Onde a segurança virtual se une à ciência e à arte: Eugene Kaspersky retorna da primeira expedição Antarctic Biennale

DO TEXTO:
O Glaciator na Antártida

O artista argentino Joaquín Fargas foi inspirado pela Kaspersky Lab a criar o Glaciator, um robô que ajuda a acelerar a formação de geleiras

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash 

 
São Paulo, 31 de março de 2017 –Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, acaba de voltar da primeira expedição Antarctic Biennale – uma jornada criativa que reuniu artistas, pesquisadores, visionários da tecnologia e filósofos em busca de um futuro cultural universal para a Antártida. Cada membro da expedição foi testemunha e colaborou intensamente no processo de criação artística.

A expedição artística patrocinada pela UNESCO teve início em 17 de março em Ushuaia, a cidade mais ao sul do planeta, e durou 12 dias. Os participantes sabiam dos desafios que os esperavam, mas, nos primeiros dias a bordo, o mar revolto na passagem de Drake causou estragos com enjoos, e a programação das apresentações e discussões a bordo tiveram de ser reorganizadas.

 Vista da Antártida do barco da Biennale

Vista da Antártida do barco da BiennaleNo entanto, depois que o navio cruzou o Círculo Polar Antártico, o mar ficou calmo e a beleza estática da Antártida tornou-se aparente e impressionou todos a bordo. Os icebergs luminosos, as montanhas e a terra de branco puro que se estendiam até o horizonte, além da vida selvagem única, serviram de inspiração enquanto os artistas pensavam no futuro da humanidade e no papel da Antártida nesse futuro, na qual eles traduziram em espetáculos e objetos de arte únicos.

Além de ser patrocinador geral da Antarctic Biennale, a Kaspersky Lab também teve uma contribuição especial no projeto. Nossa missão de salvar o mundo inspirou o artista e engenheiro argentino Joaquín Fargas a criar o Glaciator, um robô com a missão de manter a Terra a salvo dos vírus – não no ciberespaço, mas os que ficam congelados no gelo permanente do subsolo da Antártida. O Glaciator pisa na neve para compactá-la, recebendo o apelido de “Firn-Maker”. “Firn” é o estado intermediário entre a neve e o gelo das geleiras. Esse processo contribui para acelerar a formação das geleiras. Apesar da falta de conexão com a Internet tornar a Antártida um dos lugares mais seguros da Terra em termos de cibersegurança, não corremos nenhum risco: o Glaciator é protegido pelo software de segurança da Kaspersky Lab.

Ao comentar sobre sua viagem para a Antártida com a Biennale, Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, disse: “O progresso da humanidade depende de um confronto contínuo entre o pensamento progressivo e o pensamento prático. Essa é uma coexistência saudável e natural, que nos permite ir além dos limites existentes e abrir novos horizontes. A Antarctic Biennale é um evento único, que associa arte, filosofia e ciência para inspirar pessoas de diversas culturas a ajudar a moldar o futuro da humanidade. Ela combina de maneira elegante áreas aparentemente incompatíveis e as sobrepõe à arte para criar ideias perturbadoras que visam explorar o desconhecido – para tornar nossas vidas melhores e melhor equilibradas. Estamos orgulhosos por nossa parceria global com esse projeto e ainda mais felizes por contribuir com sua importante missão de tornar o mundo um lugar melhor. Talvez não seja coincidência o fato de, para nós, essa também ser a finalidade maior da cibersegurança”.

A expedição visava proporcionar uma plataforma para o diálogo intercultural e transdisciplinar sobre o futuro dos ‘espaços compartilhados’, realizar pesquisas artísticas exclusivas em locais no limite da experiência humana e criar uma base para a comunicação efetiva nesses espaços. Além dessa meta ter sido alcançada, a visão e a finalidade da expedição terão continuidade por meio das instalações criadas, já que elas encontraram novas sedes e vão inspirar o pensamento futuro nos melhores museus e centros de arte do mundo.

Sobre a Antartic Biennale
 

 A Antarctic Biennale é um projeto iniciado pelo artista, marinheiro e filósofo Alexander Ponomarev, que realizou várias expedições para a Antártida. Ponomarev organizou mais de 100 projetos, exposições e eventos artísticos. A Antarctic Biennale visa criar uma plataforma intercultural e interdisciplinar para a realização e comunicação efetiva em áreas com recursos limitados, além de restrições sociais e naturais – lugares nas fronteiras da humanidade.
Saiba mais em www.antarcticbiennale.com

Sobre a Kaspersky Lab 

A Kaspersky Lab é uma empresa global de segurança cibernética fundada em 1997. A profunda inteligência de ameaças e conhecimentos de segurança da Kaspersky Lab cria constantemente soluções e serviços de segurança para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores em todo o mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui proteção de ponta de ponta e uma série de soluções e serviços de segurança especializados em combater ameaças sofisticadas e ameaças digitais em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que mais importa para eles. Saiba mais em http://brazil.kaspersky.com/.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários