‘Festeja Lisboa’ leva música sertaneja à Europa e agita estrangeiros e brasileiros

DO TEXTO:
Maiara & Maraisa levaram a sofrência aos portugueses Foto: Roberto Moreyra
Thayná Rodrigues

Há 517 anos, um português descobriu o Brasil. Em 2017, bastaram poucos meses para Portugal descobrir a sofrência. O estilo sertanejo que virou fenômeno na música brasileira chegou à Europa e, na última sexta-feira, levou mais de sete mil pessoas à Meo Arena. No “Festeja Lisboa”, apresentaram-se nomes como Marília Mendonça, Maiara & Maraísa e Henrique & Juliano. Todos em solo europeu para uma turnê internacional pela primeira vez.

— Sofrência não tem fronteiras, minha gente! — constatou Marília, única cantora solo do evento.

Marília Mendonça põe o público para cantar Foto: Roberto Moreyra

A goiana chegou à Lisboa na última quarta-feira com direito a recepção calorosa e tumulto de fãs no aeroporto. Nas ruas e nos pontos turísticos, foi difícil passar despercebida, sem posar para selfies. Não é para menos, já que os brasileiros compõem o maior grupo de estrangeiros no país, correspondendo a 25% do número de imigrantes no local.

Tive a sorte de chegar dois dias antes do show e tirei foto com muitos brasileiros e portugueses. O calor humano foi lindo — emocionou-se Marília.

Zé Neto e Cristiano também agitaram a arena dos shows Foto: Roberto Moreyra

A Meo Arena, onde já pisaram astros mundiais, como Madonna, Pink Floyd e Aerosmith, foi arrebatada pelos cantores do interior do Brasil. Na plateia, gente que viajou de outros cantos da Europa para matar a saudade dos modões. A pernambucana Helliene da Silva, de 38 anos, encarou 850 quilômetros de estrada de Bilbao, na Espanha, até a capital portuguesa, para ver os shows.
Juntei dinheiro por quatro anos na minha ucha (cofrinho, em espanhol) para estar aqui e tentar matar a saudade de casa. Em um dia, gastei mais de 300 euros, mas valeu a pena o sacrifício — contou a brasileira, que faz bicos como manicure, cabeleireira e cuidadora de idosos na Espanha e não vê a família há seis anos: — O coração fica apertado demais!
 
Kleo Dibah & Rafael também levaram a sua sofrência a Lisboa Foto: Roberto Moreyra

Goleiro Júlio César pensa em investir em dupla

Com ingressos esgotados, o “Festeja Lisboa” recebeu milhares de anônimos e alguns famosos em sua plateia. Júlio César, ex-goleiro da seleção brasileira e atual do Benfica, de Portugal, aproveitou a folga para curtir o evento. Acompanhado da mulher, Susana Werner, e da filha Giulia, de 12 anos, fez a festa no show e no camarim dos sertanejos Henrique & Juliano. O goleiro de 37 anos não descarta investir na carreira dos amigos de Tocantins:

Essa dupla é um fenômeno, merece todo o sucesso do mundo!

Vista do interior da arena lotada Foto: Roberto Moreyra

O EXTRA também encontrou nos bastidores o comentarista esportivo Arnaldo César Coelho, e até uma sósia cearense de Simaria, da dupla com Simone.

Brincam que sou clone dela por causa do físico e do cabelo — divertia-se Geysla Karen, de 27 anos, em Lisboa há nove.

A emoção de Helliene, que juntou dinheiro para ver os shows Foto: Roberto Moreyra

Além da capital portuguesa, o festival também passou por Bruxelas, na Bélgica, e por Londres, na Inglaterra, no último fim de semana. A intenção dos produtores é realizar o evento anualmente, como ocorre no Brasil.

Emoção compartilhada


Cinco amigas portuguesas não seguraram o choro perto da grade do palco ao verem Maiara & Maraísa cantando. Cecília Madeira, de 20 anos, uma das mais emocionadas entre as estudantes, explicou as lágrimas:

Sou muito fã de música brasileira, apaixonada pelo país! Comecei a ouvir por causa do Luan Santana, de quem assisti a três shows, e a partir de então não perco nenhuma apresentação de sertanejo por aqui.
 
As gêmeas cantoras enrolaram a bandeira portuguesa das garotas no microfone. Maiara se ajoelhou no palco, tirou dezenas de selfies e também caiu no choro com o carinho do público:

Estar aqui hoje é muito especial para nós, é a realização de um sonho. Há algum tempo, penso na carreira internacional. Não que eu queira ser a Madonna, mas tenho a intenção de levar a música sertaneja para as pessoas que estão longe de casa. Isso ajuda a confortar o coração, ameniza a saudade delas.

 
A equipe do EXTRA viajou a convite da gravadora Som Livre

 
In
extra.globo.
http://extra.globo.com/tv-e-lazer/festeja-lisboa-leva-musica-sertaneja-europa-agita-estrangeiros-brasileiros-21216035.html

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários