Ana Maria Stoppa assumirá a cadeira de número 9 na Academia de Letras da Grande São Paulo

DO TEXTO:

Ana Stoppa assume cadeira na Academia de Letras da Grande São Paulo

Solenidade de posse ocorrerá no dia 20 de julho

DINO

Algrasp (Academia de Letras da Grande São Paulo) empossará uma nova Acadêmica. Em solenidade festiva que acontecerá no dia 20 de julho, a escritora Ana Maria Stoppa assumirá a cadeira de número 9 da entidade e será acolhida pelos seus pares. A advogada, ativista cultural e ambientalista possui três livros infantis no prelo em português, um em italiano e um livro de poesia bilíngue, e em sua carreira constam 19 livros publicados. Stoppa já produziu mais de 2.400 textos entre poemas, artigos, crônicas, pensamentos e literatura infanto-juvenil. 

A Academia de Letras da Grande São Paulo, criada em 1981, é uma instituição cultural, sediada em São Caetano do Sul (SP), cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacional. A Algrasp possui 40 membros efetivos e perpétuos, e dois sócios correspondentes. 

"É uma honra assumir a cadeira. Enviei os meus livros há algum tempo para a análise dos decanos da Academia; é um trabalho muito sério. Sei que nada disso seria possível não fosse o incentivo e dedicação dos meus pais na minha formação. No meu discurso dedicarei a eles esta conquista", declara a escritora. O patrono da cadeira será Rinaldo Gissoni, um dos fundadores da Academia, escritor e poeta falecido em 2010. 

A presidente da Algrasp, Maria Zulema Cebrian comenta, com alegria, a chegada da nova integrante: "Esperamos ansiosos a contribuição da nossa futura Confreira para esta Casa". Segundo Maria Zulema, o nome de Ana Maria Stoppa foi apresentado pelo acadêmico João Bosco Silva. "Até aqui não havia cadeira estabelecida, o que ocorre após a entrevista com a Presidência desta Casa, sempre embasados na vertente literária do candidato e patrono. Todos os indicados para assumirem uma cadeira em nossa Casa passam primeiramente por uma comissão para análise das obras e o perfil do candidato. Se aprovado, passamos para os trâmites que antecedem a aceitação definitiva", explicou Cebrian quanto ao funcionamento do processo de seleção da escritora andreense. 

Ana Stoppa desenvolve desde 2012, com recursos oriundos de seu trabalho na área jurídica, um projeto voluntário de incentivo à leitura por meio de doação de livros, especialmente de literatura infantil e infanto-juvenil. Por meio deste projeto, a escritora, já distribuiu suas obras em várias regiões do Brasil e em outros países (Itália, Portugal, Angola e Moçambique), totalizando até junho corrente a doação de mais de 47 mil livros. Com três novos livros no prelo - "A Fada Soraia e Todas As Cores da Natureza", "Aninha A Embaixatriz das Fadas" e "O Tatu Teotônio Em Busca do Planeta Perfeito", até o final deste ano a autora pretende alcançar a marca dos 55 mil livros doados. 

Stoppa também é idealizadora do projeto "Primavera - Plante, o Planeta agradece!", que está em sua 6ª edição. Desde o lançamento em 2010, o projeto já conta com 23 escolas envolvidas e a participação de mais 25 mil crianças nos concursos de redação e poesias, bem como do plantio de árvores. As crianças ainda recebem um Diploma de Amigo do Meio Ambiente, sendo que os primeiros colocados, indicados pelos estabelecimentos de ensino participantes, são agraciados com medalhas de honra ao mérito, e têm seus textos (poesias e redações) publicados em uma Antologia, custeada pela idealizadora, onde todos os participantes selecionados recebem um exemplar da obra. 



Currículo literário - Ana Stoppa 

- 1989: "Diagnóstico" (poesia); 

- 2012: "O Silêncio dos Porta-Retratos", Editora Alley (poesia); 

- 2012: Lançamento do livro "Lelé, O Navegador dos Sonhos", Editora Alternativa (infanto-juvenil); 

- 2013: Lançamento na Itália de "Mosaici di Sapienza"/ Mosaicos de Sabedoria e "Il Silenzio Dei Portaritratti"/O Silêncio dos Porta-Retratos (poesia), Editora Iluminatta; 

- 2014: Primeiras edições dos livros "Rafael o Ursinho Guloso", "Oração dos Bichos", "Estela a Pata Bela", além de novas edições do livro "Lelé O Navegador dos Sonhos". 

- 2015: Reedição dos livros infantis e primeira e segunda edições de "Fada Verbena a Protetora da Natureza" e do "A Fada Mirabela e o Sapo Guaracy". Coautora da obra "Ecologia è Vita", Edizione Giullia Selvaggi, Itália. Primeira edição de "Vida Perene, Pensamentos e Reflexões", Editora Modocromia, Lisboa, Portugal. Primeira e segunda edições do "O Rio Que Era Doce", (infantojuvenil), sobre a tragédia ambiental de Mariana, Minas Gerais. 

- 2016: Primeira edição do livro "Cristal A Corujinha Cantora". Novas edições dos livros "A Fada Mirabela e o Sapo Guaraci", "Fada Verbena a Defensora da Natureza", "Lelé o Navegador dos Sonhos" e "O Rio Que Era Doce". Lançado o livro "Descomplicando a Segurança", com doação de direitos autorais para o CPTran. Pré-lançamento do livro "Caó, o Cavalinho de Um Olho Só". 

- 2017: Primeira edição de "Cacau O Cachorrinho Legal" e de "O Ronrom do Bombom", "Caó o Cavalinho de Um Olho Só". Novas Edições de: "Lelé O Navegador dos Sonhos"," A Fada Mirabela e o Sapo Guaraci", Oração dos Bichos". Próximos lançamentos: "Aninha A Embaixatriz das Fadas", "Fada Soraia e Todas as Cores da Natureza" e "Tem Gente de Todo Jeito". Participação em antologias editadas no Brasil, Portugal, Moçambique, Itália e Romênia. 

- Literatura infantil em Italiano 

2015: Lelè I Naviogatori dei Sogni 

Preghiera degli Animali 
Stella L"Anatra Bella 
Rafaelle L"Orsetto Goloso 
Fata Verbena a Protettrice dela Natura 

2017: No prelo, lançamento em Taranto e Martina Franca, Puglia, Itália em Setembro. 

"La Fata Mirabella e Il Rospo Guaraci" 
- Poesias Bilíngue: Português/Italiano - lançamento em Taranto e Martina Franca, Puglia, Itália em Setembro 2017. 
Aquarela Inacabada - L'acquerello incompiuto. 

SERVIÇO: 

Solenidade de posse de Ana Maria Stoppa na Academia de Letras da Grande São Paulo 
Data: 20 de julho de 2017 
Horário: 19h30 
Local: Sede da Algrasp (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, São Caetano) - A cerimônia será exclusiva para convidados e imprensa 





POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários