Japonesa Marubeni abre filial em Portugal

DO TEXTO:

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

Lisboa, 26 de maio de 2017. A Marubeni Corporation abriu uma filial em Lisboa no passado dia 5 de abril. A cerimónia oficial será na próxima terça-feira, às 18h30, no Hotel Ritz, em Lisboa.

Na cerimónia estarão presentes o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, o Presidente e CEO da Marubeni, Fumiya Kokubu, o Embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, e o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

A Marubeni é uma multinacional japonesa com um volume de negócios de 90 mil milhões de euros e quase 40 mil trabalhadores. Desde 2013, a Marubeni tem feito vários investimentos em Portugal, acompanhados pela AICEP, nas áreas da energia, águas e distribuição de gás, ultrapassando os 400 milhões de euros. Por exemplo, a Marubeni detém atualmente 19% da produção de energia elétrica em Portugal, uma participação de relevo na Galp e a distribuição das águas em 14 municípios, nomeadamente Cascais, Setúbal, Gondomar e Tavira.

Com a abertura desta filial em Lisboa, a Marubeni demonstra o seu compromisso com o mercado português, prevendo-se que continue a expandir as suas áreas de negócio e a investir em Portugal.

“Estamos muito felizes com o progresso da nossa estratégia de investimentos em Portugal. Com o estabelecimento de uma filial em Lisboa e trabalhando com os nossos parceiros portugueses, queremos contribuir para o aprofundar das relações entre Portugal e o Japão”, afirma o Presidente & CEO da Marubeni, Fumiya Kokubu.

“A aposta da multinacional Marubeni em Portugal é um bom exemplo da crescente atratividade e das qualidades únicas do nosso país enquanto destino de investimento estrangeiro. A AICEP estará sempre na linha da frente no apoio a estes projetos que reforçam a notoriedade de Portugal no mundo dos investidores”, afirma o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

A Marubeni está ainda a desenvolver parcerias com importantes empresas portuguesas para expandir as suas operações em Portugal e nos países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, nomeadamente Brasil, Angola e Moçambique.

De facto, Portugal também servirá como plataforma para reforçar a presença da multinacional japonesa nos mercados africanos e sul-americanos. Portugal é visto pela multinacional japonesa como plataforma estratégica, ligando a Europa, às Américas e África, sendo uma boa porta de entrada para a União Europeia, com uma população de 500 milhões, bem como para os países da CPLP, com um mercado de consumidores de 250 milhões.

Os laços históricos e a forte ligação entre Portugal e o Japão também foram tidos em conta pela Marubeni na hora de decidir abrir uma nova filial. Com mais de 150 anos de atividade (fundada em 1858), a Marubeni é uma sogo-shosha – grupo empresarial que surge no Japão a partir de empresas de trading - que atua em cinco áreas fundamentais: sector alimentar e produtos de consumo; químicos e produtos florestais; sector energético e metais; transportes e maquinaria industrial.

Filial da Marubeni Corporation em Portugal:
Morada:              

Tivoli Fórum - Edifício B-6º E, 6º Andar, Avenida da Liberdade nº 180,

Lisboa, Portugal

Investimentos da Marubeni em Portugal:

2013:     Aquisição de 50% dos ativos em energias renováveis e termais do GDF Suez of France (agora ENGIE)


2014:     Aquisição da maior empresa de serviços de águas de Portugal, a Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, S.A. (“AGS”), com a Innovation Network Corporation of Japan (“INCJ”).


2016:     Aquisição de 22,5% de acções da Galp Galp Gás Natural Distribuição, S.A. (“GGND”), a subsidiária de distribuição de gás da maior empresa de energia portuguesa, a Galp Energia, SGPS, S.A., com a Toho Gas.



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários