Mariana Ianelli lança livro que valoriza o lirismo das crônicas

DO TEXTO:

“Mariana tece conversas com o tempo, 
desafia o esquecimento. Com palavras 
escritas em tinta indelével, forma pinturas sutis, de cores tênues”.
Ana Miranda

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Poeta, ensaísta e crítica literária, a escritora paulistana Mariana Ianelli desde 2010 se tornou também cronista, depois de começar a escrever crônicas semanais para o site Vida Breve. Em 2013 resolveu publicá-las, em livro, sob o título Breves anotações sobre um tigre.

Um novo livro de crônicas, de Mariana Ianelli, chega às livrarias. Trata-se de Entre imagens para guardar (Ardotempo, 184 pp, R$ 40,00), e como era de se esperar, a sutileza de seus textos está ali presente e cada vez mais refinada.

Sobre a matéria dessas crônicas, que vão de temas familiares a notícias do mundo, de filmes e livros ao universo da pintura, a escritora Ana Miranda, no texto de orelha do livro, afirma: “Impressionam a sua perfeição narrativa, a intensidade, a erudição feminina entrelaçada a realidades e manifestada de modo extremamente natural. A universalidade de seus elementos. Suas observações surpreendentes. As imagens espantosas. Emocionam a leveza no trato dos temas e no uso poético das palavras e a força do essencial”.
Henrique Fendrich , jornalista, escritor e editor da revista eletrônica Rubem (onde Mariana publica crônicas quinzenalmente aos sábados) assina o prefácio do volume, no qual observa que “À Mariana interessam momentos como aquele em que o barbante escapa da mão do menino e o balão sobe, ou o do homem que abria frutas para os pássaros embaixo de grandes nuvens cinzentas. Talvez não sejam grandes eventos, talvez sejam água miúdas, dores de ternura, mas nestes textos importa menos uma odisseia do que um sentimento de uma paisagem. É por isso que sobressaem célebres anônimos, os amigos de um dia, quem não patenteou os seus feitos e nem tem fama nas parábolas”.

Nas setenta crônicas reunidas neste livro o leitor encontrará um pouco de tudo o que diz Henrique Fendrich, que também : “E pensar que é possível conseguir tudo isso com textos tão curtos! Dificilmente um parágrafo renderia tanto como nas mãos de Mariana Ianelli. Suas frases abrem universos, tantas são as referências e sugestões escondidas. É de textos como os seus que falamos ao valorizar o lirismo da crônica”.

As crônicas de Entre imagens para guardar foram veiculadas originalmente na revista eletrônica Rubem entre 2013 e 2017 e no site Vida Breve em 2014. 


Sobre a autora: Mariana Ianelli nasceu em 1979 na cidade de São Paulo.  Poeta, mestre em Literatura e Crítica Literária, publicou pela Iluminuras os livros Trajetória de antes (1999); Duas chagas (2001); Fazer silêncio (2005), finalista dos prêmios Jabuti e Bravo! Prime de Cultura em 2006; Almádena (2007), finalista do prêmio Jabuti em 2008; Treva Alvorada (2010), Menção Honrosa no prêmio Casa de Las Americas em 2011 e O amor e depois (2012), finalista do Jabuti em 2013.
Em 2008, recebeu o prêmio Fundação Bunge (antigo Moinho Santista) Literatura, na categoria Juventude. Em 2013, lançou seu primeiro livro de crônicas, Breves anotações sobre um tigre, pela Edições Ardotempo. Ainda pela mesma editora publicou em 2016, seu oitavo livro de poemas Tempo de voltar.

Título:

ENTRE IMAGENS PARA GUARDAR
Autora:
MARIANA IANELLI
Gênero:
Literatura/crônicas
Páginas/Preço sugerido:
184 / R$ 40,00
Lançamento:
2017
Público-alvo:
Leitores de todas as idades,
sobretudo os que apreciam
bons textos
ISBN:
978-85-62984-51-8
Formato:
14 x 21 cm


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários