Camané abre Experimenta Portugal 2017 na capital paulista

DO TEXTO:

Um show com o fadista Camané, um dos artistas mais representativos da música portuguesa contemporânea, abre, neste domingo, 21, em São Paulo, a edição do Experimenta Portugal 2017, a terceira promovida pelo Consulado Geral de Portugal. Ao longo de junho, vários eventos irão mostrar o Portugal atual e os laços entre os dois países.

Roseli Lopes

O evento, gratuito, acontece no Teatro Municipal, às 18 horas, e é resultado de uma parceria do Consulado com a Prefeitura paulista.  Admirador declarado de Tom Jobim, o cantor, tido como “a voz do fado”, apresentará seus maiores sucessos como Sei de um Rio, Complicadíssima teia ou a Gerra das Rosas, entre outros. Seu mais recente álbum, Infinito Presente, foi lançado em 2015.

A terceira edição do Experimenta Portugal terá foco voltado para a arte e a cultura, com várias atrações na cidade durante o mês de junho, algumas até o segundo semestre. “É uma festa para a comunidade portuguesa, mas é também uma festa para celebrar a luso-brasilidade”, diz Paulo Lopes Lourenço, cônsul geral de Portugal em São Paulo.

Para o diplomata, os dois países vivem, hoje, um momento único e o objetivo do evento é, por meio das várias atrações que oferecerá, que vão da música à gastronomia, passando pelas artes visuais, plásticas e literatura, aproximar, cada vez mais, Brasil e Portugal. “Queremos revelar essa afinidade crescente”, conclui.

Na música, além do fadista Camané, a cantora Gisela João também se apresentará no Teatro Municipal, no dia 10 de Junho, data em que é comemorado o Dia de Portugal. Será também no mesmo espaço que, no dia 28 de junho, estará se apresentando o maestro José Eduardo Martins,  num recital de piano com composições brasileiras.

Além da música, o Experimenta Portugal deste ano abre, dia 11 de junho, as exposições “Tempo: ilusão imprecisa”, na Sala Fernando Pessoa, e “Obras de E.M. de Melo e Castro na coleção da Fundação Serralves”, que traz trabalhos do poeta português Ernesto de Melo e Castro, da coleção da Fundação Serralves, no Porto. A exposição destaca a poesia experimental de Melo e Castro, nome consagrado na poesia, com obras publicadas não apenas em Portugal, mas também no Brasil, produzida entre as décadas de 1950 e 1970. Estas exposições poderão ser vistas até 5 de agosto.

Ainda no dia 11 de junho, a Pinacoteca do Estado inaugura a exposição “Coleção em Diálogo: Museu Nacional Sores dos Reis e Pinacoteca”, na Pinacoteca do Estado. As obras fazem parte  do acervo do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, dentro do Palácio das Carrancas. No dia 10, Portugal é o homenageado. Até o dia 12, a programação inclui  o XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas. O evento é um programa de ações culturais entre conferências, debates, música, literatura e visitas e museus-casas na capital paulista.  

De 9 a 11 de junho é a vez da gastronomia. No Shopping JK Iguatemi, o Vinhos de Portugal oferece a oportunidade de degustação de vinhos de 64 produtores, com mais de 400 rótulos. O evento terá a presença do bondinho elétrico “Prazeres 28”, cartão-postal de Portugal que levará o visitante numa viagem interativa pelas ruas e Lisboa, passando por regiões vinícolas. Entre os dias 13 e 23 de junho o bonde tem parada marcada no Viaduto do Chá.

No dia 23 de junho, o escritor português Gonçalo M. Tavares fará a palestra  “Literatura, imaginação e realidade”, no Unibes Cultural, realizada em parceria com o Prêmio Oceanos. Em destaque, dois romances do autor que estarão sendo discutidos sob a perspectiva da linguagem, política e da relação da literatura contemporânea com a história do século XX. Confira a seguir a programação completa da terceira edição do Experimenta Portugal.  

SERVIÇO:

21/05 – Show do fadista Camané, no Teatro Municipal, às 18 horas. Grátis. Os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro.

09/06 a 11/06 – Vinhos de Portugal, no shopping JK Iguatemi

10/06 – Concerto de Gisela João, no Teatro  Municipal.

10/06 a 12/06 – XI encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, na Pinacoteca do Estado.

11/06 a 05/08 – Exposição Tempo: ilusão imprecisa. Obras de E.M. de Melo e Castro, na coleção da Fundação Serralves, no Consulado Geral de Portugal.

11/06 a 16/10 – Exposição Coleção em diálogo: Museu Nacional Soares dos Reis e Pinacoteca, na Pinacoteca do Estado.

13/06 a 23/03 – Exposição do Bondinho Prazeres 28, no Viaduto do Chá.

23/06 – Palestra Literatura, imaginação e realidade, no Unibes Cultural

28/06 – Recital de piano de José Eduardo Martins, no Teatro Municipal.




POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários