Olimpíada Internacional de Matemática anuncia os vencedores neste sábado (22)

DO TEXTO:

Inédita no Brasil, a mais importante competição científica para alunos do Ensino Médio teve número recorde de participantes de 111 países
 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

Pela primeira vez realizada no Brasil, a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) vai premiar seus vencedores neste sábado (22). A revelação de quem serão os medalhistas de ouro, prata e bronze na mais antiga e prestigiada competição científica para alunos do Ensino Médio acontecerá na solenidade de encerramento, a partir das 16h, no hotel Windsor Oceânico (Barra da Tijuca, zona oeste do Rio).

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a IMO 2017 teve a participação recorde de 623 estudantes de 111 países de cinco continentes, que, de 17 a 22 de julho, tornaram o Brasil o polo mundial da Matemática. Durante dois dias (18 e 19), as equipes formadas por até seis estudantes se dedicaram a resolver seis problemas desafiadores elaborados para a competição.

A grande novidade desta IMO é o Troféu IMPA Meninas Olímpicas. Receberão o troféu as cinco estudantes que mais contribuírem para o resultado de seus países. A premiação foi sugerida pelo IMPA, com o objetivo de estimular a presença feminina na competição, e será incorporada às próximas edições da Olimpíada Internacional de Matemática. Neste ano, o prêmio será também uma homenagem à matemática iraniana Maryam Mirzakhani, vencedora da Medalha Fields e de dois ouros na IMO, que morreu no dia 14, aos 40 anos.

A primeira IMO aconteceu em 1959, na Romênia. Apenas sete países participaram. Desde então, o encontro mundial é realizado anualmente – exceto em 1980 – com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da Matemática pela disputa e a troca de experiências entre representantes de culturas distintas.

O Brasil iniciou sua participação na IMO em 1979 e já conquistou 22 medalhas e 29 menções honrosas. Em 2016, atingiu sua melhor colocação na história da competição: 15ª lugar na pontuação geral por nações, com cinco medalhas de prata e uma de bronze.

A seleção do Brasil foi escolhida pelo IMPA e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) a partir de um grupo de 30 alunos que vem recebendo treinamento intensivo desde o ano passado. São medalhistas de competições nacionais e internacionais de Matemática: André Yuji Hisatsuga, 17 anos, e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 18, de São Paulo; Bruno Brasil Meinhart 16, e George Lucas Alencar, 18 anos, do Ceará; João César Campos Vargas, 19, de Minas Gerais; e Davi Cavalcanti Sena, de 17 anos, de Pernambuco.

A equipe brasileira foi apresentada em junho, no anúncio oficial do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, que tem apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação, e patrocínio do BNDES. Instituído em novembro de 2016, o Biênio reúne os principais eventos mundiais da área – IMO e Congresso Internacional de Matemáticos 2018 – e uma série de ações para incentivar o estudo da disciplina, popularizá-la e promover atividades que aproximem o público da Matemática.

Como parte das atividades do Biênio, já foram realizadas a Bienal da Matemática e o Festival da Matemática, que reuniu, em quatro dias, 18 mil pessoas no Rio e mostrou como a disciplina pode ser divertida.

Confira as fotos da IMO: www.flickr.com/photos/impaoficial

CREDENCIAMENTO IMPRENSA (FAVOR MANDAR DADOS ATÉ 17 HORAS DO DIA 21 DE JULHO):

ENVIAR NOME, VEÍCULO, RG, TELEFONE E E-MAIL PARA imprensa@impa.br

PREMIAÇÃO DA 58ª OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA
Data: 22 de julho
Horário: 16h (Favor chegar 30 minutos antes)
Local: Centro de Convenções do Windsor Oceânico Hotel (Rua Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca)


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários