Consulado Geral comemora Dia de Portugal em Salvador

DO TEXTO:


Armindo Guimarães
Portal Splish Splash

Programação trará visita ao Navio – Escola Sagres e show de Fado, MPB e Música baiana com o fadista português Nuno da Camara Pereira, Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão.

O Consulado Geral de Portugal na Bahia abre as comemorações ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com uma programação que realça a simbiose das relações culturais luso-brasileiras. Celebrado mundialmente no dia 10 de junho, este ano a data nacional de Portugal terá o foco das comemorações no Brasil, como uma forma de enaltecer a História comum aos dois países e as relações entre os seus povos. Na capital baiana, acontecem palestras no Gabinete Português de Leitura de Salvador, visitas ao Navio-Escola Sagres que estará ancorado no porto desta cidade e ainda uma noite de fado com uma das maiores vozes de Portugal, o fadista Nuno da Camara Pereira, com participação especial de Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão.

De acordo com a Cônsul Geral de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas, “Salvador é uma das cidades brasileiras que mais preservam a ligação com Portugal. Faz todo sentido que tenhamos uma celebração à altura dessa História comum”. Ainda segundo a Cônsul, além da chegada da Sagres, “esse ano o caráter da festa será voltado à música e à cultura. Fernando Pessoa é o nosso símbolo maior na Literatura, assim como o Fado é o cartão de visita da nossa identidade musical, que se aprimora quando combinado com outras sonoridades como a MPB e o Axé. Queremos que o público luso-baiano venha conhecer mais um exemplo tão rico deste diálogo entre culturas”, completou.

“Embaixada Itinerante”

Utilizado como Navio-Escola, o Sagres está incorporado à Marinha Portuguesa desde 1962. Desde então, tem efetuado anualmente viagens de instrução com cadetes da Escola Naval Portuguesa. Além da função pedagógica, o Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do País, funcionando como embaixada itinerante de Portugal. A embarcação chegará ao Porto de Salvador no dia 26/06 e ficará aberto à visitação pública e gratuita nos dias 26, 27 e 28 de junho.

O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 79 anos, 54 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval de Portugal.

O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves e conta, para esta missão, com uma guarnição de 134 militares e 44 cadetes do 2º ano da Escola Naval, entre os quais seis cadetes dos países lusófonos (Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique) e nove cadetes de Marinhas estrangeiras (Angola, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Marrocos, Tunísia e Turquia). No navio-escola Sagres encontram-se embarcadas 190 pessoas de 12 nacionalidades diferentes.

Fado, MPB e Música Baiana

Os eventos de Comemoração ao Dia de Portugal encerram no dia 28 de Junho, com o espetáculo de Nuno da Camara Pereira, no Hotel Vila Galé, em Ondina, Salvador. Ilustre cantor de Fado, Nuno da Camara Pereira reinventou sua carreira após 40 anos, modernizou suas influências e contará com as participações de Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão. Os Bilhetes estarão disponíveis para venda no Gabinete Português de Leitura e custarão R$ 150.

O Axé Music criou a guitarra baiana. Por sua vez, o Fado contribuiu para a história da construção da guitarra portuguesa, inteiramente artesanal, distinguindo-se duas famílias de guitarristas que aperfeiçoaram e transmitiram o seu segredo ao longo de sucessivas gerações.

O Fado é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2011.

As comemorações do Dia de Portugal em Salvador terão lugar no Porto de Salvador no Hotel Vila Galé Ondina

A visita ao Navio Sagres tem entrada gratuita

No dia 27 de Junho às 10h (Conferência de imprensa).

No dia 26 (As visitas estão abertas ao público entre as 12h e as 17h), 27/06 e 28/06 (das 10h-17h). Largada a 29/6 (9h).

Espetáculos de Fado, MPB e Música Baiana: fadista Nuno da Camara Pereira com participações de Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão
 
Dia 28 de Junho no Hotel Vila Galé – Ondina, Salvador
20h00 (Festa para convidados), 21h00 (inicio do espetáculo)
Bilhetes: R$150,00, à venda no Gabinete Português de Leitura    
Praça da Piedade - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-300
T: 71 3329 2733 -  98732 4463 Receção/  71 3329 3060 -  987324462


No próximo mês de Outubro será editado o novo álbum de Nuno da Camara Pereira " Belmonte" que conta com o apoio:

http://www.amalia.fm/radio-online/
Nuno da Camara Pereira

https://www.facebook.com/nunodacamarapereira.pagina.artista/

 http://www.nunodacamarapereira.pt/
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários