Seminário resgata pensamento de intelectual brasileiro sobre desenvolvimento nacional

DO TEXTO:

Iniciativa gratuita reúne especialistas da USP, UFRJ, UTFPR, ESPM, FIAM-FAAM e UNIP para debater visão de Álvaro Vieira Pinto; pensador define tecnologia como fruto do trabalho humano, capaz de garantir a emancipação social

                                                                                                                               
Alda Jesus
Portal Splish Splash

Numa ação inédita, pesquisadores da USP, UFRJ, UTFPR, ESPM, FIAM-FAAM e Unip participam no próximo dia 18/5 (quinta-feira), das 9h às 18h, no Auditório Paulo Emílio Gomes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, do seminário “Álvaro Vieira Pinto – a comunicação e a informação”.

A iniciativa, que tem entrada franca, pretende mostrar a atualidade desse intelectual brasileiro (1909-1987), cuja produção, após um período de relativo esquecimento, passou a ser revalorizada, inclusive com a publicação póstuma, em 2005, do estudo “O conceito de tecnologia”.

Formado em Medicina e integrante da Ação Integralista Brasileira (AIB), organização de inspiração fascista, da qual se afastou, destacou-se por sua posição nacionalista e sua atividade política e intelectual em defesa do desenvolvimento autônomo do Brasil durante o século 20.

Autor de obras como “Consciência e realidade nacional” e “Ciência e existência”, compreendeu o país nas condições de sua época. Foi pioneiro ao investigar conceitos e problemas relacionados à informação, cibernética e automação. Para ele, a tecnologia é resultado direto do trabalho humano e deve ser entendida dentro do contexto de emancipação social. A originalidade de suas ideias se faz presente, nos dias atuais, com contribuições para as pesquisas em comunicação e informação.

FORMAÇÃO PLURAL – Chamado de “mestre brasileiro” pelo educador Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto tinha formação também em Física, Matemática e Filosofia. Estudou na Universidade Paris Sorbonne e foi colaborador da revista “Cultura Política” (1941-1945), publicação que reuniu os mais expressivos intelectuais, tais como Mario de Andrade, Gustavo Capanema, Gilberto Freyre e Nélson Werneck Sodré.

Em 1955, tornou-se chefe do Departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). No órgão, ligado ao Ministério da Educação e Cultura, lançou a coleção “Textos de Filosofia Contemporânea do ISEB”. Em 1962, assumiu a direção executiva do instituto, quando enfrentou intensa campanha difamatória devido ao comprometimento da instituição com as reformas de base defendidas pelo governo do presidente João Goulart (1961-1964).

Com o golpe militar, parte para o exílio, primeiro na Iugoslávia e depois no Chile, onde trabalhou como pesquisador e professor do Centro Latino-Americano de Demografia, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). De volta ao Brasil, traduziu para a Editora Vozes, com diferentes pseudônimos, obras de consagrados autores como Georg Lukacs, Noam Chomsky e Claude Lévy-Strauss.

“Álvaro Vieira Pinto foi um intelectual brasileiro, filósofo e pensador das causas nacionais. Sua obra, ainda pouco conhecida, tem um compromisso vibrante com a criação de um pensamento crítico autônomo. Obras importantes foram publicadas postumamente, sendo a mais destacada delas, na atualidade, os dois volumes de ‘O conceito de tecnologia’, no qual antecipa, de maneira magistral, temas tão caros à contemporaneidade. O seminário é uma homenagem e um convite aos jovens para tomarem contato com o pensamento de um filósofo brasileiro que tem contribuições a dar para entendermos o Brasil do século 21”, afirma a professora doutora Roseli Fígaro, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP e coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT).

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura – Prof. Dr. Eneus Trindade (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação/PPGCOM-ECA-USP)

9h30 – Mesa temática – Álvaro Vieira Pinto em contexto: vida, época e conceitos fundamentais ·

Profa. Dra. Norma Cortês (Instituto de História/IH-UFRJ)

Prof. Dr. Luiz Ernesto Merkle (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR) ·

Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega (ESPM/USP)

Mediação: Profa. Dra. Cláudia Nonato (FIAM-FAAM/USP)

13h-14h - Almoço

14h – Mesa temática – Questões teórico-metodológicas para pensar Álvaro Vieira Pinto na comunicação e na informação hoje ·

Profa. Dra. Roseli Fígaro (Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho/CPCT-ECA-USP) ·

Prof. Dr. Marcos Dantas (UFRJ) ·

Prof. Dr. Rafael Grohmann (FIAM-FAAM / USP) ·

Prof. Dr. Wagner Souza Silva (ECA-USP)

Mediação: Prof. Dr. Fernando Pachi (Unip/USP)

SERVIÇO

Seminário “Álvaro Vieira Pinto – a comunicação e a informação”
Dia 18/5 (quinta-feira)
Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Auditório Paulo Emílio
Cidade Universitária/USP
Entrada franca
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários