Moçambique e Brasil firmam parcerias

DO TEXTO:

Timóteo Timbe

Maputo, 11 Mai (AIM) - Moçambique e Brasil assinaram hoje, em Maputo, instrumentos jurídicos no quadro da promoção e fortalecimento das relações de cooperação entre os dois países.

Os instrumentos jurídicos, com destaque para o da providência social, foram rubricados pelos ministros moçambicano dos negócios estrangeiros e cooperação, Oldemiro Balói, e das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Ferreira, de visita ao país.

Balói explicou que o acordo de providência social permitirá que os cidadãos de ambos países tenham os mesmos direitos e poderá cobrir vários domínios, como é o caso da pensão de velhice e subsídio por doença.

Esse acordo fará com que os brasileiros se sintam menos estrangeiros em Moçambique e os moçambicanos também menos estrangeiros no Brasil?, disse o governante.

Os dois governantes assinaram ainda memorandos de entendimento nas áreas político-diplomática e meio ambiente.

O chefe da diplomacia moçambicana disse ainda que o acordo sobre consultas políticas ?é uma mera formalização, pois há uma prática já consolidada entre os dois países?.

Por seu turno, Aloysio Ferreira disse que o Governo brasileiro possui um vasto leque de projectos para cooperar com Moçambique, com principal enfoque para a agricultura, gestão do meio ambiente, gestão .recursos naturais e desenvolvimento rural.

A assinatura dos memorandos acontece no quadro da visita de dois dias que o ministro das Relações Exteriores do Brasil efectua a Moçambique desde hoje.

Na Sexta-feira, Ferreira participa na inauguração do Corredor Logístico de Nacala, na província de Nampula, região norte do país. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários