Chico Teixeira lança disco “Saturno” em show no Espírito Santo

DO TEXTO:


Cantor e compositor paulista apresenta seu novo álbum no maior festival de música clássica e popular do estado

                                                                                                                                   
Alda jesus
Portal Splish Splash

São Paulo, julho de 2017 – O cantor e compositor Chico Teixeira apresenta seu novo disco, “Saturno”, em show no 24º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, no dia 8 de julho, no Espírito Santo. O evento homenageia a música popular brasileira e terá cerca de 70 shows e atividades culturais entre os dias 7 e 16 de julho.

No palco do festival, Chico (voz e violão de 6 cordas) estará acompanhado de banda formada por Thadeu Romano (acordeon e teclado) e João Oliveira (guitarra e violão 12 cordas). O repertório inclui músicas do novo trabalho como a faixa-título “Saturno” e “Chama da Floresta” e clássicos como “Cuitelinho” (canção de domínio público), “Mercedita” (Ramón Sixto) e “Santa Branca” (Geraldo Roca).

“Saturno” é também o nome da primeira faixa do trabalho, composta por João Lavraz, irmão de Teixeira, falecido em 2014, a quem o álbum é dedicado. O álbum traz dez faixas, parcerias com Roberta Campos e Renato Teixeira e participações da ótima cantora espanhola Irene Atienza e de João Carrero.

Além de ser o único músico de sua geração comprometido com o resgate e a continuidade do patrimônio musical do sertanejo de raíz - imortalizado por nomes como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Renato Teixeira, pai de Chico, e Rolando Boldrin - Chico inaugura uma vertente contemporânea do gênero. Na contracorrente da linha estrutural bruta e rústica do sertanejo de raíz, o artista inova a canção regional com letras alinhadas às vozes contemporâneas femininas como a da artista Rita Wainer, que assina a arte das camisetas e palhetas de violão da turnê “Saturno”. Amante de Mercedes Sosa, Leon Gieco e Antonio Tarrago Ros, Chico incorpora elementos da música pop e latina a sua sonoridade e amplia a temática da vida no campo para indagações existenciais, também no contexto urbano, e atualiza o sertanejo de raíz em “Saturno”.

Entre as parcerias do novo disco, Roberta Campos e Renato Teixeira representam as duas faces deste universo e gerações unidas pela transição musical proposta pelo álbum. A participação da cantora espanhola Irene Atienza, com sua voz potente e interpretação contundente, traz dramaticidade à épica “Mãe da Lua”. Enquanto o paulistano radicado no Mato Grosso do Sul João Carrero aponta os diferentes rumos desta sonoridade em mutação ao lado do parceiro da nova geração Chico na preservação da herança musical regional. A faixa-título, composta por João Lavraz, irmão de Teixeira, falecido em 2014, inaugura a jornada musical de Chico e batiza tanto o álbum como o estúdio da família Teixeira, localizado na Serra da Cantareira, criado e estruturado por João. Ao mesmo tempo em que Chico absorve caminhos sonoros novos, o artista mantém sua atuação na perpetuação da música brasileira de raíz em projetos como o “Raízes Sertanejas”, projeto que leva os clássicos da música de raiz a teatros municipais do interior de São Paulo.

Chico Teixeira em “Festival Internacional de Inverno” @ Domingos Martins
Dia: 08 de julho (sábado)
Horário: 22h
Local: Palco MPB
Entrada: Entrada Gratuita

Sobre Chico Teixeira
Chico Teixeira tem a música no dna. Representante da nona geração de músicos na família, começou a carreira em 2002 com o lançamento do álbum homônimo, gravado apenas com voz e violão. Em 2011, lançou seu segundo trabalho, “Mais que o Viajante”, que contou com participações de Gabriel Sater e Dominguinhos. Em 2017, Chico Teixeira lança “Saturno”, terceiro disco de sua carreira, com músicas em parceria com nomes como Roberta Campos e Renato Teixeira.

Sobre Festival Internacional de Inverno
O Festival Internacional de Inverno de Música Popular e Erudita de Domingos Martins teve sua primeira edição realizada em 1992, no Espírito Santo. Desde então, o evento vem se aperfeiçoando no desenvolvimento e fortalecimento da arte e educação musical no cenário nacional e internacional. Neste ano, o festival contará com 21 oficinas com mestres da música brasileira, como por exemplo, o Toninho Horta, Fátima Guedes, Nelson Faria, Ney Conceição e entre outros. Além de uma programação musical com mais de 120 horas de música em diversos espaços da cidade entre os dias 7 e 16 de julho.

Ficha técnica Saturno
Produzido por Chico Teixeira
Voz gravada por Rique Azevedo
Gravado no estúdio Saturno por Gabriel Perret, Thiago Baggio, Ricardo e Pacote Mixagem e masterização por Ricardo Carvalheira (Franja).
Projeto gráfico Mario Gascó
Foto capa Patrícia Santiago
Demais fotos por José TM
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários