A percepção do mundo de um embaixador em forma de poesia

DO TEXTO:

O poeta e diplomata Raul de Taunay lança o livro ‘Poemas ao Desabrigo’, conjunto de poesias brasileiras que promete despertar diversas emoções

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


O embaixador do Brasil no Congo, Raul de Taunay, autor de ‘Poemas ao Desabrigo’, descreve com muita sensibilidade e lírica, poesias  que percorrem o mundo com uma percepção brasileira.

Seus poemas, ensaios, artigos e análises do cenário internacional, o levaram a ser uma das grandes revelações da poesia brasileira contemporânea. Em 2005, por unanimidade, foi-lhe outorgada a Medalha João Ribeiro, pela Academia Brasileira de Letras.

O embaixador especifica que “o lugar de poema é o desabrigo, espaço exposto às tempestades, à mercê da maré crescente das palavras”. Neste sentido, o autor se perde em cada linha e passeiam entre a nostalgia de partidas; o acalanto; perdem-se na delicadeza de um artesão; na enfermidade; nos desatinos; sem faltar a prosa sobre encantos; gratidão; mulher e entre outras sensações, a mais intensa das emoções - o amor.
O céu aberto instiga em mim o mar revolto,
Em que a emoção faz o refrão tempestuoso;
Vagas a rir no espaço fundo do desmonte,

Querem bulir com a placidez do horizonte.
Onde vou ninguém se expõe a vir comigo,
Ando sumido em descampado desabrigo.

Seguindo o caminho das margens que percorreu pelo mundo inteiro à procura de uma fonte para as suas palavras, este poeta intenso faz da poesia um deleitoso momento de prazer. Raul de Taunay revela, nestes ‘Poemas ao Desabrigo’, a harmonia fugaz entre forma, beleza, crueza e liberdade, numa sequência de odes, elegias, trovas, baladas e sonetos marcantes e inesquecíveis.

Endossos
Sobre sua obra, o poeta Carlos Nejar, romancista e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras, comparou-o com Arthur Rimbaud, no Barco Ébrio, por recobrar nas palavras todas as confluências de sua poesia errante, de país em país, “carregando o eito de si mesmo, procurando alguma constelação perdida”.

Recentemente, o editor e escritor Jorge Viveiros de Castro, ao apresentar os livros gêmeos, em verso e prosa, o Andarilho de Malabo, editado recentemente pelo autor, considerou Raul de Taunay um dos escritores mais interessantes de sua geração.

O poeta Nicolas Behr no fim de um comentário crítico sobre o autor, publicado na contracapa do seu novo livro, revela: “em Raul de Taunay a criação brota, jorra natural, aos borbotões. Andarilho do mundo, poeta do mundo”. O plenário da Academia Brasileira de Letras outorgou-lhe em dezembro de 2005, por unanimidade, a Medalha João Ribeiro.

Ficha Técnica:

Categoria: Poesia brasileira
ISBN: 978-85-421-0522-3
Preço sugerido: R$35,00
Formato: 16x23cm
Páginas: 223
Edição: 1o

Sobre o autor: O poeta e diplomata Raul de Taunay nasceu em Paris, França, em 23 de março de 1949 – brasileiro nato de acordo com o artigo 129, inciso 1o, da Constituição Federal de 1946. Por ser o segundo de sete filhos do diplomata de carreira brasileiro, e professor, Jorge d’Escragnolle Taunay, casado com Mary Elizabeth Penna e Costa d’Escragnolle Taunay, igualmente professora universitária, recebeu na infância uma educação qualificada e abrangente, aprofundada pela vida cosmopolita que os pais levavam por intermédio de países europeus e americanos. Passou os primeiros anos de vida na França e na Dinamarca, iniciando depois estudos primários nos Estados Unidos, México, Perú, Argentina e Brasil. Cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, e durante este tempo de faculdade escreveu um caderno de versos denominado ‘Visuais de Aquário’, que mais tarde integraria, junto a outros versos, o seu primeiro livro: ‘Poética do Novo Bardo’. No ano em que se formou, em 1972, passou no concurso do Instituto Rio Branco (IRBr) para diplomatas, e, posteriormente, viu-se aprovado em todos os exames do Curso de Preparação à Carreira de Diplomata, ingressando em 1974, como terceiro-secretário e, a partir disto, obteve uma carreira em que ocupou cargos em embaixadas e consulados. Como escritor e intelectual é autor de romances, livros de poesia, ensaios, artigos e análises do cenário internacional, vistos do ângulo das possibilidades e dos interesses brasileiros.

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários