Evento gratuito discute o poder do e-commerce

DO TEXTO:

Debate falará sobre crescimento do setor e os cuidados que se deve ter na parte tributária

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


O e-commerce é o setor da economia que mais cresce, isso tem atraído milhares de empresas. Porém, é preciso estar atento às questões tributárias para não ter dor de cabeça depois. Esse será um dos temas abordados durante a conferência gratuita “Dilemas corporativos Rio de Janeiro – uma visão crítica do cenário atual e soluções práticas”. Aberto ao público, o evento vai acontecer na Associação Comercial do Rio de Janeiro, no dia 17 de abril, a partir das 10h, no centro da cidade. Para participar é só se inscrever pelo e-mail conselhosconf@acrj.org.br. 
Apesar dos tempos de recessão, o e-commerce brasileiro foi o campo econômico que se mostrou imbatível. Dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) faturou-se o total de R$ 53,4 bilhões em 2016, crescimento de 11% em relação a 2015. Para 2017, a previsão é que alcance R$ 59,9 bilhões.

Para o reestruturador de empresas Júlio Correia Neto, palestrante e mediador do debate, a força dessa modalidade está na facilidade de se obter presença global, tornando muitas vezes irrelevante o fator ponto comercial, já que qualquer pessoa conectada à internet é um “cliente em potencial”.

- Não tem como negar o poder desse setor. É só observar a força que ele possui para atrair novos empreendimentos, assim como diversas startups. Isso sem contar as cifras crescentes movimentadas a cada ano - ressalta.

O especialista lembra os empreendedores que o varejo virtual envolve diversos fatores que merecem atenção, como o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), substituição tributária do ICMS, Difal em operações interestaduais, Documentos de Arrecadação, Convênios entre estados entre outros. “É fundamental conhecer a fundo a legislação comercial e tributária”.
 

- Para que os empresários possam crescer e evitar de dores de cabeça, precisam também ficar atentos aos aspectos tributários envolvidos. Isso se torna imprescindível em um país com leis extensas e complexas - relata.

O debate é uma iniciativa organizada por Júlio Correia Neto, Carlos Salles, Jean Gigante e Dr. Luiz Barroso Felizardo e conta com o apoio dos Conselhos Empresarias da ACRIO de Assuntos Jurídicos; de Comércio e Serviços; e de Pequena e Média Empresa.

O convidado especial será Fabiano Azevedo, especialista na área fiscal com atuação em impostos indiretos com sólida vivência no comércio virtual no seguimento varejo. Ele pretende mostrar que um diferencial importante para ter sucesso e melhor desempenho é conhecer a legislação comercial e tributária.

SERVIÇO:
Inscrições pelo e-mail conselhosconf@acrj.org.br
Telefone: (21) 2514-1203
Endereço: R. Candelária, 9 - Centro, Rio de Janeiro (Casa do Empresário)
Associação Comercial do Rio de Janeiro
Data: 17/04/2017
Horário: das 10h às 12h

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários