Dia das Mães: Como lidar com o início da vida escolar dos filhos?

DO TEXTO:


Psicóloga esclarece os principais medos das mães e como passar por essa nova fase de forma equilibrada


                                                                                                                          
Alda jesus
Portal Splish Splash


É difícil para algumas mães entenderem que os filhos irão crescer. Conforme se desenvolvem, ganham autonomia e independência, sendo comum o coração de mãe ficar dividido: de um lado a gratidão por contribuir para o crescimento e do outro a percepção de que cada vez mais vão se desprender e seguir em frente. De acordo com a psicóloga do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Yara Satie dos Santos, o início da vida escolar da criança é um desses momentos impactantes para uma mãe. “Os filhos estão começando na escola cada vez mais cedo, em função de fatores sociais, familiares e econômicos, por isso muitas mães relutam em aceitar e permitir que seus filhos tenham independência emocional”, analisa.


Para viver essa nova etapa de maneira menos conflituosa, o ideal é a família incentivar a autosegurança nas crianças para enfrentamento de desafios desde bebês, assim se sentirão capazes de resolver sozinhos novas situações. “Não é raro crianças demonstrarem recusa ao ambiente escolar, chorarem ao se despedirem e serem encontradas sorridentes na saída da escola. Tudo faz parte do período de adaptação. Os pais não devem induzir respostas do filho como forma de justificar a própria recusa de vê-lo bem com outras pessoas. Somente quando maiores é que conseguem se expressar e dizer o motivo de não gostarem da escola, cabendo aos pais analisar o que realmente está acontecendo”, explica a especialista.


Segundo Yara é essencial que a escolha da escola leve em consideração o perfil da criança, “É um momento de muitas dúvidas e preocupações, então é importante visitar várias instituições, solicitar indicações aos mais próximos, priorizar em locais de fácil acesso para que a criança não se canse no percurso da casa ao colégio, que o ambiente seja seguro, agradável e adequado à faixa etária do filho”, aconselha.


Um fator que contribui para o relacionamento da criança com colegas de diversas idades é o transporte escolar. Muitos pais não têm disponibilidade de levar e buscar seus filhos, de tal forma a contratação de peruas escolares é bastante comum. De acordo com a especialista, além das experiências de convício social, ainda aprendem a dividir o espaço e cuidar de seus pertences.


Importante lembrar que cada escola tem formas diferentes de planejar o início de novos alunos. Algumas possuem um período de adaptação, em que é permitido que o adulto participe da rotina e gradativamente vá permanecendo menos tempo com a criança. Outras não oferecem essa possibilidade. “Cabe aos pais preparem os filhos para reconhecerem suas capacidades para o enfrentamento do novo. Confie nos exemplos e ensinamentos oferecidos a eles. O amor que as crianças têm pelos pais não mudará mesmo que elas sejam independentes”, finaliza.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários