Evento gratuito traz empoderamento feminino para a Baixada Fluminense



 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

Empoderamento feminino. Muito mais do que uma expressão, ela é a personificação da ideia de que mulheres são seres sociais equivalentes aos homens. É a busca por uma participação social relevante, pela equidade entre os gêneros. Partindo desta premissa, o evento gratuito “Empodera!”, terá a sua primeira edição realizada no dia 06 de abril (quinta-feira), no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no campus de Nilópolis. Na programação está prevista uma roda de conversa que abordará temas como autoestima, maternidade e sororidade.

O Brasil é o pior país da América Latina para se nascer mulher. O resultado vem da pesquisa realizada em 2016 pela ONG Save the Children. Isso se dá pela falta de oportunidades para as mulheres, e na Baixada não é diferente. O Empodera surge do desejo de criar um espaço presencial de reflexão, onde as mulheres sintam-se acolhidas e à vontade para compartilhar experiências e desafios que vivenciam no cotidiano. A idealizadora e coordenadora de produção do Empodera!, Larissa Corrêa, conta um pouco mais sobre o evento:

“A internet promove um grande encontro entre pessoas e foi lá que eu comecei a observar o quanto as mulheres se organizavam e eram solidárias umas com as outras, empatizando com relatos, ajudando naquilo que podiam e isso me tocou de uma forma muito significativa. O objetivo é que, a partir da troca de percepções que surgirem na nossa roda de conversa, cada mulher possa contribuir com o processo de empoderamento individual de outra, construindo uma grande teia de sororidade e acolhimento.”, explica.

Entre as convidadas para participar da roda de conversa estão a atriz, mãe e facilitadora de grupos sobre maternidade, Carolinie Figueiredo; a youtuber do canal Dona Isa, que possui mais de 60 mil assinantes, Isabella Silva; e a ativista feminista e estudante de Jornalismo, Letícia Sabbatini.


A desigualdade de gênero no Brasil e no mundo ainda é significativa e situações de assédio, violências de gênero e as desigualdades no mercado de trabalho entre homens e mulheres, infelizmente, ainda são comuns. Nesse contexto social, empoderar outra mulher é acreditar que juntas somos mais fortes e que sexo frágil é aquele que não está unido em prol de um objetivo.

O Empodera! conta com a curadoria e produção de Clariana Castro, com produção executiva de Lidiane Barreto; com a cobertura fotográfica de Anny Melo; e como assistentes de produção, Eloá Gaspar e Deise Ramos.

Serviço
Empodera!

Data: 06/04/2017
Horário: 10h
Local: Auditório do IFRJ - Campus Nilópolis
Endereço: Rua Lúcio Tavares, 1045 - Nova Cidade - Nilópolis/RJ
Entrada: Gratuita
Classificação etária: Livre
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário