Carl Zeiss do Brasil inova com projeto de diagnóstico à distância

DO TEXTO:

Equipamentos de ponta da companhia, bem como o software FORUM®, tornaram possível a criação de um sistema que levará consultas oftalmológicas para regiões que não contam com especialista
        
                                                                                                                                  
Alda jesus
Portal Splish Splash

A Associação Hospitalar Moinhos de Vento, em conjunto com o Ministério da Saúde do governo do estado do Rio Grande do Sul, prefeituras e o TelessaúdeRS-UFRGS, lançou recentemente o Projeto Teleoftalmologia, que tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento em regiões que não contam com médicos especialistas. Em parceria com a Carl Zeiss do Brasil, mundialmente reconhecida como sinônimo de qualidade em tecnologia óptica e responsável pela manufatura de todos os equipamentos envolvidos, o plano tem como premissa a realização de exames por equipes médicas e de enfermagem locais, com a participação e mediação remota de oftalmologistas localizados na capital do estado do Rio Grande do Sul – tudo por meio dos sistemas FORUM® e VISUCONNECT.

“Novamente, o pioneirismo da Zeiss possibilitou a criação de um sistema com muito potencial e vantagens reais. O Projeto Teleoftalmologia possibilita um diagnóstico preciso, seguro, especializado e à distância”, comenta Amadeu Santana, Especialista de Integração do sistema FORUM®, da Carl Zeiss do Brasil. “Esse é um modelo inédito no país. Por meio dele, o acesso da população ao diagnóstico de oftalmologia será mais ágil, o que deverá reduzir a fila de espera por consultas especializadas.”

A Associação Hospitalar Moinhos de Vento, com o governo do estado do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, investiram na Zeiss nessa primeira fase do projeto cerca de R$ 2,8 milhões. Aproximadamente 50 equipamentos de diagnóstico foram adquiridos, além do software FORUM®. São eles o VISUCAM 224, Lâmpada de Fenda SL 115, VISUREF (auto refrator), VISULENS (lensômetro), VISUPLAN (tonômetro), VISUPHOR (refrator), VISUSCREEN (tela para teste de visão), VISUCONNECT e o sistema FORUM (software PACS).

Como funciona – Os exames serão realizados remotamente pelos oftalmologistas do projeto localizados no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com apoio presencial das equipes médica e de enfermagem presentes em cada um dos oito consultórios, sendo dois na capital Porto Alegre e outros seis nas cidades de Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santa Rosa. Os pacientes saem do consultório com o resultado da avaliação já impresso e os laudos também são enviados para o médico solicitante com recomendações de conduta.

O telediagnóstico inclui exames de teste de acuidade visual, refração, medida da pressão intraocular, avaliação das pálpebras, da motilidade ocular e dos reflexos pupilares e documentação do segmento anterior e do fundo do olho. A avaliação também inclui exame síncrono, em que o médico oftalmologista comanda o equipamento VISUPHOR e VISUSCREEN à distância, ao mesmo tempo em que acompanha tudo o que acontece nas salas por câmera robotizada de alta resolução.

Crianças a partir de 8 anos e adultos com qualquer dificuldade de visão serão beneficiados pelo projeto. Conforme o diagnóstico, o paciente poderá ter seu problema resolvido na própria unidade básica de saúde. Outra vantagem é a rápida detecção de pacientes prioritários, como, por exemplo, com glaucoma ou retinopatia diabética, que terão prioridade no encaminhamento ao oftalmologista. Uma vez que os diagnósticos serão antecipados, será possível detectar casos que não podem mais aguardar, envolvendo inclusive risco de cegueira se o tratamento não for realizado em tempo.

Para agendar consulta, o médico do posto de saúde envia sua solicitação via Plataforma de Telessaúde. Cada consultório, equipado com três câmeras, computadores e equipamentos de diagnóstico oftalmológico, terá capacidade de realizar mais de 500 atendimentos por mês e atenderá preferencialmente os pacientes de sua macrorregião de saúde. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Sobre a ZEISS
O Grupo Carl Zeiss AG é hoje um líder mundial de tecnologias altamente inovadoras nas indústrias médica, óptica, mecânica de precisão e sistemas microscópicos de visualização eletrônica. Há mais de 170 anos a ZEISS contribui com o progresso tecnológico mundial ao promover a criação, medição, análise e processamento de dados nas mais diferentes áreas. A companhia está presente em mais de 40 países, com cerca de 40 unidades de produção, mais de 50 centros de assistência e distribuição e quatro centros de pesquisa e desenvolvimento. A multinacional foi fundada em 1846 na cidade de Jena e, atualmente, sua sede fica em Oberkochen, na Alemanha.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários