Diálogos Transformadores debate o uso consciente das tecnologias

DO TEXTO:

Com patrocínio da Vivo e transmissão por streaming, evento reúne especialistas para discutir sobre os caminhos e a conscientização para o melhor uso da tecnologia e internet

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

São Paulo, 26 de maio de 2017 – Com o tema "Tecnologia e Internet: Uso Responsável", os especialistas Rodrigo Nejm, psicólogo diretor de educação da SaferNet Brasil e Rodrigo Baggio, fundador da ONG Recode, juntamente com Rose Leonel, criadora da ONG Marias da Internet, debatem nesta terça-feira (30), às 16h, os caminhos e a conscientização para o melhor uso das tecnologias. O evento acontece no auditório da Folha, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pela TV Folha(http://aovivo.folha.uol.com.br/2017/05/30/5195-aovivo.shtml). A iniciativa, que integra a série Diálogos Transformadores, promovida pelo jornal Folha de São Paulo e pela Ashoka, organização de apoio aos empreendedores sociais, tem nesta edição o patrocínio exclusivo da Vivo, primeira empresa do setor a promover o uso consciente das tecnologias por meio de um portal de conteúdo exclusivo, o Dialogando (dialogando.com.br).

“Acreditamos que o diálogo entre diferentes pontos de vista ajuda o cidadão a refletir sobre o melhor uso das tecnologias neste mundo multiconectado e contribui para sensibilizar e tornar nossa sociedade mais justa e inclusiva”, revela a responsável pela área de sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. Ainda de acordo com a executiva, “a iniciativa reforça o compromisso da Vivo em promover o consumo consciente de seus produtos e serviços”. A operadora é líder em telecomunicações no País, com cerca de 100 milhões de acessos. Por meio de sua plataforma digital Dialogando, a empresa aborda os mais diferentes temas em torno dos mecanismos digitais, como inovação, comportamento, segurança, educação, entretenimento e sustentabilidade. Além do Brasil, a plataforma está presente em países como Espanha, Equador, México, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Nicarágua, Guatemala e Panamá e recentemente foi reconhecida pela revista espanhola Actualidad Económica, como uma das 100 Melhores Ideias de 2017.

Para Rodrigo Nejm, diretor de Educação da ONG Safernet e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos debatedores do Painel Diálogos Transformadores, “O diálogo entre os diferentes setores e entre as diferentes gerações é vital para podermos construir ambientes digitais cada vez mais seguros. Um dos desafios é conciliar a promoção do uso seguro com a garantia das liberdades, também na internet, estimulando boas escolhas a partir de uma apropriação cidadã dos novos recursos digitais”. A ONG Safernet é referência no enfrentamento aos crimes e violações dos direitos humanos na Internet, mantendo o Canal Nacional de Denúncias (www.denuncie.org.br) e o Canal de ajuda para violações on-line (www.canaldeajuda.org.br). Além de realizar formação de educadores, articulação multissetorial e campanhas nacionais sobre o tema, a organização também atua no estímulo à participação direta de adolescentes e jovens na busca de melhores alternativas para promover o uso consciente e seguro da Internet. Atualmente 79% dos jovens entre 9 e 17 anos utilizam a internet no País, de acordo com pesquisa realizada pela TIC Kids Brasil.

O evento inclui ainda um debate com Renato Opice Blum, advogado especialista em direito digital, e Beth Veloso, consultora da Câmara dos Deputados para a área de ciência, tecnologia, comunicação e informática. Também participam com casos inspiradores Kamila Brito, criadora do Barco Hacker, que usa a tecnologia como ferramenta de conexão entre pessoas de comunidades ribeirinhas da Amazônia, e Michael Kapps, sócio do Tá.Na.Hora Saúde Digital, que atua em parceria com o poder público e empresas privadas para informar, monitorar e interagir com pacientes por meio de mensagens SMS. "É mais uma iniciativa que leva a excelência editorial da Folha para uma série de conteúdos multimídia sobre um tema tão relevante quanto o uso responsável de tecnologia e internet em plena revolução digital ", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal. 



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários