Fundação Carlos Chagas, premio e educação no Brasil


Fundação Carlos Chagas abre inscrições para a VII Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques que contempla projetos inovadores em Licenciatura

O objetivo é valorizar e divulgar experiências educativas inovadoras realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a educação básica
 
  
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash
 

São Paulo, 07 de junho de 2017 – Além de realizar pesquisas e cursos voltados para a melhoria da qualidade da formação de professores no Brasil, a Fundação Carlos Chagas promove, pelo sétimo ano consecutivo, o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A premiação faz parte dos objetivos da instituição para reconhecer, valorizar e divulgar experiências educativas inovadoras realizadas por docentes de Licenciaturas nas instituições de ensino superior, aplicadas em sala de aula.

“O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é o único no Brasil voltado para os profissionais responsáveis pela qualidade da formação dos futuros professores. Ele é importante para dar visibilidade ao que está sendo feito de inovador em sala de aula e estimular outros docentes no aperfeiçoamento de seus trabalhos. É uma corrente necessária em um cenário tão vulnerável como o que vemos atualmente na educação brasileira”, afirma Bernardete Gatti, vice-presidente da Fundação Carlos Chagas e idealizadora do Prêmio.

A finalizar em 28 de agosto, as inscrições devem ser realizadas no site da instituição (https://www.fcc.org.br). Extensivas a todo o Brasil, cada professor poderá inscrever apenas um projeto com experiências realizadas e concluídas no ano de 2016 ou até junho de 2017.  Premiados em edições anteriores não poderão participar. Mais informações estão no edital e regulamento do prêmio, disponíveis no site da FCC.

Os autores dos dois projetos selecionados receberão R$ 20 mil, publicação do trabalho na coleção Textos da FCC, divulgação e troféu. Além disso, poderão ser concedidas menções honrosas aos trabalhos que não forem premiados, mas que se destacarem entre os demais. Nas últimas edições, mais de 300 trabalhos foram avaliados pela comissão julgadora, formada por especialistas da área, que analisam a adequação entre os objetivos e as ações desenvolvidas visando à aprendizagem.

Com mais de 50 anos contribuindo para o desenvolvimento da formação de professores da educação básica no Brasil, a Fundação Carlos Chagas tem um importante papel na realização de pesquisas, cursos e eventos para estimular o trabalho desses profissionais. “A valorização e o aperfeiçoamento do profissional da educação é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino em sala de aula, aplicando métodos mais eficientes e experiências inovadoras juntos às crianças e adolescentes. Essa é uma das grandes prioridades para o desenvolvimento da educação básica no Brasil”, complementa Gatti.

Serviço:
Inscrições: Até 28 de agosto
Projeto: Experiências realizadas e concluídas no ano de 2016 até junho de 2017
Documentos necessários: Texto com descrição da experiência e documentos comprobatórios, conforme regulamento.

Edital e Regulamento:  http://www.fcc.org.br

Sobre a Fundação Carlos Chagas
Fundada em 1964, é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Com atuação em todo o território nacional, a Fundação Carlos Chagas já avaliou mais de 74 milhões de candidatos em processos seletivos de mais de 500 instituições privadas e públicas. Também atua em pesquisas e projetos na área educacional, feitos por equipes multidisciplinares, com o objetivo de investigar a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do País.

Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário