Tema de Concurso Literário Infantil desperta o sentimento de patriotismo e cidadania nos pequenos escritores

DO TEXTO:

Prêmio Espantaxim 2016 será entregue no próximo dia 6 e premiará crianças que escreveram sobre o tema “Brasil: Gigante pela própria natureza”


                                                                                                                                    
Alda jesus
Portal Splish Splash


Os vencedores e selecionados do “IV Concurso Nacional Literário Infantil” vão passar momentos mágicos e muito especiais junto com seus familiares, colegas e professores. Eles virão de várias cidades do país para receber o troféu do “Prêmio Espantaxim 2016”, no dia 6/05, em um dos pontos turísticos de São Paulo, o Masp. O troféu será entregue pela autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim.


A 4ª edição do Concurso foi um sucesso e recebeu 3.400 obras, de cerca de 80 escolas, de 10 Estados brasileiros. Participaram alunos de 7 a 12 anos, de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país.


Com o tema “Brasil: Gigante pela própria natureza”, a autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim, teve como objetivo despertar o sentimento de patriotismo e cidadania, e desviar o foco das crianças para o lado positivo do Brasil, as belezas naturais e riquezas culturais de nosso país. Assim como, incentivar a escrita e a leitura, e estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos.

Vencedores e Selecionados


O Concurso teve 25 vencedores entre as categorias mensagem, redação e poesia, e 4 vencedores Destaque, entre as categorias originalidade, criatividade e carta, além de 3 participações surpresa. Também foram selecionados mais 178 trabalhos para fazerem parte da “IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, um livro especial onde são publicados os textos originais com a letra das crianças, e digitados após terem sido devidamente revisados pela nova ortografia da língua portuguesa. Ao todo, nessa edição, 210 textos estarão nesse livro.

Prefácio assinado por Viviane Senna


Para assinar o prefácio da “IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, Dulce convidou a psicóloga e empresária brasileira Viviane Senna, irmã do piloto tricampeão mundial Ayrton Senna. “Para nós é uma honra ter a Viviane Senna participando de nossa antologia. Ela é engajada em causas muito nobres de políticas de desenvolvimento humano, principalmente as que envolvem a educação. Admiramos seu trabalho e dedicação às crianças e adolescentes”, diz Dulce. Viviane é presidente do Instituto Ayrton Senna.


Outro destaque da Antologia é o texto escrito por Bianca Schwam Auriemo, que representará o olhar objetivo dos jovens escritores.

Premiação


Os vencedores receberão o disputado troféu do Prêmio Espantaxim 2016, três exemplares da IV Antologia, a coleção de livros e Cd´s do Projeto e o tão esperado boneco do personagem Espantaxim, o líder da Turminha.


Os selecionados também receberão três exemplares da Antologia e o boneco do Espantaxim. As escolas que tiveram o maior número de trabalhos de alunos selecionados para compor a Antologia serão premiadas com o Troféu Espantaxim 2016 e exemplares da antologia.


A Cerimônia de entrega do “Prêmio Espantaxim 2016” será no dia 6/05, às 15h, no Teatro do MASP.


**O evento será apenas para convidados, familiares e professores dos alunos vencedores.


Sobre o Projeto Espantaxim: No site do projeto é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores. É só acessar www.espantaxim.com.br. Mais informações também podem ser encontradas nas redes sociais: www.facebook.com/espantaxim e

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários