Nova instituição torna medicina nuclear de ponta mais acessível aos paulistanos

DO TEXTO:

Em 31 de julho, capital ganha centro de excelência para diagnóstico e tratamento mais preciso de doenças como câncer e problemas no coração, com a vantagem de ser fora do ambiente hospitalar

                                                                                                                               
Alda Jesus
Portal Splish Splash

A cidade de São Paulo ganha a partir de 31 de julho um centro de excelência em medicina nuclear, especialidade que analisa a anatomia dos órgãos e também seu funcionamento em tempo real, permitindo diagnósticos e tratamentos mais precoces e precisos. Por detectar alterações e lesões antes mesmo de mudanças físicas e sintomáticas, a medicina nuclear é hoje uma das principais aliadas no tratamento eficaz de doenças que matam milhares de brasileiros por ano – como problemas cardíacos, neurológicos e câncer.

A DIMEN (www.dimen.com.br) – referência em medicina nuclear no país, com mais de 36 anos de atuação – inaugura na capital uma nova clínica fora de ambiente hospitalar, com tecnologia de ponta para o diagnóstico de tumores e análise de doenças em órgãos e tecidos, como coração, cérebro, tireoide, rins, fígado, pulmões e ossos, entre outros.

Mais precisão na análise do câncer de próstata

Entre os destaques da nova unidade, estão o uso de uma tecnologia de diagnóstico mais rápida, precisa e com menos radiação, chamada de SPECT-CT, bastante indicada para crianças, por exemplo, e um equipamento altamente específico para detectar precocemente a extensão e localização de metástase provocada pelo câncer de próstata – a segunda maior causa de morte em homens no Brasil – o PET/CT com PSMA.

Tratamento localizado e eficaz

“Diagnosticar com rapidez e exatidão significa aumentar as chances de um tratamento localizado e eficaz, o que diminui os efeitos colaterais e aumenta as possibilidades de cura. Essas tecnologias também permitem avaliar a resposta ao tratamento e mudar a conduta, se necessário“, explica o médico nuclear George Barberio Coura Filho, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e responsável médico pela nova unidade.

Instituição

“A nova clínica de medicina nuclear na capital reunirá os três pilares indispensáveis para o diagnóstico e tratamento de doenças – tecnologia de ponta, equipe médica renomada e infraestrutura para um atendimento de qualidade”, explica o médico nuclear Roberval de Campos, Presidente do Grupo DIMEN. “O fato de estar fora de um hospital também traz mais conforto e comodidade ao paciente, além de não deixá-lo exposto às possíveis infecções comuns em ambientes hospitalares”, explica.

A DIMEN já possui onze unidades no interior de São Paulo e Minas Gerais. No Brasil, é pioneira no uso, por exemplo, de cirurgia radioguiada e na tecnologia PET-CT - capaz de realizar um mapeamento metabólico do corpo e captar imagens anatômicas de altíssima resolução, com reconstrução tridimensional, localizando com exatidão nódulos, lesões tumorais e inúmeras outras condições clínicas.

Medicina Nuclear

A medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza quantidades mínimas de radiação para a realização de exames cintilográficos, que permitem o estudo mais detalhado do organismo.

O principal diferencial está na avaliação do funcionamento dos diversos órgãos em tempo real, e não apenas a anatomia deles – como os exames mais comuns. Além da acurácia no diagnóstico, os procedimentos são seguros e não invasivos. “Os exames são mais seguros que tomar um comprimido para dor de cabeça – em termos de efeitos colateriais, por exemplo”, explica Coura Filho. A cintilografia e a tomografia por emissão de pósitrons (também conhecida como PET/CT, na sigla em inglês) são as principais aplicações desta especialidade.

Quase todos os procedimentos estão no ROL da Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, e são cobertos pelos planos de saúde.

Inauguração DIMEN – São Paulo Capital
Quando: 31 de julho – 19h30
Sede: Av Conselheiro Rodrigues Alves, 325 – Vila Mariana
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários