Vencedor do Prêmio Barco a Vapor é finalista em prêmio internacional

DO TEXTO:

                                                                                                                               
Alda jesus
Portal Splish Splash

A obra O Vento de Oalab, publicação da Edições SM, é um dos finalistas ao prêmio International Latino Book Award 2017, na categoria de “Livro Infantil Ilustrado Originalmente em português”. O resultado será divulgado entre os dias 8 e 10 de Setembro. Escrito pelo carioca José Luiz Guimarães e ilustrado por Bruno Nunes, a publicação foi a vencedora do Prêmio Barco a Vapor em 2015.

O Vento de Oalab propõe questões filosóficas e existenciais de modo acessível aos leitores infantis, além de abordar a liberdade de pensamento. Na narrativa, um balão de pensamento vazio se desprende da página de uma história em quadrinhos e ganha vida própria ao perceber que é capaz de pensar sozinho. Nessa aventura fascinante, depara com as questões existenciais de uma gema de ovo, as meditações de uma goiaba insegura, o segredo ancestral do vento e as sutilezas da criação poética.

As cenas criativas aproximam o leitor da narrativa, com suas tiradas inteligentes e bem-humoradas. O livro também recorre à metalinguagem para enfocar o fazer artístico. As ilustrações vibrantes e divertidas, com ambientações e caracterizações originais, trazem outros sentidos à história, ampliando as possibilidades de leitura.

FICHA TÉCNICA
Título: O vento de Oalab
Autora: João Luiz Guimarães
Ilustrador: Bruno Nunes
Coleção: Barco a Vapor – Série Azul
Indicação etária: a partir de 8 anos
Formato: 12 x 19 cm
Páginas: 40
Preço: R$36,00
ISBN: 978-85-418-1625-0

Sobre o autor

João Luiz Guimarães nasceu no Rio de Janeiro e passou a infância em Vancouver, Canadá. É jornalista formado pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em revistas e agências de notícias e como roteirista de programas televisivos. Seus últimos trabalhos incluem roteiros para o programa Café Filosófico da TV Cultura e para outros canais como SBT, Nickelodeon e National Geographic, além de vídeos institucionais. O vento de Oalab é seu primeiro livro infantil.

Sobre o ilustrador

Bruno Nunes nasceu em Belo Horizonte. Desde pequeno, já sabia que queria ser ilustrador. É formado pela Escola de Design de Minas Gerais e dono do estúdio criativo Caixa Amarela. Em seu trabalho, gosta de misturar arte feita à mão com técnicas digitais. Além de ilustrar livros infantis, é um dos integrantes da banda de “música livre” Constantina. Também ilustrou Meu amigo Ovídio.

Sobre a editora

A SM faz parte de um grande grupo liderado pela Fundação SM, que atua em dez países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana) e é referência em educação em todos eles. No Brasil desde 2004, possui um catálogo ativo de quase trezentos livros de literatura e informativos infantis e juvenis.

Sobre a coleção

Lançada em agosto de 2004, a Barco a Vapor é a versão brasileira de uma das mais importantes coleções de literatura infantojuvenil em língua espanhola, criada há mais de trinta anos na Espanha. Fiel ao espírito aventureiro e sonhador dos dois personagens que a inspiraram — Tom Sawyer e Huckleberry Finn, criados pelo escritor norte-americano Mark Twain —, a coleção aposta na fantasia, na imaginação e na reflexão como meios de despertar o gosto pelos livros e formar leitores capazes de compreender melhor o mundo. Com histórias para rir e chorar, escritas e ilustradas por autores de diferentes nacionalidades, contempla grande diversidade de gêneros, temas e estilos narrativos. A Série Azul abarca livros para leitores a partir de oito anos.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários