Possibilidade de neve no parque nacional do Itatiaia (RJ)


Acredite: pode nevar em parque nacional do Rio de Janeiro

Forte queda da temperatura nos primeiros dias de julho


Clima Tempo


A forte massa de ar polar esperada para os primeiros dias de julho de 2017 sobre o Brasil não terá condições para provocar neve e nem geada intensa na Região Sul do país. Seu frio também não vai conseguir esfriar Rondônia e Acre, nem causar geada em Mato Grosso do Sul e nem em São Paulo.

Mas esta massa polar vai gerar condições para uma situação muito rara: uma possibilidade de voltar a nevar nas áreas mais elevadas do parque nacional do Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro . É lá que está o pico das Agulhas Negras, um dos pontos mais altos do relevo do Brasil. O Agulhas Negras é um pico da Serra da Mantiqueira e na recente revisão de altitude dos pontos culminantes do Brasil divulgada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua altitude atual é de 2790,94 metros.

Foto: Climatempo

Quando poderia nevar?

Os ventos frios desta massa polar vão começar a soprar sobre a divisa de São Paulo, com Minas Gerais e o Rio de Janeiro durante o sábado, 1 de julho, mas o resfriamento mais acentuado deve ocorrer entre os dias 2 e 4 de julho.

Já está frio polar e vai esfriar mais. Na madrugada de 29 de junho, por causa da pouca nebulosidade sobre a região do parque do Itatiaia houve uma forte perda radiativa e a ! A medição foi feita por uma estação meteorológica automática instalada a 2470 metros de altitude grande perda radiativa.

Mas o que vem por aí são dias de muita nebulosidade e muito frio para região mais elevada do parque nacional do Itatiaia. A possibilidade de nevar está sendo considerada pela Climatempo entre a tarde do domingo, 2 de julho, e a madrugada da segunda-feira, 3 de julho .



Eventos de neve no sul do RJ

Se nevar na região do Itatiaia neste inicio de julho de 2017 não será a primeira e nem a última vez. Já nevou outras vezes e um dos eventos mais documentados foi a neve que caiu em 11 de junho de 1985. Com uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar várias reportagens. O evento mais recente foi em setembro de 2012.

Quando um dos meteorologistas da equipe da Climatempo mostrou a possibilidade de nevar na região do Itatiaia, todos ficaram muito surpresos. A possibilidade veio da análise do modelo atmosférico europeu, o ECMWF - European Centre for Medium-Range Weather Forecasts. Mas antes de descartar ou divulgar a possibilidade de nevar, pesquisamos as condições meteorológicas que vigoravam nos eventos de junho de 1985 e de setembro de 2012 para achar semelhanças.

O quadro mostra as condições encontradas nos eventos passados através de técnicas de reanálise e a projeção feita pelo modelo atmosférico GFS - Global Forecast System, dos Estados Unidos.


Foto: Climatempo

Quem estiver pensando em se deslocar para lá para verificar se a neve vai cair mesmo terá que encarar o esquema de montanhistas. Não é para qualquer um! É preciso ter roupas, acessórios, preparo físico adequado e estar acompanhado de guias experientes.

In
https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/possibilidade
 -----------------------------------------------------------------------
Neve no Parque Nacional de Itatiaia em junho de 1985 (Foto: Nivaldo da Silviera Dias/Arquivo Pessoal)

 (Foto: Nivaldo da Silviera Dias/Arquivo Pessoal)


TRIP - Parque Nacional de ITATIAIA
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário