Peneda-Gerês Trail Adventure® mostra beleza do território

DO TEXTO:

Inscritos atletas de 22 nacionalidades, oriundos dos ‘quatro cantos do Mundo’

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


A 3ª edição da maior aventura do trail alguma vez realizada em Portugal, o Peneda-Gerês Trail Adventure®, passa por Melgaço no dia 10 de abril. O Trail, organização da Carlos Sá Nature Events, em parceria com a ADERE e com os cinco Municípios do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG) - nomeadamente Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, arranca este sábado, 08 de abril, em Ponte da Barca, e termina no dia 14 de abril, na vila do Gerês: conta com 22 nacionalidades presentes, oriundas dos quatro cantos do Mundo, como do Japão, Singapura, Nova Zelândia, Rússia, Argentina, Chile, Colômbia, EUA, entre outros locais.

Este ano a prova desenrolar-se-á em sete ou quatro etapas, ao longo de sete ou quatro dias respetivamente, durante os quais os atletas poderão apreciar e usufruir das belezas singulares do único parque nacional de Portugal porque foi para isso que Carlos Sá idealizou e concretizou o evento: para mostrar ao mundo as potencialidades do PNPG, parte da reserva natural da Biosfera. Os participantes passarão pelos mais belos e inóspitos recantos do Gerês, sempre emoldurados por uma fauna e flora únicas. O PGTA 7 dias decorrerá de 8 a 14 de abril: com duas provas em simultâneo permitirá percorrer 220 km ou, em alternativa, apenas 115km na versão de Starter/Trekking. O PGTA 4 dias decorrerá de 8 a 11 de abril: com duas provas em simultâneo permitirá percorrer 125 km ou, em alternativa, apenas 70 km na versão Starter/Trekking. Em Melgaço, os atletas têm ponto de partida às 10h00 na Branda da Aveleira, percorrendo 11 km até chegarem à meta: Largo Hermenegildo Solheiro (12h30).
 

Como nas edições anteriores, a vertente solidária também estará presente na edição deste ano do Peneda-Gerês Trail Adventure. O PGTA Solidário, que contará com três Caminhadas Solidárias (dia 8 de abril em Ponte da Barca, dia 9 em Arcos de Valdevez e dia 14 na Vila do Gerês), permitirá aos participantes conhecer locais únicos e ao mesmo tempo contribuir solidariamente com o valor da sua inscrição para os Bombeiros Voluntários das localidades referidas. Uma forma de a organização agraciar o trabalho das instituições que tanto contribuem para conservar a riqueza natural dos PNPG, do País. No dia 14 de abril haverá também uma prova aberta ao público, de 25km, que se desenrolará em simultâneo com a 7ª e última etapa do PGTA 7 dias.

Existe também um programa para os acompanhantes dos atletas. Em Melgaço terão a oportunidade de visitar a Adega Quinta de Soalheiro, ficando a conhecer todo o sistema de produção do vinho Alvarinho, e a Quinta de Folga, onde lhe será transmitida informação sobre o fumeiro tradicional de Melgaço; visitar as termas de Melgaço; de fazer uma pequena caminhada de 5 Km até ao centro de Melgaço; e de visitar o Castelo e museus no centro de Melgaço.

O evento promove toda a região e conta com o apoio do Turismo Porto e Norte bem como das forças de proteção e socorro e ainda de muitas associações e juntas de freguesias locais! De ano para ano tem cativado cada vez mais pessoas, e de vários países. A nacionalidade mais representada, depois de Portugal, será o Brasil com mais de 70 atletas. Os números comprovam a aposta da Carlos Sá Nature Events® na internacionalização dos seus eventos, mostrando ao Mundo o melhor que Portugal tem para oferecer no que respeita ao Turismo Ativo e desportos de Natureza.

Para os que não conseguiram participar este ano, já é possível fazer uma pré-inscrição (info@carlossanatureevents.com) para o PGTA 2018, que decorrerá de 12 a 19 de maio, com uma etapa além-fronteiras: Portugal e Espanha.

Programa em www.carlossanatureevents.com. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários