Hospital São Camilo e Sesc Ipiranga oferecem palestra sobre Alzheimer

DO TEXTO:



Com foco na Doença de Alzheimer, neurologista conscientizou sobre formas de minimizar chances de desenvolver a patologia

                                                                                                                               
Alda Jesus
Portal Splish Splash

No último dia 6 de abril, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, em parceria com o Sesc Ipiranga, ofereceu palestra gratuita alusiva ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. A apresentação, que contou com cerca de 150 participantes, trouxe o questionamento “É possível envelhecer bem?”, abordando as doenças neurológicas, com foco, principalmente no Alzheimer.

Realizada no Sesc Ipiranga, a palestra teve o objetivo de conscientizar, além de orientar sobre fatores de risco e prevenção. No ano de 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão, tema também abordado pelo Hospital São Camilo. Globalmente, estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno.

Falando sobre a Doença de Alzheimer, de acordo com Fabiano Moulin, neurologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, não existe cura para a patologia. “Os tratamentos recomendados visam estabilizar a doença e minimizar as perdas que as alterações cognitivas e comportamentais podem trazer”, afirmou.

“É fundamental que os familiares próximos e as pessoas que frequentam o cotidiano do paciente com Doença de Alzheimer tenham as devidas orientações sobre a doença, sobre o estado do paciente, sobre como pode ser a evolução e as expectativas que podem ter em relação ao doente. Isto é muito importante para diminuir expectativas infundadas ou irreais, evitando tensões de relacionamento muito prejudiciais entre os envolvidos e a deterioração da saúde mental e emocional do familiar/cuidador e do próprio paciente”, disse o neurologista.

Além de uma alimentação equilibrada, o neurologista deu dicas de como exercitar o cérebro para minimizar as chances de desenvolver a patologia. Alguns exemplos são a prática de palavras cruzadas, sudoku, leitura e meditação.

Veja cinco sinais comuns da Doença de Alzheimer:
1) Comprometimento da memória recente;
2) Comprometimento das funções cognitivas (deterioração da linguagem, da capacidade de raciocinar, fazer cálculos e outros processos);
3) Comprometimento das funções visuais e espaciais (capacidade de reconhecer objetos e suas relações no espaço e distância);
4) Distúrbios de comportamento, que podem ocasionar agressividade, depressão e alucinações;
5) Deterioração variada das atividades da vida diária;

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 685 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários