Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revela hábitos de leitura de cada um dos Estados brasileiros

DO TEXTO:

A região Norte destaca-se com o aumento de número de livros lidos por habitante nos últimos três meses

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – conhecida como o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, promovida pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibope Inteligência – chega à sua Quarta Edição. Entre as novidades apresentadas neste novo levantamento, está o número de livros lidos nos últimos três meses e o perfil do leitor de livros digitais de cada uma das regiões do país.

De acordo com estudos do Instituto Pró-Livro (IPL), as regiões brasileiras, com exceção do Nordeste, obtiveram um considerável aumento no número de leitores*. Na Terceira Edição da Pesquisa, o Centro-Oeste liderava o número de leitores por região com 53%. Nesta última edição, o melhor percentual passou a ser o da região Sudeste, com 61%. A região Centro-Oeste caiu para a segunda posição com 57%, e a região Norte ultrapassou a região Nordeste – alcançando o terceiro lugar – com 53%. 


* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Perfil do leitor e do não leitor.

A pesquisa aponta que a região Sudeste apresenta o maior índice de livros lidos (inteiro ou em partes) nos últimos três meses, com um total de 2,98 – índice que ultrapassa a média nacional de 2,54. O Centro-Oeste fica como em segundo lugar, com 2,52; o Norte, com 2,44; o Nordeste, com 2,15; e o Sul, com 2,05. Em 2011, o Centro-Oeste apresentava uma média de 2,12, seguido do Nordeste com 2,00, do Sudeste com 1,84, do Sul com 1,68 e do Norte com 1,51. 


 * Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Média de livros lidos nos últimos três meses: por região.

Em relação à escolaridade por região, as regiões Sul e Sudeste despontam com 16% dos entrevistados com nível superior. Em segundo lugar ficam as regiões Nordeste e Centro-Oeste, com 11% cada uma. Embora o Norte fique em último com apenas 9% dos entrevistados com nível superior (ver tabela a seguir), a região teve um crescimento significativo de leitores de 2011 para 2015, passando de 47% para 53%, como mostra o gráfico do país por região na página anterior.


* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Perfil de amostra: escolaridade por região.
** A variação nos índices de leitores e livros lidos apresentada no estudo de 2015, sobretudo nas regiões Norte e Centro-Oeste, pode ser decorrente das alterações populacionais sofridas nestas áreas nos últimos anos.

Livros digitais
Outro índice que apresenta sensível alteração de acordo com a região do país é o número de leitores de livros digitais. Atualmente o Sudeste atinge o topo da lista com mais leitores deste tipo de mídia (48%), seguido do Nordeste (23%), depois Sul (12%), Centro-Oeste (10%) e Norte (7%). 


* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Já leram algum livro digital (539) – Perfil do leitor de livro digital.

A nova pesquisa aponta ainda que a maioria dos leitores de livros eletrônicos são homens, cursando Ensino Superior e com idade entre 18 e 29 anos. Dentre os leitores de livros digitais, 91% afirmam terem lido pelo menos um livro, em papel ou digital, inteiro ou em parte, nos últimos três meses, e 61% declararam “gostar muito” de ler. Estes resultados indicam que o leitor de livros digitais é o leitor assíduo que tem passado a realizar suas leituras também no formato eletrônico.

* Segundo padrão adotado desde a pesquisa de 2007, é considerado “leitor” todo ‘aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses’.



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários