O veneno que é a compulsão alimentar

DO TEXTO:

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

É necessário entender que não se trata de fraqueza, falta de força de vontade ou indisciplina, a compulsão alimentar é um distúrbio do cérebro. Por estes motivos, é necessária a ajuda de um profissional.

Existem muitas estratégias alimentares que podem auxiliar no tratamento contra a compulsão alimentar e, sem esquecer que dietas restritivas só alimentam o ciclo vicioso. A dra. Sophie orienta que a dieta restritiva pode trazer deficiências, que pode dificultar o entendimento do próprio corpo e identificação quando está saciado, podendo causar um transtorno alimentar.

Abaixo segue o depoimento de uma paciente que sofreu de compulsão alimentar, demonstrando que a ajuda de um profissional é essencial no processo de tratamento.

Depoimento: Comer é uma celebração

Muito obrigada por tudo, dra. Sophie! Estou me sentindo muito melhor após nossas conversas. Como já lhe disse, você foi um anjo que Deus colocou no meu caminho em um momento muito especial, quando eu me sentia triste, fracassada, culpada, feia e sem forças para lutar contra as minhas compulsões. Em poucas e simples palavras, você me compreendeu sem me exigir nada.
Uma das frases que mais me marcou nas nossas conversas foi: “Até que você aguentou demais, você é forte e nem sabe disso”. Ter escutado isso renovou meus ânimos para enfrentar a “névoa negra” da compulsão.
Hoje, após tê-la encontrado, deixei de me preocupar com meu peso e comecei a apreciar o que como sem me exigir nada, e apenas anotar e apreciar. Essa mudança sutil acabou mudando tudo, e foi tão incrível que não sei nem mesmo explicar como aconteceu…só sei sentir.
Em nosso último encontro, você falou em celebração, e estou fazendo isso em cada refeição. Celebrando o alimento e agradecendo pelo dom da vida. Uma
profunda mudança de paradigma. Obrigada por tudo, de coração! 

Ana Maria


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários