Serra Folk Festival traz shows em meio a natureza de Cachoeiras de Macacu

DO TEXTO:
 
Primeira edição do Serra Folk Festival traz shows de bandas da cena independente nacional

Gragoatá, Daíra e João Mantuano estão entre as atrações do evento
 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Natureza e muita música. Essa é a proposta do I Serra Folk Festival, que reúne nomes do cenário nacional no coração da Mata Atlântica Fluminense, em Cachoeiras de Macacu, nos dias 14, 15 e 16 de julho, a partir de 18h. Entre as atrações do evento, estão Gragoatá, Daíra e João Mantuano; Chico Chico e Punching Mamard; além de outras bandas independentes cujo repertório é de autoria própria. A entrada é gratuita.

A música folk, segundo a etimologia do termo adotada no século XIX, era a música do povo, feita pela sabedoria popular. O ritmo traz a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da alta cultura urbana. Seus festivais eram realizados em meio à natureza, abarcando gêneros como pop, rock, country e muitos outros, com letras fortes, de temáticas sociais e ambientais. Visando isso, o I Serra Folk Festival apresenta uma série de artistas que complementam o cenário de Cachoeiras de Macacu.
 
 
Quem se apresenta no festival no dia 14 são Daíra e João Mantuano. Tocando as canções dos seus elogiados trabalhos, os músicos mostram inspirações na MPB e revelam contornos na cena folk e blues. Uma das artistas mais promissoras da sua geração, Daíra apresenta as faixas do novo álbum “Amar e Mudar as Coisas”, com releituras de Belchior, enquanto o compositor e intérprete João Mantuano exibe a voz grave, que é marca registrada das bandas 13.7 e Terezina 12, das quais faz parte.

O dia 15 de julho será marcado pela performance da banda Gragoatá. Formada por Rebeca Sauwen, Fanner Horta e Renato Côrtes, a banda de Niterói (RJ) é uma das promessas da cena musical do país. O power trio conta com um repertório recheado de músicas presentes no álbum de estreia e releituras de grandes canções brasileiras. As influências variadas da banda se refletem na sonoridade, uma mistura eclética que vai do baião à MPB, do tropicalismo ao indie, e são apresentadas no meio de instrumentos diversos, como o violão, acordeon, synths, gaita, bandolim e escaleta.

Outra atração é a música de Chico Chico. O cantor e compositor, filho de Cássia Eller, promete fazer o público embarcar em uma esfera mais intimista. Ao lado do inseparável violão, o músico toca canções com referências à Música Popular Brasileira e outros gêneros que marcam a cena cultural do país. O repertório também traz as músicas autorais, presentes no primeiro álbum “2x0 Vargem Alta” (2015).

Misturando o peso e sujeira do punk tradicional com os fraseados melódicos e instrumentos da música folk irlandesa e celta, a galera do Punchin Namard traz barulho para o Serra Folk Festival. Formada por Thiago Xavier (violino e tinwhistle), Alexandre Manjuba (voz), Henrique Jacques (baixo e voz), Leo Peccatu (bateria e percussões) e Silas Mendes (banjo, bandolim, acordeon), o grupo lembra nomes como Flogging Molly, Fiddler’s Green e The Real McKenzies e tocam as músicas do EP homônimo.

Além disso, o festival conta com shows gratuitos de Rodrigo Garcia, Leo Viramundo, Jefferson Gonçalves, Rafael Elfe, Phillip Long, Monoclub, Gika e Camarada Matagal.

Realizado por uma associação cultural, o I Serra Folk Festival também arcará os custos por meio de financiamento coletivo. A festa quer trazer de volta para o campo, a sonoridade que tem ecoado principalmente entre os edifícios das grandes cidades. O evento será realizado durante o inverno, no bairro de Boca do Mato, próxima à sede do Parque Estadual dos Três Picos, a 90 km do Rio de Janeiro. Para conhecer a campanha de crowdfunding, acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/serra-folk-festival

A classificação é livre e entrada é gratuita.

SERVIÇO:
I Serra Folk Festival
Data: 14, 15 e 16/07
Horário: 18h
Local: Boca do Mato
Endereço: Cachoeiras de Macacu – próximo à sede do Parque Estadual dos Três Picos
Entrada: Gratuita
Evento: https://www.facebook.com/events/1209573059169249/
Classificação: Livre



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários