Lei Di Dai faz terceira turnê pela Europa, intitulada “SHINE”, entre julho e setembro

(Foto: Madrejuana)

A rainha do dancehall ragga brasileiro grava single no Red Bull Itália e se apresenta com o projeto GRRRL na Inglaterra

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


São Paulo, julho de 2017 – Após lançar o clipe filmado em São Paulo e em Montevidéu da faixa “Tudo de Bom” (https://youtu.be/Xp5J7Q6SmeA), gravada nos estúdios da Red Bull Alemanha, produzida por Symbis, a cantora e compositora Lei Di Dai, eleita a rainha do dancehall ragga brasileiro pela Rolling Stone, embarca para a sua terceira turnê na Europa, intitulada “SHINE”, no fim de julho.

A convite da Red Bull Itália, a paulistana grava dois singles em parceria com a Numa Crew (coletivo formado por um MC, DJs e produtores), pioneira na cena de dubstep italiana e referência no cenário independente europeu, se destacando no país inspirada nos ritmos jamaicanos. As músicas, assim como “Tudo de Bom”, fazem parte do novo EP de Dai, “RAINHA #guetoprogueto”, que será lançado no primeiro semestre de 2018.

Dando continuidade a sua temporada no velho mundo, além de shows solo pela Europa, Lei Di Dai segue para a Inglaterra para shows que fazem parte do projeto feminino internacional “GRRRL”. Idealizado pelo “In Place Of War”, da Universidade de Manchester, comandado pela inglesa Ruth Daniel, que tem por objetivo mobilizar e conectar artistas de locais de guerra, revolução e conflito, “GRRRL” é dirigido pela brasileira Laima Leyton (MIXHELL/Soulwax).
O projeto reúne mulheres artistas independentes de países subdesenvolvidos para apresentações coletivas e individuais em festivais e casas noturnas na Inglaterra. Ao lado de Lei Di Dai, Awa Khime (Zimbábue), Noella Wiyaala (Gana), Nono Nkoane (África do Sul), Sohini Alam (Bangladesh) e Speech Debelle (Inglaterra) completam o time que fará shows entre 23 de agosto e 3 de setembro. Depois, Dai segue a turnê até dia 13 Setembro. Jah Bless!!!!

GRRRL @ Inglaterra
23 de ag​osto: VIP Preview no Ronnie Scott’s Jazz Club (Londres)
24 de agosto: Corsica Studios (Londres)
26 e 27 de agosto: Shambala Festival​ Main Stage & Rebel Soul (Northamptonshire)
28 de agosto: Greenbelt ​- Main Stage Headliner (Kettering)
1o de setembro: Manchester Cathedral (Manchester)
2 e 3 de setembro ​- Freedom Festival (Hull)
 
Sobre Lei Di Dai

Cantora, compositora e MC paulistana, Daianne começou a cantar profissionalmente em 1999 com a banda Camarão na Brasa. Em 2005 iniciou carreira solo e assumiu o nome artístico “Lei Di Dai”.  Ilustrou uma matéria na revista "Rolling Stone" em 2006, na qual foi coroada a Rainha do Dancehall Ragga no Brasil, ritmo eletrônico do reggae jamaicano.Sua música traz batidas dançantes com letras conscientes e positivas. O primeiro álbum, “Alpha & Omega”, lançado em 2008, foi o mais vendido do gênero no ano e rendeu sua indicação ao Vídeo Music Brasil (VMB), da MTV, e ao Prêmio Jovem. Dai já estrelou duas turnês na Europa e se prepara para a terceira incursão musical no continente europeu. Representou o Brasil na MIXTAPE do South Rakkas Crew, de Los Angeles, ao lado de grandes nomes do dancehall ragga/ hip hop mundial. Na ocasião, representou a parceria com o jamaicano Mr Agony, música que gerou o videoclipe oficial “Smokin Sensi”, lançado no programa “MTV na Brasa”, em 2010. É idealizadora e MC do sound system “Gueto pro Gueto - Sistema de Som”, um projeto pioneiro, produzido por mulheres, que leva, desde 2012, um sound system, como os jamaicanos, para espaços públicos nas periferias da cidade. O projeto também oferece oficina de grafite e workshop de dança. Criou as festas Jameika, Catch fire, Dancehal e “Dance Ragga”.

Em 2013, Lei Di Dai lançou sua Mixtape “Ragga na Lata”, mixada pelo DJ Vinnie. Participou de vários festivais durante sua carreira como: Reggae4life, ao lado de Mad Professor (UK); Festival Mestiço, em Portugal; Satélite 061 e Latinidades Afrolatinas, em Brasília; Virada Cultural; Vaca Amarela; mês da juventude no CCJ; MCI Mês da Cultura Independente; festival Amaphiko Red Bull e aniversário de São Paulo 2015/ 2016. Participou do projeto #PULSO2015, na Red Bull Station, no qual gravou o álbum “LEI DI DAI 10 ANOS #QUEMTEMFÉTÁVIVO”, lançado em 2016. O disco é uma comemoração aos dez anos de carreira solo da cantora e reafirma o estilo sonoro da artista, que mistura referências como dancehall, dub, reggae, soul, jazz, hip hop, eletrônica e R&B. No segundo semestre de 2016, a cantora fez sua segunda turnê pela Europa, passando por cinco países em 19 apresentações. Durante a tour, Dai gravou quatro novas faixas nos estudios Redbull em Londres e Berlin. Em junho de 2017, foi a mais jovem homenageada na 15° edição do evento Odara, que recebeu a realeza do Congo e da Nigéria, em evento que valoriza os africanos e suas conquistas.Recentemente apresentou temporada de dez shows no Circuito Cultural, levando seu sound system a centros culturais e casas de cultura, em São Paulo.
Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário