Entidades médicas e sociedade civil dizem não à tentativa do Ministério da Saúde de implantar “planos de saúde de baixa cobertura”

DO TEXTO:

Proposição representa grave retrocesso no campo da saúde suplementar, rejeitando e solapando a Lei 9656/98.  

 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash
 

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realiza, na próxima sexta-feira (7/4), no Dia Mundial da Saúde, às 10h, coletiva de imprensa para alertar a sociedade e os médicos sobre os riscos camuflados na proposta de “planos de saúde de baixa cobertura”, em processo de formatação pelo Ministério da Saúde, batizados de forma falaciosa e populista de “planos populares” ou “acessíveis”.

Cremesp, Associação Paulista de Medicina (APM), Sindicato dos Médicos
de São Paulo (Simesp), Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Procon,
Idec, ProTeste, Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP),
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e Associação Brasileira de Saúde
Coletiva (Abrasco) apresentarão todas as fragilidades dos novos planos,
pontuando os prejuízos para pacientes e para o exercício da Medicina.

Durante a coletiva, será divulgado, ainda, um documento subscrito por diversas instituições de representatividade, além publicitadas ações que serão tomadas a partir de então pelo movimento.

Sobre os “planos de saúde de baixa cobertura”
Tais produtos foram criados com consultoria única e, portanto, absolutamente parcial, das entidades representativas das empresas de operadoras de seguros e planos de saúde. Entidades médicas, órgãos de defesa do consumidor e sociedade civil não tiveram possibilidade real de influenciar o debate, devido à maneira viciosa, pouco transparente e antidemocrática conduzida pelo Ministério da Saúde.

O resultado é que as propostas apontam para grave retrocesso social, pois segmentarão a assistência à saúde, condição esta rejeitada e, de certa forma, regulamentada quando da promulgação da Lei 9656/98.

SERVIÇO
COLETIVA DE IMPRENSA – “Planos de saúde de baixa cobertura”
7 de abril – Dia Mundial da Saúde
Horário: 10h
Endereço: Cremesp (Rua da Consolação, 753)


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários