100 novas sessões do Dengue Experience serão abertas na segunda-feira

DO TEXTO:
Ação educativa de escape room gratuita da Sanofi Pasteur em São Paulo tem mais quinze dias abertos para inscrições. Jogo focado na Dengue é importante ferramenta para alertar sobre os riscos e severidades da doença!

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Na segunda-feira, dia 22 de maio, às 11h, abrem 100 novas sessões gratuitas do Dengue Experience, primeiro escape room do Brasil dedicado à educação e ao engajamento da população em uma causa: prevenção à Dengue. Forme o seu time (de quatro a seis pessoas), faça a sua inscrição pela fanpage Barreira Contra Dengue e venha fazer parte dessa luta na erradicação da doença.

Apesar de já conhecida da população, a Dengue segue apresentando números alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2014 para 2015 o volume de casos triplicou, passou de cerca de 590 mil para 1,6 milhão (quando foi registrada uma das maiores epidemias da doença no Brasil). Em 2016, foram 1,5 milhão de infectados, totalizando em torno de 3,2 milhões de casos no último biênio*.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que nos últimos 50 anos, a dengue aumentou em 30 vezes e se tornou endêmica em 128 países. O Brasil é um dos mais atingidos pela doença no mundo. Os primeiros relatos de casos de dengue em território brasileiro datam do século 19. Mas foi na década de 80 do século 20, mais especificamente em 1986, que o Rio de Janeiro e algumas capitais do Nordeste enfrentaram as primeiras epidemias da doença. Em trinta anos, a dengue se espalhou por todo o País e está presente em todas as regiões.

Batizado de Dengue Experience, o projeto faz parte da ação global #barreiracontradengue (Be a Wall), que tem como objetivo educar e engajar populações de países endêmicos sobre a importância de se proteger contra a doença. A campanha mostra que o mosquito Aedes aegypti não é o único vilão quando se trata de dengue, pois é apenas o transmissor da doença, no entanto, cabe a cada um buscar a proteção e evitar que outras pessoas se contaminem, tornando-se, assim, uma barreira contra a dengue.
A ação e a campanha são iniciativas da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi. "Por meio de um jogo desafiante, as pessoas encontrarão no Dengue Experience informações muito importantes sobre a dengue, uma doença que mata milhares de pessoas em todo o mundo anualmente. Apostamos no entretenimento, para comunicar, educar e engajar", afirma Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur.

Para materializar esse projeto, a companhia recorreu ao 60 Minutos Escape Rooms, uma das principais casas do segmento no país, para desenvolver um desafio que pudesse passar informações fundamentais para que as pessoas pudessem mudar sua percepção sobre a doença e entendessem a sua gravidade se tornando não apenas cidadãos mais conscientes, mas defensores da causa.
Assim, nasceu o Dengue Experience.

O jogo
"Dr. Eurides é um dos mais importantes pesquisadores do país. Há décadas dedica seus esforços às pesquisas sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti. Seu trabalho é reconhecido como fundamental para uma possível solução da epidemia. Paralelamente às pesquisas, Dr. Eurides acompanha alguns pacientes com dengue em seu consultório, onde conta com a ajuda de sua assistente, Amélie. Nesta semana, Dr. Eurides participa de um congresso sobre dengue fora do país. Você e seus vizinhos notaram o movimento de pessoas estranhas entrando e saindo do consultório em horários fora do usual e avisaram a esposa do Doutor. Ao se aproximar para verificar, ela ouviu Amélie sussurrando ao telefone sobre não encontrar o material da pesquisa, valores altíssimos e uma ideia de fuga para o Uruguai. A pedido da esposa do Dr. Eurides, vocês, que sabem da importância do trabalho dele, bolaram um plano mirabolante: ligaram para o consultório avisando que a casa de Amélie estava em chamas. Ela saiu às pressas para verificar. Agora, vocês têm 60 minutos para entrar no consultório e encontrar a pesquisa antes que Amélie perceba que foi enganada e volte com seus comparsas."
                 
O desafio foi desenvolvido para ser jogado por grupos de quatro a seis pessoas e, em como em todo escape room, é composto por diversos enigmas que levam à prova final, nesse caso os participantes precisam encontrar a pesquisa sobre a dengue e sair do consultório antes da secretária voltar. Tudo isso em 60 minutos.

O Dengue Experience ficará disponível para a população até o final de julho. Para a inscrição, o participante deverá acessar a FanPage do Facebook da ação www.fb.com/barreiracontradengue (#barreiracontradengue). 

SERVIÇO
Dengue Experience (escape room)
Local: 60 Minutos Escape Room
Endereço: Rua Vieira de Morais, 1438, Campo Belo
Data: até o final de julho
Horário: 9h30 às 21h30





POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários