2ª Marcha Pela Ciência no Brasil é neste sábado. Participe!

DO TEXTO:

Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre terão mobilizações neste sábado, 2 de setembro. “O momento é de união de forças pela ciência brasileira e pelo futuro do País”, dizem os organizadores
 

Neste sábado, 2 de setembro, acontece a 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil. Quatro cidades já confirmaram a adesão à manifestação em prol da ciência e da educação no País: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. Com o objetivo de pressionar o governo a revogar os cortes no orçamento para Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação na votação da Lei Orçamentária Anual de 2018, o movimento parte da iniciativa da campanha Conhecimento Sem Cortes e conta com o apoio da SBPC.  A SBPC reforça que a participação de todos nessas mobilizações é crucial diante do grave cenário de cortes e contingenciamentos que a ciência, a tecnologia e a educação no País enfrenta.

Em São Paulo, a manifestação começa na Avenida Paulista, às 15h no vão do MASP.

Em Brasília, a Marcha é realizada pela SBPC Regional–DF, e será realizada em frente ao Museu Nacional da República, também às 15h.

Em Porto Alegre, a Marcha acontece às 11h, no Parque da Redenção, com concentração no Monumento do Expedicionário.

Na capital carioca, a Marcha se concentra em frente ao Museu do Amanhã, e terá como tema   “O que será o amanhã?”.

“O que será o amanhã sem verbas para as Universidades federais, para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil? Como vai ser o futuro do País frente ao contingenciamento de recursos para áreas tão estratégicas?”, questionam os organizadores da Marcha. A escolha do dia 2 de setembro para realizar a manifestação é porque este é um momento crucial na definição do orçamento para 2018. Uma segunda Marcha, argumentam, é necessária para pressionar os deputados federais, em vias de votar a Lei Orçamentária, que vai definir a distribuição de recursos para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para o próximo ano.

“O Congresso Nacional está em processo de organização e votação do orçamento do ano que vem. Se contarmos a PEC e todos os cortes, temos boas chances de que 2017 se repita em 2018, ou que seja ainda pior. Temos que pressionar para garantir que tenhamos o pagamento das bolsas de pós-graduação no ano que vem e um mínimo de financiamento para continuar as nossas pesquisas”, argumenta Tatiana Rappoport, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atua na organização da Marcha.

A 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil é uma realização da Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH), da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), do Sindicato do Instituto Federal do Rio de Janeiro (SINTIFRJ), da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), da Associação Nacional dos Pesquisadores das Unidades de Pesquisa do MCTI (ANPesq), entre outras entidades defensoras da CT&I.

A expectativa é que, a exemplo do que aconteceu em abril, o movimento consiga adesão em todos os estados brasileiros. Os organizadores da Marcha esperam que a situação dramática das universidades federais brasileiras, dos pesquisadores que estão correndo risco de perder suas bolsas, e de todo o sistema de CT&I sensibilize e mobilize a comunidade científica, alunos, professores, familiares, e amigos da ciência: “O momento é de união de forças pela ciência brasileira e pelo futuro do País”.

Serviço:

Evento: 2ª edição da Marcha pela Ciência no Brasil

Locais confirmados:

Rio de Janeiro (RJ)
Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã
Data: 02/09/2017
Hora: 15h
Página aqui

São Paulo (SP)
Avenida Paulista – no vão do MASP
Data: 02/09/2017
Hora: 15h
Página aqui

Brasília (DF)
Museu Nacional da República
Data: 02/09/2017
Hora: 15h
Página aqui

Porto Alegre (RS)
Redenção / Parque Farroupilha
Data: 02/09/17
Hora: das 11h às 14h
Página aqui


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários