Sugestões da TV Brasil para sábado (29) - Doc especial sobre a Flip 2017


 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

TV Brasil exibe documentário especial sobre a Flip 2017 neste sábado (29)

Emissora resgata histórico do evento e apresenta melhores momentos dessa edição

A décima quinta edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, é o mote para um documentário especial que a TV Brasil apresenta neste sábado (29), às 22h30. A produção acompanha o maior evento literário do país entre os dias 26 e 30 de julho na cidade do sul fluminense. Dirigido pela jornalista Emília Ferraz e com apresentação de Katy Navarro, o especial tem 30 minutos de duração.




No primeiro bloco, o doc faz um resgate sobre a história do evento e recordar momentos marcantes das quinze edições da festa, desde a primeira em 2003, realizada no Centro Histórico de Paraty. Já a segunda parte, mais factual, mostra os principais acontecimentos deste ano. A produção inclui entrevistas exclusivas com diversos escritores brasileiros e estrangeiros.



Com a proposta de estimular a representatividade, o evento deste ano traz mais escritoras e autores negros para o centro do debate. Lima Barreto foi o homenageado da feira em 2017.

O programa destaca que um dos grandes legados da Flip; da Flipinha, voltada para o público infanto-juvenil; da Flipzona, que incentiva a leitura e a produção cultural por meio de novas mídias; e da FlipMais, programação que combina teatro, música, cinema e literatura; é o forte impacto no índice de leitura.




O especial recorda ainda os objetivos da festa: preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. Cada edição presta homenagem a um autor nacional. Já passaram pela Flip nomes de renome internacional como Salman Rushdie, Ariano Suassuna e Isabel Allende. A iniciativa também busca trazer à tona autores da nova geração.

SERVIÇO:
Especial Flip 2017 – sábado (29), às 22h30, na TV Brasil

Revista do Cinema Brasileiro recebe Plínio Profeta para um papo com Natália Lage

 
Músico comenta seus projetos na sétima arte e destaca produções como "O Palhaço"



A apresentadora Natália Lage entrevista o músico Plínio Profeta no programa Revista do Cinema Brasileiro que vai ao ar neste sábado (29), às 23h, na TV Brasil. No estúdio, ele recordar o início da e fala de sua experiência na sétima arte e fora dela. O convidado ainda aborda seus projetos nas telonas a exemplo de filmes como "Feliz Natal" e "O Palhaço", de Selton Mello.

O programa mostra os basitodres do curta metragem "Quem Matou", do jovem diretor Rafael Cabral, que ao estilo do cinema de suspense, busca o assassino de um homem detestado por todos. O diretor Bernard Lessa fala do filme "Sopro, Uivo e Assovio", uma narrativa sobre a amizade e parceria de um africano e um latino no Rio de Janeiro.

Destaque também para o diretor Oswaldo Caldeira, que a partir das memórias de sua mãe, conta a história de um Portugal que ficou em suas lembranças. O diretor português José Barahone e a produtora Carolina Dias apresentam o longa "Estive Em Lisboa e Lembrei de Você". O filme conta a história de imigrante brasileiro, que saindo de Minas Gerais vai tentar a sorte em Lisboa.

No quadro memória, a diretora Emília Silveira relembra o filme "Vidas Secas", de Nelson Pereira do Santos. O diretor Ricardo Pinto e Silva apresenta o documentário "Mário W. Simonsen - Entre a Memória e a História" que narra a história de um dos empresários mais importantes da história da televisão no Brasil.

SERVIÇO:
Revista do Cinema Brasileiro – sábado (29), às 23h, na TV Brasil

Produção documental analisa as torcidas organizadas no futebol
 
Episódio aborda um tema muito discutido: a paz no esporte

O décimo segundo episódio inédito de Série C, neste sábado (29), às 12h30, na TV Brasil, debate o papel das torcidas organizadas. A produção documental discute como elas são criadas e administradas, além da relação que têm com os clubes.


Cantor Fagner
A paz no futebol é outro tema explorado pelo programa que apresenta as opiniões de jornalistas e da população. Torcedores ilustres do Fortaleza como o cantor Fagner e o cineasta Halder Gomes também falam sobre a paixão pelas cores do clube de coração.


Cineasta Halder Gomes
A edição dessa semana mostra também depoimentos dos presidentes e integrantes das seguintes torcidas Leões da Fabulosa (Portuguesa de Desportos), Leões da TUF (Fortaleza), Fúria do Sertão (Salgueiro), Mancha Verde (Juventude), Ultras (Madureira), Raça Cuiabana - TORC (Cuiabá), Torcida organizada Águia de Marabá - TOAM (Águia de Marabá).

Produzida especialmente para a TV Brasil pela Raccord Produções em 2015, a atração inédita revela curiosidades sobre a rotina de de sete clubes da terceira divisão do futebol brasileiro: Juventude, Madureira, Salgueiro, Águia de Marabá, Cuiabá, Fortaleza e Portuguesa.



Em 13 episódios de 26 minutos, a produção registra a situação dos estádios usados pelas equipes da Série C, entrevista presidentes e técnicos dos times e aponta uma realidade bem distante do glamour dos clubes que estão na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Durante três meses, em 2015, o diretor Samir Abujamra e sua equipe acompanharam a dura realidade dos times que disputaram o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.



Nenhuma dessas equipes retratados em Série C conseguiu sair da terceira divisão em 2015, quando foi gravada a produção. E mais: Águia de Marabá e Madureira foram dois dos times rebaixados para a Série D.

SERVIÇO:
Série C – sábado (29), às 12h30, na TV Brasil

Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário