Nidek Techonologies acelera testes clínicos de avaliação de sistemas de diagnóstico de visão com solução de impressão 3D


A adoção da solução reduziu em 75% os custos de prototipagem e acelerou em 50% o ciclo de desenvolvimento de produtos, o que é fundamental para agilizar o lançamento de novos produtos no mercado

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

Usando a impressora 3D Stratasys Connex3 Objet500 Multimateriais, a NIDEK Technologies está imprimindo em 3D com materiais que apresentam desempenho similar aos produzidos em metal

Minneapolis, Minnesota (EUA) e Rehovot (Israel) — A Stratasys (Nasdaq:SSYS), empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, anuncia que a Nidek Technologies, uma das maiores produtoras mundiais de equipamentos cirúrgicos para olhos, está utilizando a Stratasys Objet500 Connex3 para acelerar as avaliações de seus dispositivos oftalmológicos (sistemas de visão). Entre as principais razões para a adoção está o fato da divisão de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Nidek ter constatado uma redução de 75% nos custos de prototipagem, ao mesmo tempo em que diminuiu em 50% o tempo para desenvolver e apresentar produtos ao mercado, em comparação com os métodos usados anteriormente.

De acordo com Cesare Tanassi, diretor administrativo da NIDEK Technologies, a adoção da impressão 3D multimateriais está transformando o processo de prototipagem da divisão. A equipe agora pode usar materiais de impressão 3D avançados para produzir peças que replicam diretamente os componentes finais. Isso dá a oportunidade de avaliar de forma rápida e abrangente o ajuste, a forma e a função dos protótipos de dispositivos, acelerando o tempo de colocação no mercado.

Ciclo de Desenvolvimento Otimizado com impressão 3D

Localizada em Padova, na Itália, a Nidek Technologies desenvolve sistemas de diagnostico oftalmológicos. Com os produtos que têm contato direto com os pacientes, é crucial que a divisão de P&D produza protótipos totalmente funcionais, que reproduzam com precisão o equipamento final.

"Nosso processo de prototipagem tornou-se muito mais preciso e simplificado, desde que incorporamos a solução de impressão 3D da Stratasys em nosso fluxo de trabalho. Anteriormente, éramos limitados pelas restrições de prototipagem associadas aos métodos tradicionais, particularmente com moldes e usinagem CNC, o que gerava custos em termos de desperdício de tempo e era financeiramente caro”, afirma Tanassi. Ou seja, a Nidek descobriu que tinha flexibilidade limitada em relação aos seus protótipos e que, quando as iterações eram necessárias, isso resultava em gastos crescentes.

Segundo o executivo da Nidek, a impressão 3D lhes permite superar pontos de estrangulamento e validar rapidamente os projetos, antes mesmo do ingresso dos protótipos na efetiva validação por meio dos ensaios clínicos. “Como se pode imaginar, verificar totalmente nossos produtos é crucial para garantir que a qualidade premium  está sendo mantida", reforça Tanassi.

Substituição de peças metálicas por fotopolímeros duráveis de engenharia

Ao longo de seu ciclo de desenvolvimento de produtos, a divisão troca componentes de metal caros e pesados por peças impressas em 3D resistentes. Entre estas peças estão, por exemplo, componentes de um Gonioscópio (sistema criado para observar o espaço entre a íris e a córnea) e um Microperímetro (dispositivo usado para determinar o nível de luz percebida por áreas específicas da retina).

Segundo Tanassi, a capacidade de incorporar materiais impressos em 3D, com desempenho correspondente a suas contrapartes de metais, é crucial para acelerar o ciclo de desenvolvimento para avaliação em ensaios clínicos. Ele explica ainda que no caso do Gonioscope® foram consideradas características de resistência, flexibilidade e encaixe do material de impressão 3D Stratasys Rigur, o que possibilitou à Nidek substituir várias peças de alumínio por um único componente impresso em 3D. “As peças do Gonioscope passaram por um ensaio clínico de um ano, no qual foi examinado por oito centros médicos globais”, completa o executivo da Nidek.

Protótipos totalmente funcionais em apenas 24 horas

Esses benefícios de prototipagem são sentidos de forma generalizada. "Anteriormente, nós produzíamos o Microperímetro com metais, em um processo que demorava cerca de dois meses. Com a nossa Impressora 3D Objet500 Connex3, nós podemos combinar uma ampla gama de materiais impressos em 3D com características mecânicas contrastantes”, destaca Federico Carraro, gerente da divisão Mecânica da NIDEK Technologies. Ele explica ainda que esta característica da impressão 3D permite que a Nidek emule com precisão as peças finais, incluindo roscas, vedações, borrachas e componentes transparentes para obter o mesmo resultado funcional em 24 horas.

“A NIDEK Technologies é um excelente exemplo de como um número crescente de fabricantes vem maximizando todo o potencial da impressão 3D para entregar, de forma rápida e rentável, protótipos totalmente operacionais, que apresentam a precisão e resistência do produto final", diz Giuseppe Cilia, gerente de Vendas da Stratasys da Itália. Para ele, com o ritmo acelerado da indústria de dispositivos médicos, a capacidade de certificar rapidamente produtos é essencial para melhorar a qualidade dos cuidados e, neste caso, salvar a visão de uma pessoa.

Para aprender mais sobre como a NIDEK Technologies está usando a solução de impressão 3D multimateriais da Stratasys para acelerar a avaliação dos seus dispositivos, assista a este vídeo:

Sobre a Stratasys

Por quase 30 anos, a Stratasys (NASDAQ: SSYS) tem sido o principal player e a força determinante em impressão 3D e manufatura aditiva - moldando a forma como as coisas são feitas. Com sede em Minneapolis, no Estado de Minnesota, EUA, e em Rehovot, Israel, a empresa capacita clientes de uma ampla gama de mercados verticais, possibilitando novos paradigmas de design e fabricação. As soluções da empresa oferecem aos clientes liberdade de design e flexibilidade de fabricação inigualáveis ​​- reduzindo o tempo de lançamento de novos produtos no mercado e diminuindo os custos de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que aprimora projetos e comunicações. As subsidiárias da Stratasys incluem MakerBot e Solidscape, e o portfólio da Stratasys inclui impressoras 3D para prototipagem e produção; uma ampla gama de materiais de impressão 3D; peças sob demanda por meio da Stratasys Direct Manufacturing; consultoria estratégica e serviços profissionais. Além disso, inclui as comunidades Thingiverse e GrabCAD com mais de 2 milhões de arquivos 3D imprimíveis  gratuitos. Com mais de 2.700 funcionários e 1.200 patentes de manufatura aditiva concedidas ou pendentes, a Stratasys recebeu mais de 30 prêmios de tecnologia e liderança. Visite nosso site: www.stratasys.com, o www.stratasys.com, o http://blog.stratasys.com/ e siga-nos no LinkedIn.

As marcas Stratasys, Objet, Fortus, FDM, FDM Nylon 12CF, PolyJet, Agilus, Objet260, Objet350, Objet500 e Connex são comerciais e registradas, pertencendo a Stratasys Ltd., suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário