Estação Plural e Entre o Céu e a Terra são atrações da TV Brasil nesta sexta-feira (dia 16)

DO TEXTO:

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Vocalistas da banda 'As Bahias e a Cozinha Mineira' são as entrevistadas do Estação Plural, na TV Brasil

No terceiro programa da nova temporada do Estação Plural, o trio de apresentadores formado pelas cantoras Ellen Oléria e Mel Gonçalves e pelo jornalista Fernando Oliveira (Fefito) entrevista as vocalistas Assucena Assucena e Raquel Virgínia, da banda As Bahias e a Cozinha Mineira. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 16, às 23h, na TV Brasil.

No bate-papo com o trio LGBT, as cantoras conversam sobre o desafio do ingresso e da permanência de estudantes transexuais nas universidades brasileiras. Falam ainda sobre o acesso a serviços públicos em entrevista com Luciana Vieira, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que responde pela diretoria LGBT criada pela universidade.

No programa, o trio de apresentadores também entrevista Robeyoncé Lima, advogada formada pela UFPE, em Recife, e primeira transexual aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Robeyoncé havia pedido autorização na Ordem para usar este nome em 2013, mas só no início deste ano é que o direito foi concedido.

Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fefito conversam ainda sobre a censura aos conteúdos LGBTs em redes socias. O Estação Plural desta semana ainda traz um clube do livro: “Afinal, o que você está lendo?”.

Estação Plural  faz semanalmente um bate-papo descontraído sobre pautas relacionadas à diversidade e apresenta um novo olhar para a discussão de temas comportamentais que despertem o interesse do público.

A cada edição, o trio recebe um convidado especial no estúdio da emissora. A conversa contempla as questões do mundo LGBT e assuntos que estimulem a reflexão e a curiosidade do telespectador, a partir da ótica dos entrevistados e de Ellen, que é lésbica; Mel, que é transexual, e Fefito, que é gay.

O formato do Estação Plural em sua segunda temporada destaca essas temáticas ao longo de todo o programa que é organizado em três blocos. Os apresentadores também saem às ruas e repercutem os conteúdos levantados na entrevista. Já no quadro da linguagem pajubá, os convidados tentam descobrir o significado de expressões do universo LGBT.

No ar toda sexta-feira, às 23h, na TV Brasil, o programa tem reapresentações em horários alternativos da emissora durante a madrugada. O Estação Plural também pode ser acompanhado nas ondas do rádio. Pela Rádio Nacional FM de Brasília 96.1 MHz, o ouvinte pode sintonizar o bate-papo às sextas, às 23h. Já a Rádio Nacional AM de Brasília 980 kHz apresenta o debate aos sábados, às 23h, enquanto a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz transmite a atração às sextas, às 21h.

SERVIÇO:
Estação Plural _ sexta (dia 16), às 23h, na TV Brasil

O Transe é o tema de Entre o Céu e a Terra desta sexta
 
 
O tema desta semana da série Entre o Céu e a Terra é a importância do transe e dos estados alterados de consciência na vida humana e nas religiões. Intitulado de O Transe, o episódio vai ao ar nesta sexta-feira, dia 16, às 22h, na TV Brasil.

O programa desta semana aborda o fascínio pelo estado de transe, que é o ponto central de diversas tradições espirituais e religiosas. Podendo ser alcançado e manifestado de diferentes formas, o transe tem como características a alteração de consciência e o contato com o divino. O transe, o êxtase, a dança e a música como facilitadores do transe são temas deste episódio de Entre o Céu e a Terra.
 

Os episódios são dramatizados. Em O Transe, uma sensação estranha, de descontrole e entrega, toma conta de Alberto (o ator Clayton Mariano) durante o sono. E ele acorda pensando na experiência que teve. "Será que eu já senti isso alguma vez? Parecia um êxtase", pensa o biólogo. No sonho, Alberto entrava em transe curtindo um rock. Acordado, no dia seguinte, ele tenta acessar o mesmo "portal mágico" a partir da música, mas se dá conta de que no estado habitual da consciência, algumas realidades não se encontram tão perceptíveis.
 
 
Entre o Céu e a Terra, que  está em sua segunda temporada na TV Brasil, promove o diálogo inter-religioso e valores como a diversidade e a tolerância. Na série, a cada semana um tema diferente é apresentado sob a visão de diversas lideranças espirituais e fiéis, bem como a de especialistas de outras áreas do saber, como filósofos, psicanalistas, sociólogos, cientistas da religião, teólogos, além, de ateus e agnósticos.

Nesta segunda temporada, os temas abrangem questões da experiência humana como trabalho, os sentimentos de ódio, medo, as experiências de maternidade, paternidade, infância, entre outros. Entre o Céu e a Terra é uma produção da Realejo Filmes, com direção de Thomas Miguez. 

SERVIÇO:
Entre o Céu e a Terra _ sexta (dia 16), às 22h, na TV Brasil


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários