betty Boops) e Juliana Boiger (Vintage Hairstyles) - (Foto: Tainá Lossëhelin)

Sobre o Universo Retrô
Lançado oficialmente em julho de 2015, o Universo Retrô é o primeiro portal brasileiro de conteúdo inteiramente focado em cultura, entretenimento e lifestyle vintage e retrô. No site, é possível encontrar artigos e reportagens diversas sobre tudo que envolve as décadas de ouro do passado: de 1920 a 1990, passando, especialmente, pelos saudosos anos 1950 com todo o charme que revolucionou o século 20.

Idealizado por uma publicitária e uma jornalista, amantes dos anos dourados e do universo das pin-ups, cadillacs e rockabilly, traz notícias diárias sobre música, moda, design, fotografia, cinema, gastronomia, turismo, comportamento, eventos, e os mais diversos assuntos que sejam inspirados pelo passado. O site conta também com colunistas renomados, entre jornalistas, publicitários, historiadores, blogueiros e entusiastas do passado.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários