Uma aventura emocionante em plena Idade Média

DO TEXTO:

                                                                                                                                 
Alda Jesus
Portal Splish Splash

A imaginação é uma das coisas mais presentes na vida de uma criança. Com uma mente livre de preocupações, os pequenos conseguem criar situações, lugares e até mesmo coisas. O protagonista do livro A lenda de Aberlado, do escritor Dionisio Jacob, é um exemplo disso. No livro, o jovem fã de dragões vê os limites entre a fantasia e a realidade se encontrarem numa aventura emocionante em plena Idade Média.

A obra, publicada pela Edições SM e com as belas ilustrações de Rogério Coelho, conta a história de Abelardo, um garoto de 10 anos que não tem medo de sonhar. Tudo fica ainda mais emocionante na vida dele quando, em um dia qualquer, um intrigante mapa indicando onde vivem criaturas aladas, cai em suas mãos. O que acontece após isso é uma sequência emocionante, repleta de surpresas.

A lenda de Abelardo é uma narrativa rica em detalhes da época e que além de entreter o leitor, chama a atenção para questões da atualidade, como preservação ambiental e biodiversidade.

FICHA TÉCNICA
A lenda de Abelardo
Autor: Dionisio Jacob
Ilustrador: Rogério Coelho
Coleção: Barco a Vapor – Série Laranja
Formato: 12 x 19 cm
Páginas: 264
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-418-1630-4

Sobre o autor: Dionisio Jacob nasceu em São Paulo, em 1951. Autor de novelas, romances e contos para jovens e adultos, é também ilustrador e arte-educador. Foi um dos fundadores do grupo de teatro Pod Minoga, além de roteirista de programas de TV infantojuvenis da década de 1990, como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó e TV CRUJ. Recebeu prêmios importantes, como Menção Honrosa no prêmio Jabuti, em 2002, e Melhor Livro no concurso da UBE, em 2005. Pela SM, publicou também: A espada e o novelo, A flauta mágica, A fenda do tempo e Sonho de uma noite de verão.

Sobre o ilustrador Rogério Coelho nasceu em São Paulo, em 1975. É ilustrador profissional desde 1997. Já ilustrou mais de sessenta livros de literatura infantojuvenil, além de quadrinhos, revistas e didáticos. Recebeu diversos prêmios, como a exposição "Ilustrando em Revista" da Editora Abril e o prêmio Jabuti em 2012. Também foi finalista do prêmio Abril de Jornalismo na categoria ilustração, em 2011.

Sobre a editora: Fundada em 1937, a SM não se intitula uma empresa mas, sim, um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: em primeiro lugar, na elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos e de literatura infanto-juvenil, e, em segundo, no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina todos os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da educação e levar a docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. No Brasil, atua desde 2004.

Sobre a coleção: Lançada em agosto de 2004, a Barco a Vapor é a versão brasileira de uma das mais importantes coleções de literatura infantojuvenil em língua espanhola, criada há mais de trinta anos na Espanha. Fiel ao espírito aventureiro e sonhador dos dois personagens que a inspiraram — Tom Sawyer e Huckleberry Finn, criados pelo escritor norte-americano Mark Twain —, a coleção aposta na fantasia, na imaginação e na reflexão como meios de despertar o gosto pelos livros e formar leitores capazes de compreender melhor o mundo. Com histórias para rir e chorar, escritas e ilustradas por autores de diferentes nacionalidades, contempla grande diversidade de gêneros, temas e estilos narrativos. A Série Laranja abarca livros para leitores a partir de dez anos.

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários