Painel online disponibiliza dados de todas as Unidades de Conservação federais do Brasil


Ferramenta será lançada pelo IPÊ e ICMBio no dia 6 de junho. Site possui dados completos que podem ser aplicados para fins de conservação e educação
 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


05/06/2017 - Já é possível acessar online as mais importantes informações sobre todas as 327 Unidades de Conservação federais (UCs) do Brasil. Está no ar o Painel Dinâmico de Informações Gerenciais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), criado com o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas. O painel será lançado amanhã, dia 06 de junho, na semana do meio ambiente, no auditório do ICMBio em Brasília, mas já pode ser acessado aqui.

Dados de pesquisas, gestão e atividades das UCs de todos os biomas brasileiros estão reunidos em um único local para consulta, de forma atualizada e simplificada. O painel é resultado da utilização do software QlikView® (ferramenta de business intelligence), voltado aos processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados que oferecem suporte à gestão de uma organização.

O banco de dados está disposto em grupos temáticos, que reagem de imediato ao uso de filtros e caixas de seleção. As informações revelam resultados de 10 anos de trabalho do ICMBio e também a transparência da aplicação dos recursos nas UCs. É possível acessar, por exemplo: números da Fauna avaliada pelo ICMBio, Gestão Administrativa e de Pessoas, Uso Público, Turismo, Pesquisa de Biodiversidade, Orçamento e Finanças. Tais dados podem ser utilizados para fins educativos, de pesquisa, turistas, cidadãos e imprensa.

“A ferramenta é bastante intuitiva e muito poderosa para consulta, análise e integração de dados. Todos os seus gráficos e tabelas são interconectados, de modo que, ao fazer qualquer seleção na visualização, as informações são rearranjadas segundo o critério selecionado”, afirmou Marcelo Kinouchi, chefe da Divisão de Gestão Estratégica e Modernização do ICMBio.

A coordenadora de projetos do IPÊ, Fabiana Prado, destaca a importância da ferramenta para os gestores das UCs federais. "Além da transparência dos dados e de reunir em um único lugar informações tão relevantes, a ferramenta vai proporcionar um ganho de escala no trabalho de gestão das unidades de conservação, otimizando e qualificando a tomada de decisão de quem trabalha diariamente para o desenvolvimento das UCs".

O IPÊ, organização que atua há 25 anos pela proteção da biodiversidade, foi um dos responsáveis pela elaboração dessa ferramenta, por meio do projeto Motivação e Sucesso na Gestão de UCs, apoiado pela Fundação Moore. O projeto acontece em parceria com o ICMBio há seis anos e busca ampliar a qualidade da gestão das UCs no Brasil, por meio do incentivo as boas práticas dos gestores de áreas protegidas. Para isso, dá apoio técnico, capacitação e promove debates entre os seus principais articuladores e interessados.

Licenciada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora militante do Portal Splish Splash e Administradora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário