2ª edição do Soccer Camp Donas da Rua encerra as férias de julho

DO TEXTO:

Evento de futebol para meninas fomenta o ensino da modalidade na prática e problematiza a importância do esporte na vida delas

 
 Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Em São Paulo, as participantes da segunda edição do Soccer Camp Donas da Rua, terminaram as férias de julho em uma programação com muita bola no pé e conscientização sobre o seu espaço por direito. O evento começou na última sexta-feira (28) e, antes de irem para o campo, as meninas e suas famílias foram recebidas no auditório do Museu do Futebol para um bate-papo sobre a importância da prática esportiva desde a infância.

Na primeira noite de atividades, a ex-jogadora Aline Pellegrino, hoje coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol, contou sobre a sua trajetória profissional e destacou o papel da sociedade na desconstrução do tabu do futebol para as meninas: “Hoje temos a responsabilidade de mudar o cenário para elas, mudar uma cultura que só traz prejuízo. O talento é igual, é do brasileiro. Elas serão tão boas quanto os meninos. Precisamos dar oportunidade para elas serem o que quiserem ser”.

A questão aprofundou-se quando a publicitária Maria Guimarães apresentou uma pesquisa, realizada para a campanha de publicidade "Meninas Fortes". Segundo ela, como historicamente o corpo da mulher pertence ao espaço privado, quando está no espaço público, desacompanhada, seu corpo passa a ser público. Por isso, muitos se sentem no direito de legislar, intervir e opinar sobre ele.

O estudo dá alguns exemplos: meninas criadas para ficar dentro de suas casas para evitar "os perigos da rua", para serem comportadas e motivadas a seguir um padrão de beleza. Nenhum desses comportamentos as estimula a buscar o esporte. E, quando buscam, a chance de atrelar-se a uma causa estética é grande. Além disso, dados da pesquisa PNAD de 2015 indicam que sentir vergonha é um dos principais motivos pelos quais o público feminino se afasta da prática esportiva.

Passada a abertura do evento, no sábado e no domingo (29 e 30) as meninas foram ao campo do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), onde dividiram-se em grupos por idade e receberam orientações técnicas, táticas e físicas de futebol e jogaram muita bola. Elas adoraram!

Para ver trechos da abertura e das práticas da segunda edição do Soccer Camp Donas da Rua, acesse os links:

https://wetransfer.com/downloads/9114b97271d91cdfeea3aebcf2b04fa520170731153619/9afcf5329710fc03f1a3d5e38d459c7020170731153619/9a9c26

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil, com mais de 50 anos de atuação, e responsável pela criação de Turma da Mônica, que possui o reconhecimento de mais de 90% dos brasileiros. Na área editorial, a empresa detém um dos maiores estúdios do setor no mundo e já assinou mais de 450 títulos até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais de um bilhão de revistas, e que são importantes para cerca de 80% dos brasileiros pelo incentivo à leitura e pela alfabetização informal das crianças. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.

Sobre o Pelado Real Futebol Clube

Desde 2011, o Pelado Real FC promove a prática do futebol feminino, para meninas e mulheres de todas as idades. A empresa, criada e gerida por profissionais apaixonadas pela modalidade, cria espaços seguros e atrativos para que todos os perfis de interessadas se identifiquem e encontrem suas próprias formas de usufruir dos inúmeros benefícios da prática esportiva coletiva. Além do treinos semanais, realiza eventos tanto privados quanto abertos ao público, como clínicas, campeonatos e debates (www.peladoreal.com.br).



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários