Biblioteca da UFSCar ganha Espaço HQ com cerca de 5 mil livros

DO TEXTO:
Espaço HQ da biblioteca UFSCAR
Felipe Shikama 

Coleções completas de quadrinhos clássicos, como Batman - O cavaleiro das trevas, Homem-aranha e Super-homem, e raros, como Heróis da TV, Watchmen e Jóias dos infinitos (dos Vingadores) estão entre os mais de 5 mil volumes doados pelo professor André Cordeiro Alves dos Santos à biblioteca do campus da UFSCar Sorocaba (Rodovia João Leme dos Santos, km 110). 

O acervo deu origem ao recém-inaugurado Espaço HQ, que pode ser consultado pelo público em geral de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 14h30 e das 18h às 21h30. 
  
Professor do departamento de Biologia do campus, André comenta que comprou o primeiro quadrinho em 1986, em uma banca da avenida Paulista, e não parou mais. A "difícil decisão" de desapegar das revistas, como ele mesmo admite, ocorreu em 2013, e foi justificada pela a falta de espaço em casa e pelo risco de deterioração do material ameaçado pelas traças. 

"Pensei em vender [o acervo], mas doar foi a melhor opção. É melhor formar novos leitores", disse, citando que após doar todos os exemplares, há 4 anos, iniciou uma nova coleção que, futuramente, pretende mais uma vez doar à universidade. 
  
O Espaço HQ da biblioteca foi inaugurado oficialmente no dia 19 de abril e conta com um acervo de mais de 5 mil quadrinhos, em sua maioria das editoras DC Comics e Marvel. 

"Mas também tem títulos raros, europeus, que eu nem me lembrava mais", brinca o professor. "Eu doei, mas sei que serão bem cuidados. Inclusive estou tentando convencer outros colecionadores a fazer o mesmo", completou. 
  
Desde 2013, quando Cordeiro entregou as mais de 30 caixas recheadas com os quadrinhos, a equipe da biblioteca, juntamente com bolsistas e estagiários, realizou uma série de tarefas para organizar o espaço e preparar a coleção para apresentá-la ao público como higienização mecânica de todos os fascículos, identificação das coleções e digitalização das capas. 

A equipe técnica da biblioteca também confeccionou envelopes de papel com PH neutro para preservação dos quadrinhos e catalogou todo o acervo software Pergamum que pode ser acessado livremente no site ww.pergamum.ufscar.br. 
  
De acordo com a bibliotecária Rute Figueiredo, diretora da biblioteca do campus, com a inauguração do Espaço HQ (que foi carinhosamente decorado com origamis 3D dos personagens dos quadrinhos), a biblioteca se torna uma das poucas bibliotecas universitárias do Brasil a possuir e conservar uma coleção de quadrinhos com esta amplitude e se coloca no mesmo patamar de bibliotecas internacionais no que diz respeito ao tratamento e recuperação de coleções por meio de catálogos eletrônicos. 
  
Além de entreter os amantes de histórias em quadrinho, André Cordeiro acredita que o acervo também poderá ser objeto de inúmeras pesquisas acadêmicas nas áreas de comunicação, cultura e educação. "Inclusive já tem gente usando [o acervo] para pesquisa científica. Com base nesse material, o aluno está investigando como é a visão dos cientistas dentro dos quadrinhos", complementa. 

In:http://www.jornalcruzeiro.com.br


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários