Ubook lança áudio de crônicas do Ruy Castro durante a Flip

DO TEXTO:

Plataforma destaca durante toda a semana audiolivros de autores e/ou narradores que estão presentes no evento em Paraty

 
 Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

O Ubook, maior plataforma de audiolivros por streaming da América Latina, preparou uma série de atividades para celebrar a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que começou nesta quarta-feira (26) e vai até domingo (30). Uma das atrações adotadas pela empresa é o de destacar em sua “Seleção da Semana”, audiolivros de autores e/ou narradores que participam do evento e/ou são homenageados nesta edição do evento. Ruy Castro é um destes autores, por isso, o Ubook antecipou o pré-lançamento do livro “Morrer de Prazer - Crônicas da vida por um fio”, de Ruy Castro na plataforma. “A obra completa será lançada em agosto, mas, a partir desta semana estão disponíveis os contos ‘Morrer de Prazer’ e ’25 anos’, que foram gravados pelo próprio autor, as quais antecipamos justamente para celebrar a participação de Ruy Castro na FLIP”, comenta Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo do Ubook. A obra completa contará ainda com a participação de outros narradores dando vozes aos demais contos do livro.


Ruy Castro, jornalista e escritor, é considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, entre as diversas biografias escritas destacam-se as de Garrincha, Nelson Rodrigues e Carmen Miranda. Esta obra, cujo pré-lançamento ocorre para prestigiar a FLIP, reúne seus textos mais pessoais. Neles, Ruy evoca a juventude excitante dos anos 60, a paixão pelo cinema e suas deusas, pelas cidades fervilhantes e as possibilidades de encontro que oferecem. Também reconstitui batalhas mais duras, e não foram poucas: as lutas contra o alcoolismo, o câncer, e outras dificuldades que vieram ameaçar o seu projeto de viver - e as vitórias por um fio, a bravura, o seguir adiante. Como o próprio autor diz: ‘Morrer, só se for de prazer’.

Entre os destaques da semana, encontra-se também ‘O Oitavo Selo - Quase Romance’, de Heloisa Seixas, esposa de Ruy Castro. Com muitas referências literárias, musicais e cinematográficas o livro é resultado da parceria de vida desses dois escritores brasileiros, começada há mais de vinte anos. “Esta versão em audiolivro conta com a participação especial dos próprios Ruy e Heloisa narrando depoimentos intercalados ao texto”, diz Cristina.

Do autor Lima Barreto, o grande homenageado da Flip neste ano, estão em destaque no Ubook os audiolivros: ‘Contos de Lima Barreto’, narrado pelo ator Pedro Paulo Rangel; e ‘Coleção Contos Clássicos - O Homem que Sabia Javanês’, narrado por Daniel Coutinho.

Outros títulos selecionados são: ‘Olga’ e ‘Chatô – O Rei do Brasil’, ambos de Fernando Morais; ‘Poesia Falada - A Cidade e os Livros’, que é narrado pelo próprio poeta carioca Antonio Cicero; ‘Menino da Lua’, de Ziraldo e ‘Sobre Ler E Escrever’, de Moacyr Scliar com narração do próprio autor. Outra obra narrada pelo próprio criador é ‘Carnaval pelo Telefone’, de Tavinho Paes, poeta e compositor que fez parte da chamada "geração mimeógrafo" dos anos 70. Como compositor, Paes ainda assina letras de mais de 200 músicas gravadas por artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, Bethânia, Marina Lima, Marisa Monte, Gilberto Gil, Lobão, Rita Lee, Ney Matogrosso.

‘PalavrArmas’, de Ferréz também está na ‘Seleção da Semana’ do Ubook. Com a missão de trazer a literatura para mais próximo da periferia, o escritor Ferréz mais uma vez aposta na palavra como ferramenta. E, para seu primeiro audiolivro, convidou um time de peso para recitar seus textos e poesias, como Zeca Baleiro, que lê a inédita ‘Vendo verdades’, e o poeta de Brasília Gog, que recita ‘O menino Periferia’, com refrão de Higo Melo.

Há ainda audiolivros de autores internacionais disponíveis na plataforma. Entre os autores estrangeiros que estarão presentes na FLIP que recebem atenção especial do Ubook nesta semana estão disponíveis as obras: ‘El juego de Ripper’, de Isabel Allende; ‘American Gods: The Tenth Anniversary Edition’, de Neil Gaiman; ‘El domador de monstruos’, de Ana Maria Machado; ‘El ángel azul’, de Zoé Valdés e ‘La verdad sobre el caso Harry Quebert’, de Joel Dicker. 


Mais ações durante a FLIP

Com a Saraiva, o Ubook irá promover a iniciativa “Está indo embora da FLIP? O festival acabou, mas a literatura continua. Volte ouvindo um audiolivro da Saraiva”. A ação consiste em distribuição de voucher com um mês grátis de assinatura no serviço de subscrição de audiolivros na plataforma da Saraiva que será distribuído em postos de gasolina posicionados ao longo do trajeto de saída da cidade.

Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo do Ubook
Divulgação


Sobre o Ubook: Criado em 2014, o Ubook já é o maior aplicativo de audiolivros por streaming da América Latina, e conta com mais de 2 milhões de usuários cadastrados. São mais de 10 mil títulos disponíveis no catálogo, entre livros, revistas, podcasts, cursos e palestras. O conteúdo pode ser acessado pelo site (www.ubook.com) ou pelos aplicativos disponíveis para iOS, Android e Windows Phone. Ele funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: por um valor mensal (R$ 24,90) é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. O Ubook também tem parceria com todas as operadoras de telefonia móvel do País, por meio das quais é possível fazer a assinatura semanal do serviço.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários