Reinvente a forma de consumir cafeína

DO TEXTO:

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

No próximo dia 24 é comemorado o dia do café. Muito popular no país, a bebida é usada como fonte de energia e para aumentar a disposição por causa de um dos seus principais ingredientes: a cafeína. Entretanto, não são todos que tem o hábito de consumir a bebida, mas procuram os benefícios que cafeína proporciona, entre eles melhora na performance física e mental, aumento na velocidade de concentração e ainda ajuda na memória, pois possui efeitos neuroprotetores.

Entre as opções disponíveis no mercado para o consumo de cafeína, estão as bebidas energéticas. Uma lata de 250 ml contém a mesma quantidade de cafeína (90 mg) que uma xícara (60 ml) do nosso bom e velho cafezinho expresso.

A cafeína, de qualquer fonte, está entre as substâncias mais pesquisadas na ciência.  Órgãos de renome internacional, como European Food Safety Authority ( EFSA), US Food and Drug Administration e Health Canadá, atestam a segurança de seu consumo. Um recente estudo da EFSA (2017) atesta que, a ingestão de até 5,5 mg de cafeína por kg de peso é segura para adultos saudáveis, não conferindo efeitos adversos. Esta também foi conclusão de estudo realizado pela Toxicology pela Food and Chemical Toxicology: 400 mg de cafeína por dia em adultos saudáveis não provoca efeitos adversos cardiovasculares, ósseos e comportamentais.

E além da cafeína, as bebidas energéticas ainda trazem em sua composição carboidratos, taurina e vitaminas do complexo B. A interação destas substâncias auxiliam na capacidade de concentração e na velocidade de reação, contribuindo para um melhor estado de alerta e para a resistência física e na melhora o bem-estar.

“A combinação dos ingredientes presentes as bebidas energéticas faz com que eles atuem de forma sinérgica no metabolismo, aumentando a disposição física e mental”. Fernanda Seiffer, nutricionista da E4 agência.

A taurina é um aminoácido produzido pelo nosso corpo, em quantidades pequenas e está presente na dieta diária, por meio dos frutos do mar e carnes de aves. Ela pode ser encontrada até mesmo no leite materno. Importante ressaltar que a taurina desempenha papel importante em diversas funções fisiológicas. Atua na regulação osmótica, função imunológica e no metabolismo de glicose. Além disso, é desintoxicante, antioxidante e ajuda o bom funcionamento do coração.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários